Resenha - Viharnik (EP) - Brezno

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Antonio Alves
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O continente europeu exporta para os outros cantos do mundo muita música boa no que se refere ao Heavy metal. Seja Death Metal sueco, ou Thrash Metal alemão, outros países com poucos nomes no estilo também lançam boas bandas. Um exemplo é a Eslovênia, que nos brinda com o Folk Metal bem produzido do BREZNO.

Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merdaGuitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?

A banda nasceu no ano de 2007, em meio as florestas e a tranquilidade de sua terra natal, e começou a espalhar a sua música entre as pessoas em concertos por todo a Eslovênia e países vizinhos. No início da banda, seus membros logo se identificaram por causa de suas ideologias, os levando a criar músicas de acordo com suas raízes, dentro do Folk Metal.

O primeiro trabalho destes eslovenos, o EP "Virhanik", lançado em 2010, conta com apenas 4 faixas, cerca de 15 minutos que já mostram que a banda é capaz de gravar um grande trabalho no futuro.

Os membros da banda buscam inspiração na tradição dos antepassados ​​e narrativas de culturas antigas. Através de suas letras tentam transmitir seus valores, crenças e também a visão de uma pessoa e sua conexão com a natureza.

O trabalho é marcado pelo uso de flautas e teclados e nos mostra a sensação de estarmos em meio a algo épico, onde ouvimos as cavalgadas e sons de guerreiros com suas espadas lutando, como se nota na introdução "Zarja". Sim, a banda canta em seu idioma nativo, mostrando que as raízes são realmente levadas a sério.

Ao decorrer das poucas faixas deste EP, ressalta-se o belo trabalho vocal, que com guitarras bem encaixadas proporcionam uma bela experiência para o ouvinte. Sempre usando a atmosfera mais "folk" característica, mais com uma dose de peso que eleva ainda mais esta esperiência.

Uma banda que possui tudo para criar um bom álbum no futuro, aumentando ainda mais o leque de boas bandas do Folk Metal que primam pela forma grandiosa que unem o Heavy Metal ao sons característicos de seus países.

Faixas:
1. Zarja
2. V nebo
3. Zanjica
4. Glasnik

Brezno é:
Sara Jeremič: vocais
Eva Zupan: flauta
Katarina Snoj: teclados, vocais
Mitja Usenik: baixo, vocais
Max Petač: guitarra
Luka 'Lux' Zniderič: guitarra, vocais
Matej Hrustek: bateria




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Brezno"


Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merdaMax Cavalera
Triste ver uma banda tão importante virar uma merda

Guitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?Guitarristas
Você consegue identificar todos nesta imagem?

New York Times: os 100 melhores covers de todos os temposNew York Times
Os 100 melhores covers de todos os tempos

Megadeth: "Magia negra arruinou minha vida", diz MustaineStairway to Heaven: o maior hit do Led ZeppelinIron Maiden: veja Nicko McBrain tocando com Streetwalkers em 1975Rockstars: mais alguns pedidos estranhos dos artistas

Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.