Theocracy: Power Metal Melódico com temática religiosa

Resenha - As the World Bleeds - Theocracy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Três anos após o lançamento do excelente “The Mirror of Souls” (2008) os americanos do THEOCRACY voltam aos holofotes no final de 2011 com mais um grande registro, “As the World Bleeds”, dando mostras de que vem com tudo para figurar definitivamente entre o rol das grandes bandas de power metal da atualidade, inclusive com uma extensa tour como headliners se iniciando no velho continente.
5000 acessosLemmy: vídeo do "caixão de Nosferatu", a casa do vocalista5000 acessosEllen Jabour: Slayer, Metallica, Guns e Judas no seu Top10

A banda, que atualmente conta com o líder Matt Smith (vocal), Val Allen Wood e Jonathan Hinds (guitarras), Jared Oldham (baixo) e Shawn Benson (bateria) mais uma vez seguem como base o power metal melódico, mas sem se limitar a apenas esse estilo, pois é possível encontrar elementos progressivos e de música folk em sua música, e também até algo de thrash metal em alguns riffs mais sujos e agressivos. Os temas religiosos voltados ao cristianismo continuam presentes nas letras da banda, o que pode não agradar todos, mas não vejo demérito algum neste aspecto, tendo em vista a qualidade do material musical que nos é apresentado.

Alias, desculpem o trocadilho, mas o grande diferencial que pesa em favor da banda é a inclusão de muito peso nas composições, principalmente no trabalho primoroso dos guitarristas Val e Jonathan, digno de nota. Outro grande destaque são os vocais do líder Matt Smith, que tem evoluído muito com o passar do tempo, variando entre partes mais emocionais e outras mais agudas com grande competência (apesar de ainda lembrar bastante Michele Luppi, ex-Vision Divine), auxiliado sempre por excelentes incursões de coros que transmitem muitos sentimentos positivos.

Aliado a tudo isso destaca-se também a primorosa produção do disco, a cargo de Emil Westerdahl e Matt, sendo a mixagem e masterização realizada por Mikka Jussila, deixando o som excelente, principalmente as guitarras muito bem timbradas e equalizadas, evidenciando o peso, e as vozes, que foram deixadas em destaque, na medida certa.

Logo na primeira canção do trabalho, “I Am”, podemos constatar todas as qualidades do registro, numa viagem épica de 11 minutos com diversas variações de andamento, instrumental técnico e variado, coros maravilhosos e melodias marcantes, numa música belíssima.

E o disco segue sempre em alto nível, e mesmo nas canções mais clichês, como “The Master Storytaller”, “Hide in Fairytale” e “Altar to the Unknown God”, além da bela semi-balada “The Gift of Music”(com um final pesadíssimo), consegue ser bem acima da média do estilo. Mas há ainda outros momentos em que a banda se mostra inspiradíssima, como na já citada “I Am”; na pesada “Nailed”, que mesmo com riffs agressivos consegue ser melódica na medida certa, e possui um refrão maravilhoso; “Drown”, cadenciada e cheia de groove e passagens épicas interessantes; e a faixa título, que também é repleta de mudanças de andamentos e passagens instrumentais intrincadas, e ótimas linhas vocais.

Enfim, é um disco que embora não transborde originalidade e, a princípio, não supere seu antecessor, consegue dar um respiro ao metal melódico, mostrando que, mesmo em um estilo tão saturado, com criatividade e qualidade é possível lançar um grande registro. E se você aprecia o estilo, fica a dica: deixe os preconceitos de lado (tanto em relação ao power metal melódico como em relação a temática religiosa abordada pela banda) e desfrute desta bela obra.

Mirror of Souls – Theocracy (2011 – Ulterium Records - Importado)

Track listing:

01. I AM
02. The Master Storyteller
03. Nailed
04. Hide in the Fairytale
05. The Gift of Music
06. 30 Pieces of Silver
07. Drown
08. Altar to the Unknown God
09. Light of the World
10. As the World Bleeds

Site Oficial:
http://www.theocracymusic.com/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de As the World Bleeds - Theocracy

1258 acessosTheocracy: Aquém de seu álbum anterior

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Theocracy"

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Theocracy"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Conheça a "caverna" onde mora o líder do Motorhead

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

Sharon OsbourneSharon Osbourne
"Ela é a mais maléfica mulher que eu já conheci!"

5000 acessosIron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosUltimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock5000 acessosGuns N' Roses: Pantera tocava todas as músicas do "Appetite For Destruction"4483 acessosDJ Ashba: falando sobre como foi entrar no Guns N' Roses5000 acessosSharon culpa Courtney Love pelo vício do filho

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online