RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy

O clássico do Megadeth que fez sucesso antes de ser lançado de forma oficial

Kerry King e o inusitado senso de humor de Dimebag Darrell; "Te peguei, não foi?"


Pierce The Veil
Comitiva

A primeira banda de rock genuinamente brasileira que foi além de versões de estrangeiros

Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de fevereiro de 2024

O rock nacional começou nos anos 1950 com o fenômeno das versões de músicas estrangeiras. Exemplo disso veio da cantora Nora Ney, que gravou sua própria interpretação de "Rock Around the Clock", do Bill Halley & His Comets, em 1955.

Mutantes - Mais Novidades

Foto: Christian Lue @ www.unsplash.com
Foto: Christian Lue @ www.unsplash.com
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De acordo com Julio Ettore, youtuber especialista em rock nacional, a primeira banda que realmente passou a fazer de maneira mais contundente e com sucesso um rock genuinamente produzido no Brasil foram os Mutantes. O assunto surgiu durante sua entrevista no Manual do Mundo Moderno.

"Nos anos 80, o cenário do rock no Brasil explodiu. Mas ele teve sua origem nas regravações de músicas estrangeiras na década de 50. Inicialmente, o rock brasileiro era uma reprodução do que vinha de fora, com artistas como Celly Campello, responsável por sucessos como ‘Estúpido Cupido’ na época da Jovem Guarda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contudo, um ponto crucial de transformação ocorreu com os Mutantes, integrantes do movimento tropicalista ao lado de Gil e Caetano. Eles foram o pontapé do rock genuinamente brasileiro. Eles desejavam quebrar a rigidez da música brasileira, antes polarizada entre a música americana e a Bossa Nova considerada ‘nacional’. Os Mutantes introduziram a guitarra e deram início a um rock genuinamente brasileiro nos anos 60.

Nos anos 70, apesar do desenvolvimento global do rock, o gênero enfrentou dificuldades no Brasil devido à repressão e à visão negativa da sociedade em relação aos roqueiros, que eram frequentemente estigmatizados como ‘vagabundos drogados’. A mídia fechada e a resistência cultural contribuíram para a falta de popularidade do rock no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A situação começou a mudar na segunda metade dos anos 70, com a ascensão de Raul Seixas, mas foi nos anos 80 que o rock brasileiro experimentou uma transformação significativa. Com a promessa de abertura política, a sociedade brasileira aguardava mudanças, e as bandas que surgiram nesse contexto não apenas expressavam suas opiniões, mas também rompiam com as tendências existentes".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS