At War: Um cruzamento de Motorhead e Venom
Resenha - Retaliatory Strike - At War
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fundado em 1983 em Virginia (EUA), o At War nunca alcançou sucesso comercial, mas com o passar dos anos atingiu o status de ‘cult’ pelo velho headbanger e até mesmo a nova geração passou a respeitar seus trabalhos. Assim, alguns meses após liberar o primeiro disco do At War, "Ordered To Kill" (86), o selo Heavy Metal Rock dá continuidade à missão de resgatar importantes obras oitentistas e coloca no mercado o sucessor "Retaliatory Strike", lançado originalmente em 1988.
Novamente contando com os generais Paul Arnold (voz e baixo), Shawn Helsel (guitarra) e Dave Stone (bateria), "Retaliatory Strike" é sensivelmente mais rápido e pesado, o que potencializava ainda mais toda a já conhecida agressão sonora da banda. O At War parecia possuir um estoque ilimitado de munição e idéias para tantos arranjos básicos, além de uma verdadeira saraivada de solos cheios de energia primitiva.
Era o At War com sua veia Speed e Thrash Metal que tanto foi – e ainda é – definido como um cruzamento de Motorhead e Venom, mas com a imensa melhoria do áudio resultante da produção de Alex Perialis e Rob Hunter (Raven) no Pyramid Sound de New York. Tudo soava mais poderoso se comparado com o antecessor "Ordered To Kill", como já fica claro desde "Conscientious Object" até a derradeira "The Example", em aproximadamente 30 minutos de bombardeio ininterrupto e sem misericórdia que devem ter aberto muitas rodas durante as apresentações da época.
A edição brasileira conta com a versão de capa original de "Retaliatory Strike", com helicópteros militares atacando um alvo inimigo notadamente no Oriente Médio (a situação não mudou muito entre os EUA e essa região ao longo das últimas três décadas, certo?), ao contrário da versão alternativa toda camuflada que o selo californiano New Renaissance já havia apresentado em algumas edições deste álbum.
Lá pelos meados dos anos 90 a indústria fonográfica havia mudado consideravelmente e a relação entre o At War e a New Renaissance não progrediu. Desde então, o trio passou a se dedicar à família e empregos 'normais', mas nunca encerrou oficialmente suas atividades, tanto que em 2009 pegou muita gente de surpresa ao lançar seu terceiro álbum, "Infidel". Mas isso é história para ser contada futuramente... Por ora, basta saber que este registro é imperdível aos simpatizantes de Sacred Reich, Slayer, DRI, Rigor Mortis, Motorhead e Venom.
Contato:
http://www.atwartheband.com
http://www.myspace.com/atwartheband
Formação:
Paul Arnold - voz e baixo
Shawn Helsel - guitarra
Dave Stone - bateria
At War - Retaliatory Strike
(1988 / New Renaissance Records – 2011 / Heavy Metal Rock – nacional)
01. F.Y.I.
02. Conscientious Object
03. Creed Of The Sniper
04. Covert Sins
05. Crush Your Life
06. Guiltless Sympathizer
07. Church And State
08. Felon's Guilt
09. Thinkin'
10. The Example
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Baixista conta como cantora brasileira se tornou vocalista do Battle Beast
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
Ex-Megadeth lembra de quando ele e Dave Mustaine tomavam banho na pia
O Deus da Guitarra que Ritchie Blackmore não curtia: "prefiro quando ele canta"
A reação dos fãs após namorada de Mick Jagger dizer que não sabia da riqueza do astro
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



