At War: Um cruzamento de Motorhead e Venom
Resenha - Retaliatory Strike - At War
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fundado em 1983 em Virginia (EUA), o At War nunca alcançou sucesso comercial, mas com o passar dos anos atingiu o status de ‘cult’ pelo velho headbanger e até mesmo a nova geração passou a respeitar seus trabalhos. Assim, alguns meses após liberar o primeiro disco do At War, "Ordered To Kill" (86), o selo Heavy Metal Rock dá continuidade à missão de resgatar importantes obras oitentistas e coloca no mercado o sucessor "Retaliatory Strike", lançado originalmente em 1988.
Novamente contando com os generais Paul Arnold (voz e baixo), Shawn Helsel (guitarra) e Dave Stone (bateria), "Retaliatory Strike" é sensivelmente mais rápido e pesado, o que potencializava ainda mais toda a já conhecida agressão sonora da banda. O At War parecia possuir um estoque ilimitado de munição e idéias para tantos arranjos básicos, além de uma verdadeira saraivada de solos cheios de energia primitiva.
Era o At War com sua veia Speed e Thrash Metal que tanto foi – e ainda é – definido como um cruzamento de Motorhead e Venom, mas com a imensa melhoria do áudio resultante da produção de Alex Perialis e Rob Hunter (Raven) no Pyramid Sound de New York. Tudo soava mais poderoso se comparado com o antecessor "Ordered To Kill", como já fica claro desde "Conscientious Object" até a derradeira "The Example", em aproximadamente 30 minutos de bombardeio ininterrupto e sem misericórdia que devem ter aberto muitas rodas durante as apresentações da época.
A edição brasileira conta com a versão de capa original de "Retaliatory Strike", com helicópteros militares atacando um alvo inimigo notadamente no Oriente Médio (a situação não mudou muito entre os EUA e essa região ao longo das últimas três décadas, certo?), ao contrário da versão alternativa toda camuflada que o selo californiano New Renaissance já havia apresentado em algumas edições deste álbum.
Lá pelos meados dos anos 90 a indústria fonográfica havia mudado consideravelmente e a relação entre o At War e a New Renaissance não progrediu. Desde então, o trio passou a se dedicar à família e empregos 'normais', mas nunca encerrou oficialmente suas atividades, tanto que em 2009 pegou muita gente de surpresa ao lançar seu terceiro álbum, "Infidel". Mas isso é história para ser contada futuramente... Por ora, basta saber que este registro é imperdível aos simpatizantes de Sacred Reich, Slayer, DRI, Rigor Mortis, Motorhead e Venom.
Contato:
http://www.atwartheband.com
http://www.myspace.com/atwartheband
Formação:
Paul Arnold - voz e baixo
Shawn Helsel - guitarra
Dave Stone - bateria
At War - Retaliatory Strike
(1988 / New Renaissance Records – 2011 / Heavy Metal Rock – nacional)
01. F.Y.I.
02. Conscientious Object
03. Creed Of The Sniper
04. Covert Sins
05. Crush Your Life
06. Guiltless Sympathizer
07. Church And State
08. Felon's Guilt
09. Thinkin'
10. The Example
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
AC/DC: a história do nome e a idéia do uniforme de Angus
A música menos ouvida de cada disco do Iron Maiden no Spotify
Dinho Ouro Preto diz que primeiros discos da Legião são mal gravados e explica motivo


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



