Pleiades: Deixando muitos "marmanjos fodões" comendo poeira
Resenha - Pleiades - Pleiades
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural de Belo Horizonte (MG), é praticamente impossível começar a falar do Pleiades sem mencionar a idade de seus integrantes, que na época do início das atividades – 2006 – oscilava entre os 11 e 17 anos. Apenas ‘moleques’, mas que garantiram o 9º lugar no "The Next Big Thing" da BBC de Londres, que visava pela ‘maior banda jovem do mundo’ em uma disputa com 1.100 grupos independentes de 34 países e com idades de até 18 anos.
Um início de tirar o fôlego, certo? É claro que o fato de serem tão jovens atrai muitas atenções para si, mas nada disso seria válido se a música não convencesse. Assim, após muito estudo e inúmeras apresentações – inclusive abrindo para o Deep Purple – o ano passado foi marcado pela estreia com seu disco auto-intitulado, que mostra que o Pleiades tem, sim, um talento que deixa muitos 'marmanjos fodões' com mais tempo de estrada comendo poeira.
Com uma proposta que está longe de querer inovar, "Pleiades" prima pela energia crua em 10 ótimas faixas que fundem o Hard Rock com todo o tradicionalismo do Heavy Metal, e com uma personalidade que cativa de imediato. Ainda que cada músico seja merecedor de todos os elogios, os destaques individuais recaem sobre a gatíssima Cynthia Mara, que se mostra muito confortável atrás do microfone (atentem para seu desempenho em "Insomnia"), além da atuação matadora do guitarrista André Mendonça, que dispara riffs convincentes e ótimos solos.
Eleger destaques é uma tarefa ingrata em um álbum que funciona em tantos níveis e com um caráter meio descompromissado que só aumenta o impacto e diversão durante a audição. Mas, ainda que bastante homogêneo, parece haver uma tendência em se mesclar canções diretas ao lado de outras mais trabalhadas, segmentação bem representada por faixas simples como a abertura "Fire Fire" (ao vivo deve funcionar muito bem!) e "Freedom"; além de ocasiões mais complexas como "Even If We Don’t Go" e "Find The Same Way". São 40 minutos que deliciarão qualquer amante do Hard / Heavy, simples assim.
Tendo como produtor Gus Monsanto (Revolution Renaissance), a carreira do Pleiades pode não dar em nada nestes dias em que a indústria musical anda tão capenga e a procura por novas bandas nacionais parecer estar no fim da lista das prioridades do headbanger médio. Agruras de uma banda de primeiro mundo trabalhando no terceiro, mas quer saber? Azar desse mesmo público, pois está perdendo a oportunidade de conhecer um disco muito significativo, feito com honestidade por uma garotada cheia de energia!
... E pensar que este desinformado escriba achava que as fotos do encarte estavam exageradamente corrigidas pelo famigerado Photophop!
Contato: www.myspace.com/bandapleiades
Formação:
Cynthia Mara - voz
André Mendonça - guitarra
CaiocPorto - baixo
André Bastos - bateria
Pleiades - Pleiades
(2010 / independente – nacional)
01. Fire, Fire
02. Even If We Don’t Go
03. Nobody Buys Me Earings
04. I Blame!
05. Before The Music Dies
06. Insomnia
07. Find The Same Way
08. In My Dreams
09. Pleiades
10. Freedom (Bonus Track)
Outras resenhas de Pleiades - Pleiades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
O melhor álbum do U2 de todos os tempos, segundo o cantor Bono
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O famoso escritor que Arnaldo Antunes ainda não conseguiu parar para ler
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


