Resenha - Leveling The Plane Of Existence - Abysmal Dawn

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Amigos, vamos tirar um pouco os olhos dos medalhões do death metal americano e enxergar além deles? É óbvio que não estou desmerecendo as geniais Cannibal Corpse, Deicide, Morbid Angel e tantas outras consagradas do cenário. Apenas gostaria de mostrar que lá existem também outras maravilhas, tão boas quanto essas, mas menos favorecidas, como é o caso da Abysmal Dawn.

Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'RAC/DC: como Angus responde a um copo de cerveja atirado?

Quem já conhece o grupo sabe da competência desse pessoal, que prima não pelo death cru e simples, mas pelo estilo com elementos mais técnicos. Não é algo irreal como uma Brain Drill, por exemplo, e isso é o que talvez tenha chamado mais a atenção desse conjunto: a Abysmal Dawn conseguiu um equilíbrio perfeito entre algo mais e menos trabalhado.

Nesse aspecto, notem o perfeccionismo da obra. É tudo muito bem executado, rico e empolgante. Charles Elliott canta de forma urrada, mas clara, alternando momento de vocais mais rasgados, sem exagero. Ele também faz bonito com sua guitarra, mandando riffs e mais riffs de qualidade, além de solos fenomenais.

Quanto às músicas, "Rapture Renowned" tem uma virada de bateria introdutória muito boa, e a sua levada brutal a torna a melhor do play. Mas eles também mostram que não precisam ficar na velocidade máxima para provarem que são bons (e nem precisariam). É só dar uma sacada em "Perpetual Dormancy", lenta, melancólica e pesada. Excelente. Ainda nesse exemplo, é necessário mencionar a obra de arte "The Sleeper Awakens", uma aula de música e bom gosto.

Produção muito boa das músicas também engrandece o trabalho da banda, que mostra que foi minuciosa em todos os detalhes da gravação. E a capa também é muito bem elaborada, lindíssima. Daria para emoldurar e pendurar na parede.

Por essas e outras razões é que o death metal está sempre ganhando forças. O grupo não é uma revelação, mas é um representante de muito orgulho do underground. Precisa apenas do espaço que lhe cabe nesse latifúndio, que, no caso, uma área continental.

Abysmal Dawn - Leveling The Plane Of Existence
Relapse Records - 2011 - Estados Unidos
http://www.myspace.com/abysmaldawn

Tracklist
1. The Age of Ruin 01:40
2. Pixilated Ignorance 03:50
3. In Service of Time 04:48
4. Rapture Renowned 04:27
5. Our Primitive Nature 00:56
6. Perpetual Dormancy 04:41
7. Leveling the Plane of Existence 04:33
8. Manufactured Humanity 02:58
9. My Own Savior 04:18
10. The Sleeper Awakens 06:37
Total playing time 38:48




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Abysmal Dawn"


Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'RJoey Ramone
Em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

AC/DC: como Angus responde a um copo de cerveja atirado?AC/DC
Como Angus responde a um copo de cerveja atirado?

Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músicoPostura
12 coisas que você nunca deve dizer a um músico

Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre eleDoom Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloUnisonic & Edguy: Michael Kiske trollando Tobias SammetGuns N' Roses: "último show foi em 1990", diz ex-empresário

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.