Wizard: As músicas são boas, mas faltou algum detalhe

Resenha - Thor - Wizard

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Enviar Correções  


O Wizard é uma banda alemã de Power Metal que está na ativa desde 1989, com praticamente a mesma formação original, o que é muito raro se ver em bandas de pequeno porte e relativamente undergrounds como é o caso. O primeiro registro da banda, porém, é datado de 1995.

A sonoridade do Wizard é caracterizada por um Power Metal vigoroso e épico, com influências vindas do Heavy Metal e Speed Metal oitentista combinado Metal Melódico típico do final dos anos 90, época em que a banda alemã começou a compor. Para se ter algum parâmetro, embora não haja tanta semelhança, o Wizard faz um som relativamente similar aos suecos do HammerFall.

publicidade

Com letras inspiradas na riquíssima mitologia nórdica, os alemães lançaram ótimos álbuns como "Head of the Deceiver" – de 2001 – e "Odin" – de 2003 -. No ano de 2009, em parceria com a Massacre Records, foi lançado o álbum "Thor", em homenagem ao deus aesir do trovão e dos ventos.

Logo de início já é válido evidenciar a arte da capa de "Thor", que traz em destaque a imagem do reluzente e prateado Mjöllnir, o martelo mágico do deus nórdico. Porém, infelizmente, o que mais impressionou nesse disco foi a capa mesmo, pois as músicas não fizerem jus à grandeza do deus dos trovões nos mitos oriundos das terras do norte.

publicidade

O disco "Thor" apresenta uma série de pequenos defeitos que acabam tornando a obra em si mediana. Para começar, nenhuma música chama a atenção do ouvinte, nenhuma pode ser considerada relevante na discografia da banda. A banda parece um pouco contida.

"Thor" é iniciado com a básica "Utgard (False Games", que não é uma música ruim, mas não tem poder suficiente pra abrir de maneira arrebatadora um disco de Heavy Metal. Dando seqüência ao trabalho, chega a melhor canção do disco "Midgard’s Guardian", que tem um pouco mais de energia e um bom refrão. "Asgard", a música seguinte, também chega a ser uma boa música.

publicidade

A voz de Sven Danna está muito linear e contida, ou seja, não vemos nesse registro Sven dando agudões altos e alongados, e também não vemos vocais mais graves e agressivos. Para o baterista Sören Van Heek faltou ritmo e pegada, faltou aquela levada alucinante de bumbos duplos típica do Metal Melódico, assim como faltou aquela batida forte e cadenciada, como uma marcha, na verdade, o que mais se ouvia eram os dois bumbos "pipocarem".

publicidade

Das demais músicas do CD, as melhores foram "The Visitor", com um refrão heróico e poderoso, "Stolen Hammer" com seus bons coros e a música "Pounding in the Night", que tem uma pegada mais Heavy Metal oitentista, como o Manowar antigo. Apesar de serem boas canções, não podem ser consideradas excepcionais ou indispensáveis em um show do Wizard.

publicidade

Outro ponto nesse CD que não me agradou foi a sonoridade das guitarras. Apesar de forjarem bons riffs, Dono Boland e Michael Maass pecaram pelo timbre de seus instrumentos, que estava muito grave e "modernoso", não indo de encontro com a proposta da banda.

Enfim, "Thor" representa uma queda de produção de uma banda que estava se desenvolvendo muito bem e ganhando espaço no cenário Heavy/Power Metal europeu. As músicas desse disco são boas em sua maioria, mas sempre ficou faltando algum detalhe para que o Wizard conseguisse produzir um álbum notável.

publicidade

Track list:
1. "Utgard (False Games)" - 4:49
2. "Midgard's Guardian" - 4:27
3. "Asgard" - 4:13
4. "Serpent's Venom" - 4:44
5. "Resurrection" - 3:48
6. "The Visitor" - 5:53
7. "What Would You Do?" - 3:30
8. "Utgard (The Beginning)" - 6:35
9. "Stolen Hammer" - 4:32
10. "Lightning" - 3:29
11. "Pounding In The Night" - 3:30

Line-up:
Sven Danna – vocais
Michael Maass – guitarra
Dono Boland – guitarra
Volker Leson – baixo
Sören Van Heek – bateria

publicidade


Outras resenhas de Thor - Wizard

Wizard: dinâmica sem perder as origens e espírito da coisa




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: James Hetfield explica suas tatuagens preferidasMetallica
James Hetfield explica suas tatuagens preferidas

Fotos de Infância: Dave Mustaine, do MegadethFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth


Sobre Diego Cesar Bortolatto Simi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin