Down: Registro independente mostra turnê europeia de 2005

Resenha - Diary of a Mad Band - Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Flávio Mendes Santana
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O DOWN teve a proposta inicial de ser apenas um projeto paralelo, composto por membros das bandas Pantera, Corrosion of Conformity e Crowbar, executando um som com uma levada de Stoner/Southern Rock pesado. Passou por grandes períodos de hiato, devido a ser um projeto, não é a toa que foram lançados apenas 3 full-lengths até o momento. A banda só foi se firmar como trabalho mais sério, infelizmente após o fim do Pantera, onde a posterior morte de Dimebag Darrell tornou impossível de uma vez por todas o retorno da banda. Phil Anselmo e Rex Brown precisavam amenizar a dor da perca com uma banda que os colocasse pra cima novamente, e apostaram suas fichas no DOWN (e acertaram em cheio). Este registro independente mostra momentos da banda em turnê européia realizada no ano de 2005.
2414 acessosPantera: não vai rolar reunião alguma, esqueça5000 acessosEmos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist

Este álbum composto de 2 CDs e 1 DVD de conteúdo ao vivo é muito interessante, tendo em vista que não foi apenas um registro de um único show na Europa, mas sim, foi um composto de várias músicas executadas e registradas em diferentes países da Europa por onde a banda passou em turnê em 2005 e, no momento em que tinham apenas 2 álbuns gravados, porém, repletos de clássicos para um setlist matador! Vale destacar que este álbum é praticamente uma produção independente da banda, conforme anunciado na introdução do DVD, fator que incentiva ainda mais a aquisição do material para conferir! É dispensável comentar o conteúdo dos 2 CDs de áudio, visto que, fica fácil adquirir e conhecer os materiais "NOLA" e "A Bustle in Your Hedgerow" e se familiarizar com as marcantes músicas da banda, também, quase todos os áudios dos CDs estão inclusos nas gravações do DVD, bem melhor para acompanhar.

Vale atentar-se sim, ao conteúdo do DVD, que logo de cara já mostra o local de ensaio e composição da banda na cidade de Nova Orleãs, um ambiente muito louco! Típico de hippies, e claro, totalmente underground! Sem enrolação, a banda já entra em ação ao vivo onde em cada música executada é exibida uma legenda do país onde a banda está tocando, porém, ao mesmo tempo em que a música rola, são colocados makes de outros locais onde foram feitos shows, fato percebido pelas alterações constantes de câmera e pelas roupas diferentes dos integrantes.

A banda instrumentalmente é afinada, precisa, com índice de falhas praticamente nulo. Porém, um fator a ter deixado as músicas não tão perfeitas quanto nos álbuns de estúdio, é a performance limitada dos vocais de Phil Anselmo, que com certeza teve suas consequências devido aos vários anos de abuso de drogas! São notáveis as desafinações e o cansaço do vocalista que não tem a esma performance enérgica dos gloriosos tempos de Pantera! Mas enfim, a intenção do cara é boa e isso não impede de forma alguma acompanhar a jornada dos caras do início ao fim! Aos intervalos das músicas, são apresentados trechos da banda no backstage, que aliás traz algumas surpresas legais como as aparições de membros de algumas lendárias bandas do cenário underground (cujos nomes prefiro deixar a cargo do leitor interessado adquirir o material e conferir)! O último capítulo do DVD é a clássica música "Bury me in Smoke", em performance realizada no Download Festival na Inglaterra, no qual a filmagem com certeza ficou a cargo da produção do evento!

Os destaques das performances ficam para as músicas "Lysergic Funeral Procession", "Lifer", "Ghosts Along The Mississippi", "Learn From This Mistake", "Lies", "The Seed", "Eyes of the South", "Jail", "Stone the Crow" e "Bury me in Smoke". Sobre a arte do álbum, está de parabéns, é muito bonita. Já o encarte interno é bem simples, com os créditos e uma foto da banda tirada por trás do palco no Download Festival. O preço é um pouco salgado, porém, para os fãs, vale a pena adquirir!

Diary of a Mad Band - Down
(2010 - Independente)

Line-up:
Phil Anselmo - Vocais
Pepper Keenan - Guitarras, Backing Vocals
Kirk Windstein - Guitarras, Backing Vocals
Jimmy Bower - Bateria

Tracklist (CDs e DVD):

CD1:
1 - Losing All
2 - Lifer
3 - Lysergic Funeral Procession
4 - Rehab
5 - Temptation's Wings
6 - Ghosts Along The Mississippi
7 - Learn From This Mistake
8 - Hail The Leaf
9 - New Orleans Is A Dying Whore

CD2:
1 - Lies, I Don't Know What They Say But...
2 - Underneath Everything
3 - The Seed
4 - Eyes Of The South
5 - Jail
6 - Stone The Crow
7 - Bury Me In Smoke
TOTAL CD1 e CD2: 01:41:04

DVD:
1 - Lysergic Funeral Procession (Hamburg, Germany)
2 - Lifer (Cologne, Germany)
3 - Losing All (Tilburg, Netherlands)
4 - Rehab (Birmingham, England)
5 - New Orleans Is A Dying Whore (Nottingham, England)
6 - Ghosts Along The Mississippi (Glasgow, Scotland)
7 - Learn From This Mistake (Glasgow, Scotland)
8 - Underneath Everything (Manchester, England)
9 - Temptation's Wings (Newcastle, England)
10 - Something On My Side (London, England)
11 - Hail The Leaf (London, England)
12 - Lies (Paris, France)
13 - The Seed (Oslo, Norway)
14 - Eyes Of The South (Stockholm, Sweden)
15 - Jail (Copenhagen, Denmark)
16 - Stone The Crow (Dublin, Ireland)
17 - Bury Me In Smoke (Donington, England)
TOTAL DVD: 02:01:38

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

PanteraPantera
Não vai rolar reunião alguma, esqueça

465 acessosResenha - Great Southern Trendkill - Pantera1357 acessosPantera: Apenas Demonstração Vulgar1176 acessosPantera: série de emojis da banda sai em setembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pantera"

Phil AnselmoPhil Anselmo
5 discos essenciais em sua coleção

Pra ouvir e discutirPra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1994

Nathan "Nate" GaleNathan "Nate" Gale
O assassino de Dimebag Darrell

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Down"0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Corrosion Of Conformity"0 acessosTodas as matérias sobre "Crowbar"

EmosEmos
23 músicas que já estiveram na sua playlist

Dave NavarroDave Navarro
Conheça a filha atriz pornô do músico

Andreas KisserAndreas Kisser
"Eloy Casagrande talvez não seja humano"

5000 acessosCapas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história5000 acessosCuriosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas5000 acessosZakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy2185 acessosMetalblade: os 30 melhores lançamentos dos 30 primeiros anos5000 acessosVan Halen: o típico vocabulário da era David Lee Roth5000 acessosStones: alguém gritou "fora Dilma", alguém tomou as dores e começou a discussão

Sobre Flávio Mendes Santana

Nascido e criado na capital paulista, descobriu e se identificou com o universo do Rock no início da adolescência. Atualmente, tem como preferência o Metal Extremo, mas também explora algumas outras vertentes do Rock. Está sempre de olho nos últimos lançamentos, shows e matérias de suas bandas favoritas.

Mais matérias de Flávio Mendes Santana no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online