Abattoir: Longe de ser um clássico, mas sólido suficiente
Resenha - Only Safe Place - Abattoir
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de outubro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fundado no distante ano de 1982, o norte-americano Abattoir deixou muitas lembranças positivas entre os brasileiros que tiveram acesso ao vinil "Vicious Attack" (85), um debut que causou impacto pela velocidade e ‘crueza’ que se insinuavam pelos lados do Thrash Metal. O tempo passou, mas agora o público também pode ter acesso ao sucessor "The Only Safe Place", que está sendo lançado por aqui numa grande sacada do selo Heavy Metal Rock.
Apesar da boa recepção da estreia, ocorreram algumas mudanças na sonoridade de "The Only Safe Place". Contando então com o versátil vocalista Mike Towers (Heretic), o Abattoir preparou um registro mais diversificado, explorando arranjos com mais cuidado e optando por uma produção relativamente polida no Westlake Áudio de Los Angeles. O resultado foi um disco bastante pesado, porém com melodias que foram interpretadas como ‘apelo comercial’ – ô exagero! – e gerou repercussões mistas que duram até hoje.
Independente de o Abattoir ter amadurecido e dividido tanto as opiniões, o repertório se revelou bastante significante ao longo dos 40 minutos de audição. "Nothing Sacred" é certamente a mais grudenta e provavelmente funcionou muito bem ao vivo, mas é a força de canções como a faixa-título, "Hammer Of The Gods", "Bring On The Damned" e "Night Of The Knife" que ajudou a conquistar uma considerável parcela dos fãs de Speed e Power Metal.
Infelizmente alguns dos músicos do próprio Abattoir também ficaram descontentes com a linha mais acessível do disco, partindo para outros projetos e gerando constantes de trocas de músicos até a banda encerrar as atividades alguns anos depois. O ostracismo durou até o final da década de 1990 e, acredite se quiser, ainda que tenha anunciado o retorno à ativa com o vocalista original Steve Gaines, a coisa ainda permanece tão instável que nunca mais vingou algum disco de estúdio.
De qualquer forma, a Century Media adquiriu os direitos de todo o catálogo da Combat Records e relançou "The Only Safe Place" em 1999. Este é um disco que está longe de ser um clássico, mas é sólido o suficiente para ser adquirido pelos devotos da estética oitentista tão bem representada por nomes como Iron Angel, Savage Grace, Agent Steel, Metal Church, Exciter e afins. Dêem uma conferida, há muita coisa boa por aqui!
Contato: www.myspace.com/abattoirca
Formação:
Mike Towers - voz
Danny Oliverio - guitarra
Mark Caro - guitarra
Mel Sanchez - baixo
Danny Anaya - bateria
Abattoir - The Only Safe Place
(1986 / Combat Records – 2011 / Heavy Metal Rock – nacional)
01. Intro: Beyond The Altar
02. Bring On The Damned
03. The Only Safe Place
04. Nothing Sacred
05. Hammer Of The Gods
06. Back To Hell
07. Temptations Of The Flesh
08. Under My Skin
09. S.B.D. (Feel The Fire)
10. Night Of The Knife
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Marcelo Adnet realmente ajudou a acabar com o rock no Brasil?
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A canção complicada do Dire Straits que Mark Knopfler considera seu maior desafio para tocar
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth não foi uma surpresa
David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters
O dilema de Paulo Ricardo: "John Lennon pegou minha mão e me trouxe de volta"


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



