A banda de hard rock mais antiga do Brasil que existe até hoje e já teve 200 formações
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de julho de 2023
A banda Made in Brazil iniciou as atividades em 1967 e é considerada a mais antiga de rock do Brasil. Fazendo um hard rock inspirado em Led Zeppelin e Deep Purple, o grupo paulista nunca encerrou oficialmente as atividades e existe até hoje.
A história do Made in Brazil foi contada em detalhe por Júlio Ettore em vídeo no seu canal no YouTube. Segundo a pesquisa, tudo começou ainda no ano de 1967, embora não tenha uma data oficial do começo de tudo. Foi aí que os irmãos Oswaldo Vecchione (baixista) e Celso Vecchione (guitarrista) iniciaram a ideia do grupo.
Made In Brazil - Mais Novidades
Uma curiosidade é que a formação da banda foi alterada diversas vezes, muitas vezes por incompatibilidades de perfil entre os músicos e também devido a longas pausas que aconteceram durante os álbuns.
"Eles já tiveram mais de 120 músicos entre as diversas formações e mais de 200 formações. Além disso, tiveram o disco ‘Massacre’, de 1977, sendo censurado. O vocalista Cornélius Lúcifer é um dos mais lendários do rock nacional e usava pinturas no palco muito antes do Kiss e Secos & Molhados. Considerados os Rolling Stones tupiniquins, eles conquistaram o produtor Ezequiel Neves antes de Cazuza e Barão Vermelho. Por fim, eles até mesmo colocaram a bateria dentro de um tanque, antes do Kiss", diz o vídeo.
A pré-história do rock no Brasil
Grupos como o Made in Brazil, Raul Seixas e os Mutantes ajudam a afastar a ideia equivocada que o rock no Brasil começou nos anos 1980. Em outro vídeo do mesmo canal de Júlio Ettore, a história da primeira gravação genuinamente brasileira do estilo foi contada.
"Nos anos 1950, as gravadoras estavam sentindo falta de um rock genuinamente brasileiro. Escrito do zero e cantado por um brasileiro. Quem teve a iniciativa de escrever o primeiro rock brasileiro foi o Miguel Gustavo. Ele escrevia sambas e marchas e também escreveu o jingle da Seleção do Tri. Ele escreveu a música ‘Rock ‘N’ Roll em Copacabana’. A letra falava sobre a dança e mexer o corpo. Essa letra foi entregue para o niteroiense
Cauby Peixoto, nome muito importante para o surgimento do rock no país. O Cauby era de uma família de músicos e tinha uma excelente pronúncia de inglês. Era o mais próximo que tínhamos do Elvis Presley. A gravação dessa música foi em 30 de janeiro de 1957. O Cauby foi acompanhado da orquestra da RCA e o disco foi lançado em maio. Essa é a mais citada como o primeiro rock genuinamente brasileiro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence

A história da primeira música de rock genuinamente brasileira gravada em 1957
Em playlist, as bandas brasileiras que Sepultura recomenda que você ouça


