Amorphis: Entregando material de extrema qualidade aos fãs
Resenha - Beginning Of Times - Amorphis
Por Durr Campos
Postado em 01 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde a entrada do vocalista Tomi Joutsen, em 2005, os finlandeses do Amorphis continuam numa crescente, algo que já ocorria em seus primórdios, mas o lançamento do álbum Eclipse (2006) de fato agregou à discografia do sexteto um "algo mais". Certamente os predicados vocais de Tomi são ingredientes essenciais nesse sucesso, mas Esa Holopainen (guitarrista) & Cia. arregaçaram, literalmente, as mangas e só entregaram material de extrema qualidade aos seus fãs. Com The Beginning of Times, lançado este ano, cada palavra acima se confirma.
Amorphis - Mais Novidades
Álbum conceitual baseado na história de Väinämöinen, personagem principal no folclore da Finlândia, o Amorphis retoma – para a alegria dos saudosistas – a temática focada no Kalevala, livro de poemas do escritor Elias Lönnrot baseado nas velhas lendas da "terra dos mil lagos". São treze temas muito bem construídos e cheios de personalidade, marca registrada em se tratando de grupos escandinavos. A bolachinha inicia com a épica "Battle for Light" e só melhora com a seguinte, "Mermaid", ambas de autoria do tecladista Santeri Kallio, que simplesmente assina quase a metade do track-listing.
"My Enemy", outra grande canção, mantém a empolgação e parece bem colocada ao lado do primeiro single, a ótima "You I Need". Os timbres de Kallio são belíssimos, bem como o refrão grudento e as harmonias simples. Em contrapartida, as intrincadas "Song of the Sage" e "Three Words" nos remetem ao estilo progressivo do clássico álbum Elegy (1996), especialmente pelos riffs certeiros de Holopainen e Tomi Koivusaari. Outro que merece aplausos é o baterista Jan Rechberger, sempre com viradas certeiras e um peso fora do comum nos tambores.
A versatilidade de Tomi Joutsen é enaltecida nas inspiradas "On a Stranded Shore", a soturna "Escape" e em "Crack In a Stone", uma das minhas favoritas. Seu estilo calcado no doom e vozes agressivas fazem dela candidata a integrante fixa dos próximos set-lists do Amorphis. "The Bignning of Times", a música, encerra com maestria o álbum. Quem vem acompanhando os passos da banda desde sempre pode ouvir sem receios; aos mais ortodoxos já não tenho certeza se posso dizer o mesmo.
Amorphis - The Beginning of Times
Nuclear Blast/Rock Brigade Records/Laser Company - 2011
Line-up:
Tomi Joutsen – Vocal
Esa Holopainen – Guitarra
Tomi Koivusaari – Guitarra
Niclas Etelävuori – Baixo
Santeri Kallio – Teclado
Jan Rechberger – Bateria
Track-list:
1. Battle for Light (05:35)
2. Mermaid (04:24)
3. My Enemy (03:25)
4. You I Need (04:22)
5. Song of the Sage (05:27)
6. Three Words (03:55)
7. Reformation (04:33)
8. Soothsayer (04:09)
9. On a Stranded Shore (04:13)
10. Escape (03:52)
11. Crack in a Stone (04:56)
12. Beginning of Time (05:51)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A opinião de Chad Smith do Red Hot Chili Peppers sobre a banda alemã Rammstein
Tortilla Man mostra como driblou dificuldade para lidar com Eloy Casagrande no Slipknot

Amorphis - Galeria de fotos do show em São Paulo
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações



