Amorphis: Mais progressivo e um pouco menos direto
Resenha - Beginning Of Times - Amorphis
Por Junior Frascá
Postado em 08 de junho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano de 2009, os finlandeses do Amorphis lançaram o seu nono álbum de estúdio, o excelente "Skyforger", um dos seus melhores lançamentos até então, aliando melodias muito agradáveis e sentimentais com o peso já tradicional do conjunto, e cuja turnê propiciou ao grupo a gravação do também excelente DVD/CD ao vivo "Forging the Land of the Thousand Lakes" (2010).
Alias, essa nova fase da banda , mais acessível, que teve início no álbum "Eclipse", de 2006, embora diferente do começo da carreira do grupo, trouxe uma identidade diversificada ao som da banda, sendo difícil atualmente compará-la com qualquer outra, ou mesmo encaixá-la em apenas um dos diversos sub gêneros existentes no metal.
E eis que em 2011 o grupo volta com este "The Beginning of Times", mantendo todas as características supra mencionadas intactas, ou seja, aliando momentos de grande agressividade, com vocalizações guturais, como momentos mais "suaves", com vocalizações limpas e melodias muito bem encaixadas, mas sem deixar de evoluir seu som. Porém, em comparação com os últimos lançamentos da banda, "The Beginning of Times" é mais progressivo e um pouco menos direto do que "Skyforger", por exemplo, o que demanda uma audição mais apurada para que seja possível se constatar toda a beleza que se esconde nesta obra.
O som continua sendo difícil de rotular, trazendo elementos do death metal old school, com características e melodias do gothic metal. Contudo, não se resume apenas a estes estilos, uma vez que traz diversos outros elementos e melodias que os distinguem de qualquer outra banda.
Embora não tanto quanto no começo da carreira do grupo, as vocalizações guturais estão um pouco mais presentes em algumas composições, o que aparenta uma maior agressividade.
E mais uma vez o grande destaque do álbum é o vocalista Tomi Joutsen, que consegue mesclar momentos mais agressivos com partes mais calmas e limpas com grande naturalidade, o que torna o som do grupo ainda mais único, criando melodias belíssima que "grudam" na cabeça do ouvinte.
Como destaques, podemos citar a abertura, com a belíssima "Battle for the Light", a pesada "My Enemy" e a que gerou o primeiro vídeo clipe do trabalho, a emocional "You I Need".
Enfim, não há como se esquecer do começo da carreira do Amorphis, em especial ao magnífico "Tales from the Thousand Lakes". Contudo, nessa nova fase, a banda encontrou um "jeito especial" de compor, a peça que faltava em sua música, conseguindo ampliar seu horizonte criativo, e demonstrando que, mesmo sendo uma banda relativamente veterana, ainda possui muita lenha para queimar!
Em um primeiro momento, não há como dizer que o álbum supera seu antecessor, mas chegou bem perto, sendo mais um álbum de destaque em sua excelente discografia.
The Beginning of Times – Amorphis
(2011 – Nuclear Blast/Rock Brigade Records/Laser Company - Nacional)
1. Battle for Light
2. Mermaid
3. My Enemy
4. You I Need
5. Song of the Sage
6. Three Words
7. Reformation
8. Soothsayer
9. On a Stranded Shore
10. Escape
11. Crack in a Stone
12. Beginning of Time
Bonus Track:
13. Heart s Song
Outras resenhas de Beginning Of Times - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
David Gilmour: cinco guitarristas que ele copiou para criar seu estilo de tocar
Tony Iommi redescobriu banda dos anos 70; "não gostava muito naquela época"
O "Big Four" do "rock de pai" das gerações boomer, X, Y e millennial



Tecladista do Amorphis não é contra uso de IA em videoclipes
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Amorphis lança "Crowned in Crimson", trilha do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala"
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



