Amorphis: Mais progressivo e um pouco menos direto
Resenha - Beginning Of Times - Amorphis
Por Junior Frascá
Postado em 08 de junho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano de 2009, os finlandeses do Amorphis lançaram o seu nono álbum de estúdio, o excelente "Skyforger", um dos seus melhores lançamentos até então, aliando melodias muito agradáveis e sentimentais com o peso já tradicional do conjunto, e cuja turnê propiciou ao grupo a gravação do também excelente DVD/CD ao vivo "Forging the Land of the Thousand Lakes" (2010).
Amorphis - Mais Novidades
Alias, essa nova fase da banda , mais acessível, que teve início no álbum "Eclipse", de 2006, embora diferente do começo da carreira do grupo, trouxe uma identidade diversificada ao som da banda, sendo difícil atualmente compará-la com qualquer outra, ou mesmo encaixá-la em apenas um dos diversos sub gêneros existentes no metal.
E eis que em 2011 o grupo volta com este "The Beginning of Times", mantendo todas as características supra mencionadas intactas, ou seja, aliando momentos de grande agressividade, com vocalizações guturais, como momentos mais "suaves", com vocalizações limpas e melodias muito bem encaixadas, mas sem deixar de evoluir seu som. Porém, em comparação com os últimos lançamentos da banda, "The Beginning of Times" é mais progressivo e um pouco menos direto do que "Skyforger", por exemplo, o que demanda uma audição mais apurada para que seja possível se constatar toda a beleza que se esconde nesta obra.
O som continua sendo difícil de rotular, trazendo elementos do death metal old school, com características e melodias do gothic metal. Contudo, não se resume apenas a estes estilos, uma vez que traz diversos outros elementos e melodias que os distinguem de qualquer outra banda.
Embora não tanto quanto no começo da carreira do grupo, as vocalizações guturais estão um pouco mais presentes em algumas composições, o que aparenta uma maior agressividade.
E mais uma vez o grande destaque do álbum é o vocalista Tomi Joutsen, que consegue mesclar momentos mais agressivos com partes mais calmas e limpas com grande naturalidade, o que torna o som do grupo ainda mais único, criando melodias belíssima que "grudam" na cabeça do ouvinte.
Como destaques, podemos citar a abertura, com a belíssima "Battle for the Light", a pesada "My Enemy" e a que gerou o primeiro vídeo clipe do trabalho, a emocional "You I Need".
Enfim, não há como se esquecer do começo da carreira do Amorphis, em especial ao magnífico "Tales from the Thousand Lakes". Contudo, nessa nova fase, a banda encontrou um "jeito especial" de compor, a peça que faltava em sua música, conseguindo ampliar seu horizonte criativo, e demonstrando que, mesmo sendo uma banda relativamente veterana, ainda possui muita lenha para queimar!
Em um primeiro momento, não há como dizer que o álbum supera seu antecessor, mas chegou bem perto, sendo mais um álbum de destaque em sua excelente discografia.
The Beginning of Times – Amorphis
(2011 – Nuclear Blast/Rock Brigade Records/Laser Company - Nacional)
1. Battle for Light
2. Mermaid
3. My Enemy
4. You I Need
5. Song of the Sage
6. Three Words
7. Reformation
8. Soothsayer
9. On a Stranded Shore
10. Escape
11. Crack in a Stone
12. Beginning of Time
Bonus Track:
13. Heart s Song
Outras resenhas de Beginning Of Times - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
Tensões internas e despedida amarga: Geddy Lee revela detalhes da turnê final do Rush
A banda considerada como salvação do rock que Regis Tadeu não aprova
Jack White conta o que aconteceu na turnê que separou o White Stripes


Amorphis divulga vídeo da música "The Lantern", faixa de seu disco novo
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



