Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
Por João Renato Alves
Postado em 15 de janeiro de 2026
A Finlândia é o único país onde o heavy metal é considerado mainstream. Dos 5,6 milhões de habitantes, em torno de 3 milhões se consideram minimamente apreciadores do estilo. Mas o que motivou a criação deste elo? Olli-Pekka Laine, baixista do Amorphis, teorizou sobre o tema à Metal Hammer.
Amorphis - Mais Novidades
"Por que somos tão metal? Já pensei muito sobre isso. Acho que é porque a maioria das bandas de pop e rock nunca vinham para cá nos anos 70 e 80. Estamos a uma viagem de balsa de Estocolmo e era demorado vir até aqui para tocar. Mas isso não incomodava as bandas de metal – elas sempre vinham, fossem Iron Maiden, Kiss ou Metallica, então havia muitos shows de metal na Finlândia naquela época."
Outro fator está em uma tese até que meio manjada – o que não a invalida. "Outra coisa é que as pessoas sempre associam o metal à escuridão e à depressão, e é verdade que provavelmente há um pouco mais de depressão na Finlândia do que em países mais ensolarados. É estranho associar o metal à depressão; eu não vejo dessa forma. Acho que o metal é música alegre, assim como o prog."
Com esse cenário, não é de se estranhar que o Amorphis tenha colocado 13 de seus 15 álbuns de estúdio no Top 10 da parada local. Chegaram ao número 1: "Eclipse" (2006), "Skyforger" (2009), "The Beginning of Times" (2011), "Circle" (2013) e os três mais recentes, "Queen of Time" (2018), "Halo" (2022) e "Borderland" (2025). Também alcançaram o topo das paradas de singles as músicas "Alone" (2001), "House of Sleep" (2006) e "Silver Bride" (2009).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"


Amorphis retornará ao Brasil em outubro; confira as datas
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Vocalista do Amorphis não era fã de death metal estadunidense, mas amava o Deicide


