Edguy: Vida longa à genialidade de Tobias Sammet!
Resenha - Age of the Joker - Edguy
Por Henrique Guilherme Steigel
Postado em 14 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tobias Sammet, líder e mentor da banda Edguy e do projeto Avantasia sempre causa grande expectativa no mundo do rock pesado quando anuncia um novo lançamento. Quer seja pela qualidade de suas composições, quer seja pela sua liberdade de expressão musical que não se prende à rótulos, o fato é que seus álbuns causam sempre polêmica. Vejamos o que essa brilhante mente alemã nos preparou nesse oitavo álbum de estúdio.
Tobias Sammet - Mais Novidades
Temos em "Age of the Joker" tudo o que consagrou a banda como uma das melhores da última década: composições longas e trabalhadas, ora com peso ora com feeling, muita técnica e a sempre presente genialidade de seu líder. A proposta mais rock'n'roll do seu antecessor "Tinnitus Sanctus" (2008) foi deixada de lado e temos aqui um Edguy que nos remete aos mesmos elementos que fizeram de "Mandrake" (2001) não só um dos melhores discos da banda como do próprio Heavy Metal contemporâneo.
O trabalho é muito homogêneo na qualidade das composições, sendo que os destaques ficarão por conta de cada ouvinte. O álbum abre com a épica (sarcástica e bem humorada) "Robin Hood", e segue passando por riffs furiosos em "Nobody's Hero" e "Behind the Gates to Midnight World" (essa uma mega produção de 9 minutos com incríveis variações e um dos melhores refrões já criados por Tobias).
Temos uma levada mais speed em "The Arcane Guild" (para os fãs mais antigos), o peso de "Faces in the Darkness" e, na opinião de seu criador, a melhor do álbum "Pandora Box" (onde percebemos uma influência de Aerosmith e Bon Jovi e um dos melhores solos do disco).
Como sempre a qualidade da gravação e mixagem perfeitas entregam muito peso às composições sem abrir mão de um perfeito balanceamento dos instrumentos (mais um grande trabalho do produtor Sascha Paeth).
Enfim temos aqui riffs furiosos, bases pesadas, solos viscerais, um baixo sempre presente e uma bateria utilizando com moderação bumbos duplos, muito bem integrada aos demais instrumentos. Tobias se por um lado utilizou menos agressividade nos vocais por outro aplicou grandes doses de lirismo, com interpretações operísticas ao melhor estilo Bruce Dickinson.
Os fãs de "Mandrake"," Hellfire Club"," Rocket Ride" e da obra" Avantasia" abram o sorriso! "Age of the Joker" foi concebido! Vida longa à genialidade de Tobias Sammet!
Age Of The Joker (2011)
1. Robin Hood
2. Nobody's Hero
3. Rock Of Cashel
4. Pandora's Box
5. Breathe
6. Two Out Of Seven
7. Faces In The Darkness
8. The Arcane Guild
9. Fire On The Downline
10. Behind The Gates To Midnight World
11. Every Night Without You
Members:
Tobias Sammet - Vocals, Keys
Tobias 'Eggi' Exxel - Bass Guitar
Jens Ludwig - Lead Guitar
Dirk Sauer - Rhythm Guitar
Felix Bohnke - Drums
Outras resenhas de Age of the Joker - Edguy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A pior música do Genesis para Phil Collins, segundo o próprio cantor e baterista



O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


