Edguy: Vida longa à genialidade de Tobias Sammet!
Resenha - Age of the Joker - Edguy
Por Henrique Guilherme Steigel
Postado em 14 de setembro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tobias Sammet, líder e mentor da banda Edguy e do projeto Avantasia sempre causa grande expectativa no mundo do rock pesado quando anuncia um novo lançamento. Quer seja pela qualidade de suas composições, quer seja pela sua liberdade de expressão musical que não se prende à rótulos, o fato é que seus álbuns causam sempre polêmica. Vejamos o que essa brilhante mente alemã nos preparou nesse oitavo álbum de estúdio.
Tobias Sammet - Mais Novidades
Temos em "Age of the Joker" tudo o que consagrou a banda como uma das melhores da última década: composições longas e trabalhadas, ora com peso ora com feeling, muita técnica e a sempre presente genialidade de seu líder. A proposta mais rock'n'roll do seu antecessor "Tinnitus Sanctus" (2008) foi deixada de lado e temos aqui um Edguy que nos remete aos mesmos elementos que fizeram de "Mandrake" (2001) não só um dos melhores discos da banda como do próprio Heavy Metal contemporâneo.
O trabalho é muito homogêneo na qualidade das composições, sendo que os destaques ficarão por conta de cada ouvinte. O álbum abre com a épica (sarcástica e bem humorada) "Robin Hood", e segue passando por riffs furiosos em "Nobody's Hero" e "Behind the Gates to Midnight World" (essa uma mega produção de 9 minutos com incríveis variações e um dos melhores refrões já criados por Tobias).
Temos uma levada mais speed em "The Arcane Guild" (para os fãs mais antigos), o peso de "Faces in the Darkness" e, na opinião de seu criador, a melhor do álbum "Pandora Box" (onde percebemos uma influência de Aerosmith e Bon Jovi e um dos melhores solos do disco).
Como sempre a qualidade da gravação e mixagem perfeitas entregam muito peso às composições sem abrir mão de um perfeito balanceamento dos instrumentos (mais um grande trabalho do produtor Sascha Paeth).
Enfim temos aqui riffs furiosos, bases pesadas, solos viscerais, um baixo sempre presente e uma bateria utilizando com moderação bumbos duplos, muito bem integrada aos demais instrumentos. Tobias se por um lado utilizou menos agressividade nos vocais por outro aplicou grandes doses de lirismo, com interpretações operísticas ao melhor estilo Bruce Dickinson.
Os fãs de "Mandrake"," Hellfire Club"," Rocket Ride" e da obra" Avantasia" abram o sorriso! "Age of the Joker" foi concebido! Vida longa à genialidade de Tobias Sammet!
Age Of The Joker (2011)
1. Robin Hood
2. Nobody's Hero
3. Rock Of Cashel
4. Pandora's Box
5. Breathe
6. Two Out Of Seven
7. Faces In The Darkness
8. The Arcane Guild
9. Fire On The Downline
10. Behind The Gates To Midnight World
11. Every Night Without You
Members:
Tobias Sammet - Vocals, Keys
Tobias 'Eggi' Exxel - Bass Guitar
Jens Ludwig - Lead Guitar
Dirk Sauer - Rhythm Guitar
Felix Bohnke - Drums
Outras resenhas de Age of the Joker - Edguy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger
As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
O que levou Roberto Carlos a não gravar música que Paulo Ricardo fez em sua homenagem

Edguy vai lançar novo álbum após show de reunião? Tobias Sammet explica
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



