Kataklysm: Soando diferente sem abandonar o peso e melodia
Resenha - Heaven's Venom - Kataklysm
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 03 de setembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br) traz mais uma banda consagrada do metal. Afinal, quem curte som underground conhece o poder dessa aqui e sua longa caminhada na música extrema mundial.
A Kataklysm tem um feito poucas vezes alcançado por um conjunto: a cada trabalho, consegue soar diferente, sem nunca abandonar o peso e a melodia. Para quem conhece a extensa discografia dos canadenses, sabe que a experiência de cada álbum é única e não tem volta.
Os caras conseguem se reinventar, e paradoxalmente têm uma sonoridade muito própria. Entretanto é importante salientar que esse estilo mutante pode não agradar todos os fãs. Tudo bem, porque esse é o caminho por eles escolhido e boa.
Bom, e em "Heaven’s Venon", o fato é que eles ultrapassaram (na verdade, já faz um tempo) a linha do death metal e transitam mais entre o thrash e até o heavy. Mas tem mais coisa lá, é só darem uma checada.
Em geral, abandonaram a velocidade para se dedicarem mais à técnica e à estrutura mais trabalhada em suas músicas. Às vezes, você até ouve um ou outro blast beat, mas nada que chame a atenção. O que parece é que "engoliram" esse lado mais extremo, mas que vira e mexe, ele tenta "escapar".
E já que falei nos blast beats, preciso desabafar: putz, aquele jeito de tocar em que as batidas na caixa ficam a milhão, mas o bumbo somente marca o tempo é chatíssimo e muito pobre. Isso sim é algo que não está à altura do conjunto, e nunca estará. Poxa, se é para tocar com violência, que não seja feito com preguiça, né?
Mas calma, que os vocais de Maurizio Iacono continuam firmes, aliás, uma das poucas coisas que não mudou e isso já dá uma boa dose de agressividade às composições.
A produção, que sempre foi um dos pilares do grupo, mais uma vez trouxe aquela sonoridade limpa e muito bem gravada. Quanto a isso, permaneceram como antigamente.
Mas não tem jeito, meus trabalhos favoritos continuam sendo o "Temple of Knowledge" e o "Epic (The Poetry of War)", muito mais diretos, mas "Heaven’s Venon" não faz feio não. Apenas é um outro lado da Kataklysm que desabrochou há tempos e que aqui ganha sustentação.
Dois clipes aí abaixo: "Push the Venom" e "At the Edge of the World" respectivamente.
Kataklysm – Heaven’s Venom
Laser Company – 2010 – Canadá
http://www.myspace.com/kataklysm
Tracklist
1. A Soulless God
2. Determined (Vows of Vengeance)
3. Faith Made of Shrapnel
4. Push the Venom
5. Hail the Renegade
6. As the Wall Collapses
7. Numb and Intoxicated
8. At the Edge of the World
9. Suicide River
10. Blind Saviour
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
O melhor disco de thrash metal da história, na opinião de Charlie Benante
Homossexualidade: 5 nomes da cena rock/metal que assumiram
Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura

A artimanha que vocalista do Kataklysm usou para assistir ao primeiro show de metal de sua vida
O ícone do death metal que admira o trabalho de Michael Jackson
A estratégia ousada utilizada pelo Kataklysm para divulgar seu primeiro show



