Kataklysm: Soando diferente sem abandonar o peso e melodia

Resenha - Heaven's Venom - Kataklysm

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br) traz mais uma banda consagrada do metal. Afinal, quem curte som underground conhece o poder dessa aqui e sua longa caminhada na música extrema mundial.
5000 acessosHeavy Metal: diagrama explica a origem dos nomes de bandas5000 acessosPlanno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)

A Kataklysm tem um feito poucas vezes alcançado por um conjunto: a cada trabalho, consegue soar diferente, sem nunca abandonar o peso e a melodia. Para quem conhece a extensa discografia dos canadenses, sabe que a experiência de cada álbum é única e não tem volta.

Os caras conseguem se reinventar, e paradoxalmente têm uma sonoridade muito própria. Entretanto é importante salientar que esse estilo mutante pode não agradar todos os fãs. Tudo bem, porque esse é o caminho por eles escolhido e boa.

Bom, e em “Heaven’s Venon”, o fato é que eles ultrapassaram (na verdade, já faz um tempo) a linha do death metal e transitam mais entre o thrash e até o heavy. Mas tem mais coisa lá, é só darem uma checada.

Em geral, abandonaram a velocidade para se dedicarem mais à técnica e à estrutura mais trabalhada em suas músicas. Às vezes, você até ouve um ou outro blast beat, mas nada que chame a atenção. O que parece é que “engoliram” esse lado mais extremo, mas que vira e mexe, ele tenta “escapar”.

E já que falei nos blast beats, preciso desabafar: putz, aquele jeito de tocar em que as batidas na caixa ficam a milhão, mas o bumbo somente marca o tempo é chatíssimo e muito pobre. Isso sim é algo que não está à altura do conjunto, e nunca estará. Poxa, se é para tocar com violência, que não seja feito com preguiça, né?

Mas calma, que os vocais de Maurizio Iacono continuam firmes, aliás, uma das poucas coisas que não mudou e isso já dá uma boa dose de agressividade às composições.

A produção, que sempre foi um dos pilares do grupo, mais uma vez trouxe aquela sonoridade limpa e muito bem gravada. Quanto a isso, permaneceram como antigamente.

Mas não tem jeito, meus trabalhos favoritos continuam sendo o “Temple of Knowledge” e o “Epic (The Poetry of War)”, muito mais diretos, mas “Heaven’s Venon” não faz feio não. Apenas é um outro lado da Kataklysm que desabrochou há tempos e que aqui ganha sustentação.

Dois clipes aí abaixo: “Push the Venom” e “At the Edge of the World” respectivamente.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Kataklysm – Heaven’s Venom
Laser Company – 2010 – Canadá
http://www.myspace.com/kataklysm

Tracklist
1. A Soulless God
2. Determined (Vows of Vengeance)
3. Faith Made of Shrapnel
4. Push the Venom
5. Hail the Renegade
6. As the Wall Collapses
7. Numb and Intoxicated
8. At the Edge of the World
9. Suicide River
10. Blind Saviour

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kataklysm"

Metal HammerMetal Hammer
As melhores músicas da história do Death Metal

MascotesMascotes
Blog elege o top 10 dos mais imponentes do Metal

Death MetalDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Kataklysm"

Heavy MetalHeavy Metal
Diagrama explica a origem dos nomes de bandas

Planno DPlanno D
Uma lista de 10 coisas que irritam metaleiros

Sebastian BachSebastian Bach
Descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo

5000 acessosPiadas sobre músicos5000 acessosCapas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos5000 acessosDave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiaberto5000 acessosSlayer: a honra de serem fotografados com Brian May, do Queen5000 acessosEddie Trunk: os álbuns que marcaram o apresentador5000 acessosRegis Tadeu: conheça um Ronnie James Dio que quase ninguém ouviu

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online