Nile: Uma das melhores bandas de death metal da atualidade

Resenha - Those Whom the Gods Detest - Nile

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


"Those Whom the Gods Detest" é o sexto album dos americanos do NILE, tendo sido lançado no final de 2009 (no Brasil, no início de 2010), sendo sucessor do não tão bem sucedido "Ithyphallic". E se no álbum anterior muita gente torceu o nariz para as composições, neste novo material o NILE mostra o porque é uma das melhores bandas de death metal da atualidade, quiçá de todos os tempos.

Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parteHumor: os roqueiros mais chatos das redes sociais

E os quase vinte anos de estrada (a banda foi formada em 1993, na Carolina do Norte) fizeram bem ao power trio, sendo que neste novo lançamento conseguiram chegar ao ápice de sua musicalidade, tanto em termos de composições como na técnica dos músicos.

O som do conjunto continua o mesmo: death metal brutal e técnico ao extremo, com forte influência de música e temas egípcios, sendo bastante original. Mas neste lançamento a qualidade das composições salto aos olhos, e é o grande diferencial, com temas encorpados e muito bem construídos, aliando técnica e brutalidade de maneira poucas vezes vista anteriormente.

Nas cordas, Karl Sanders (guitarra) e Dallas Toler-Wade (baixo) nos apresentam toda a técnica e agressividade que o estilo exige, com passagens intrincadas e precisas. Além disso, intercalam vocalizações soturnas e desesperadas de forma brilhante, dando um clima todo especial ao trabalho. Já George Kollias, bom, este continua um monstro, destruindo seu kit de bateria sem piedade. Alias, o death metal sempre foi um estilo que revelou grandes bateristas, mas Geroge esta um passo a frente de qualquer outro que ouse entrar em seu caminho. Neste álbum, em especial, seu trabalho é espetacular, tanto nos blast beats como nas passagens mais cadenciadas e técnicas.

Todas as músicas merecem destaque, mas duas em especial merecem maiores comentários: a abertura e a faixa título. "Kafir!" é daquelas música que grudam na cabeça do ouvinte de primeira, com coros de vozes memoráveis, riffs absurdamente complexos e cativantes, e uma cozinha que beira ao inacreditável. Já "Those Whom the Gods Detest" alia passagens ultra rápidas com outras mais cadenciadas e brutais com perfeição, além de representar todas as características egípcias que fizeram o som do NILE famoso mundo afora. O refrão desta música também é fantástico. Ambas podem ser consideradas clássicos imediatos da banda.

O brutal death metal é um estilo cuja grande qualidade poucos conseguem apreciar, e este é um disco que nos faz sentir privilegiados por curtirmos esse tipo de som. Altamente recomendado.

Those Whom the Gods Detest - Nile
(2009 - Nacional)

Formação:
Karl Sanders - Vocal, Guitarras
Dallas Toler-Wade - Guitarras, Baixo, Vocal
George Kollias - Bateria, Percussão

01. Kafir!
02. Hittite Dung Incantation
03. Utterances Of The Crawling Dead
04. Those Whom The Gods Detest
05. 4th Arra Of Dagon
06. Permitting The Noble Dead To Descend To The Underworld
07. Yezd Desert Ghul Ritual In The Abandoned Towers Of Silence
08. Kem Khefa Kheshef
09. The Eye Of Ra
10. Iskander D'hul Karnon


Outras resenhas de Those Whom the Gods Detest - Nile

Nile: instrumental acima da média e produção impecável



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Nile"


Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOLDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Geologia: Os 5 lugares mais Metal do planetaGeologia
Os 5 lugares mais "Metal" do planeta


Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer partePoeira
Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte

Humor: os roqueiros mais chatos das redes sociaisHumor
Os roqueiros mais chatos das redes sociais


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.