Van Halen: as primeiras experiências com teclado
Resenha - 1984 - Van Halen
Por Rogerio Hamam
Postado em 26 de julho de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A proximidade do lançamento do tão aguardado novo álbum do Van Halen com David Lee Roth nos vocais, traz uma excelente oportunidade de resgatarmos o último registro desta formação: o clássico "1984", que vendeu mais de 10 milhões de cópias somente nos EUA, atingindo a posição de #2 no Top 100 da Billboard, onde permaneceu por 77 semanas.
Van Halen - Mais Novidades
"1984" é também um marco na história do grupo, apresentando claras tendências pop, acentuadas com a inédita presença de teclados nas composições. Pianista em sua iniciação musical, Eddie Van Halen foi quem assumiu a tarefa, mostrando praticamente a mesma intimidade que o consagrou como mestre das seis cordas. A introdução instrumental, que leva o nome do álbum, é uma viagem com pouco mais de um minuto de efeitos de sintetizador, utilizados como parte do solo de baixo de Michael Anthony durante as apresentações ao vivo da banda.
Este trecho de abertura também prepara o ouvinte para o mega hit "Jump", música mundialmente conhecida, que teve seu vídeoclip exaustivamente repetido nos programas musicais da época. Destaque para o solo de guitarra que introduz o ainda mais magnífico solo de teclado, em um momento de rara genialidade. "Panama", cuja letra menciona um carro e não o país da América Central, traz um riff marcante e mais alguns trechos de um Eddie Van Halen extremamente inspirado.
Outro vídeoclip inesquecível do início dos anos 80 foi "Hot For Teacher", que desta vez destacou o desempenho do irmão mais velho, Alex Van Halen e a histórica introdução que explora todos os recursos de sua bateria. "I´ll Wait" é mais uma bela composição que foi bastante executada nas rádios e mostra alguns traços de AOR. Este direcionamento gerou conflitos internos entre os integrantes, motivando a futura troca de vocalistas.
As faixas "Drop Dead Legs" e "Girl Gone Bad" mantêm a sonoridade hard rock característica do quarteto, remetendo ao início da carreira. Destaques para "Top Jimmy" que homenageia uma banda de rhythm and blues de Los Angeles e "House Of Pain", sem dúvida, a composição mais pesada do disco.
"1984", que integra a lista dos 200 álbuns definitivos indicados pela equipe do Rock And Roll Hall Of Fame, é um item essencial na discografia do Van Halen e obrigatório na coleção de qualquer amante de rock com qualidade, neste caso, indiscutível!
1. 1984
2. Jump
3. Panama
4. Top Jimmy
5. Drop Dead Legs
6. Hot for Teacher
7. I'll Wait
8. Girl Gone Bad
9. House of Pain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
O álbum do Slayer que merece ser redescoberto, segundo a Kerrang
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
A banda dos anos oitenta que Slash e Axl Rose não suportavam
O álbum que David Gilmour indica para quem quer começar a ouvir Pink Floyd
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O que torna o heavy metal diferente de outros estilos, segundo Kerry King
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
Estátua gigante de Ozzy Osbourne é inaugurada no Hellfest 2026; veja o vídeo
Paralamas do Sucesso: a desilusão amorosa de Herbert Vianna que inspirou "Meu Erro"
A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
O gênio do rock que Lemmy Kilmister até admirava, mas achava "um tremendo vigarista"


Guitarrista do Jesus and Mary Chain detona Eddie Van Halen: "Arruinou a guitarra rock"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
O que os Kinks acharam da versão do Van Halen para "You Really Got Me"
Steve Lukather dá mais detalhes de material inédito de Eddie Van Halen
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos
Porque Eddie não queria que o Van Halen se envolvesse com o heavy metal
O popstar que semeou discórdia no Van Halen graças à genialidade de Eddie
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



