Van Halen: as primeiras experiências com teclado
Resenha - 1984 - Van Halen
Por Rogerio Hamam
Postado em 26 de julho de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A proximidade do lançamento do tão aguardado novo álbum do Van Halen com David Lee Roth nos vocais, traz uma excelente oportunidade de resgatarmos o último registro desta formação: o clássico "1984", que vendeu mais de 10 milhões de cópias somente nos EUA, atingindo a posição de #2 no Top 100 da Billboard, onde permaneceu por 77 semanas.
Van Halen - Mais Novidades
"1984" é também um marco na história do grupo, apresentando claras tendências pop, acentuadas com a inédita presença de teclados nas composições. Pianista em sua iniciação musical, Eddie Van Halen foi quem assumiu a tarefa, mostrando praticamente a mesma intimidade que o consagrou como mestre das seis cordas. A introdução instrumental, que leva o nome do álbum, é uma viagem com pouco mais de um minuto de efeitos de sintetizador, utilizados como parte do solo de baixo de Michael Anthony durante as apresentações ao vivo da banda.
Este trecho de abertura também prepara o ouvinte para o mega hit "Jump", música mundialmente conhecida, que teve seu vídeoclip exaustivamente repetido nos programas musicais da época. Destaque para o solo de guitarra que introduz o ainda mais magnífico solo de teclado, em um momento de rara genialidade. "Panama", cuja letra menciona um carro e não o país da América Central, traz um riff marcante e mais alguns trechos de um Eddie Van Halen extremamente inspirado.
Outro vídeoclip inesquecível do início dos anos 80 foi "Hot For Teacher", que desta vez destacou o desempenho do irmão mais velho, Alex Van Halen e a histórica introdução que explora todos os recursos de sua bateria. "I´ll Wait" é mais uma bela composição que foi bastante executada nas rádios e mostra alguns traços de AOR. Este direcionamento gerou conflitos internos entre os integrantes, motivando a futura troca de vocalistas.
As faixas "Drop Dead Legs" e "Girl Gone Bad" mantêm a sonoridade hard rock característica do quarteto, remetendo ao início da carreira. Destaques para "Top Jimmy" que homenageia uma banda de rhythm and blues de Los Angeles e "House Of Pain", sem dúvida, a composição mais pesada do disco.
"1984", que integra a lista dos 200 álbuns definitivos indicados pela equipe do Rock And Roll Hall Of Fame, é um item essencial na discografia do Van Halen e obrigatório na coleção de qualquer amante de rock com qualidade, neste caso, indiscutível!
1. 1984
2. Jump
3. Panama
4. Top Jimmy
5. Drop Dead Legs
6. Hot for Teacher
7. I'll Wait
8. Girl Gone Bad
9. House of Pain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Nicko McBrain admite que empresário do Iron Maiden tentou censurar sua biografia
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
O álbum do ZZ Top que soa familiar aos brasileiros, segundo Billy Gibbons
Qual era o salário de Elton John antes da fama, segundo Bernie Taupin
As 5 melhores músicas do Sepultura na era Derrick Green segundo o Metal Injection
Peter Hook conta como Joy Division foi do auge à estaca zero em poucos meses
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
A falta de coragem que levou Iggor Cavalera a dar migué para não tocar com Ratos de Porão
A opinião de Paulo Ricardo sobre a histórica turnê de reencontro dos Titãs


Joe Satriani não acreditava ser o guitarrista ideal para tributo a Eddie Van Halen
Por que Steve Vai se recusava a copiar os solos de Eddie Van Halen nos shows de David Lee Roth
O astro do hard rock que, sem querer, inspirou um hit do Aerosmith
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



