Fleshgod Apocalypse: Anunciando o final dos tempos
Resenha - Oracle - Fleshgod Apocalypse
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 22 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Às vésperas do lançamento de "Agony", a próxima violência do Fleshgod Apocalypse, apresento o full-length anterior -"Oracles" - um álbum insano que não deixa pedregulho sobre pedregulho.

E mama mia, quanta ignorância! Não bastasse o também italiano Hour of Penance (resenha neste link) poluir os tímpanos dos headbangers, agora vem o Fleshgod Apocalypse com seu brutalíssimo death metal técnico para assombrar o underground mundial! Comparando uma à outra, a conclusão é que alta qualidade perfaz o caminho de ambas.
A produção é magnífica, o instrumental é fantástico e o vocalista é amedrontador. Resultado? Um trabalho praticamente perfeito. É o tipo de coisa que faz você perceber o quanto algumas pessoas nasceram pro negócio. Detalhe: a banda já está nesse patamar com apenas quatro anos de vida.
Os solos são poucos, mas eficientes. Há uma dose de melodia espalhada pelo disco, e até trechos que remetem à música clássica. Um contraste quase absurdo que parece servir como descanso em meio à pauleira. Só que aí vem o agravante: não é que ficou interessante o modo como esses elementos foram inseridos?
Mas são mesmo os riffs velozes e a bateria avassaladora que mais se destacam em "Oracle". O jeito como são executados evidencia o quão técnico e ilimitado o death metal pode ser. Partes de guitarra mais quebradas, e as citadas melodias, sem nunca deixarem de ser pesadas, enriquecem o CD.
Entre as faixas ultrabrutais, "Requiem in SI Minore" apresenta um lado mais sombrio e denso do conjunto, com uma levada que começa lenta, mas volta ao "normal" com a britadeira característica. Coisa mais linda! E ela já emenda em outra agressividade chamada "At the Guillotine", sem deixar tempo para recuperar o fôlego.
Aliás, não há como deixar de lado outras maravilhas como "In Honour of Reason", "Post-Enlightenment Executor", "Embodied Deception" (que preciosidade!) e "Retrieving My Carcass", todas simplesmente impiedosas.
Anunciando o final dos tempos, a Fleshgod Apocalypse vai passar sem deixar sobreviventes. Um som exterminador e indispensável.
Tracklist
1. In Honour of Reason
2. Post-Enlightenment Executor
3. As Tyrants Fall
4. Sophistic Demise
5. Requiem in SI Minore
6. At the Guillotine
7. Embodied Deception
8. Infection of the White Throne
9. Retrieving My Carcass
10. Oracles
Total playing time - 37:40
Fleshgod Apocalypse – Oracle
Candlelight Records/Willowtip Records – 2009 - Itália
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos
Epica fez uma apresentação intensa e inesquecível em Porto Alegre
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



