O hit progressivo dos Mutantes que mistura Yes com samba e encantou Flávio Venturini
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de agosto de 2024
Em uma entrevista ao canal Disco Voador, o tecladista Flávio Venturini compartilhou uma memória de sua juventude antes de entrar no 14 Bis relacionada aos icônicos Mutantes. Ele relembrou um ensaio para um festival onde a banda tocou a música "Mande Um Abraço Pra Velha", uma faixa de 1972 que mistura elementos de samba com o rock progressivo à la Yes.
"Um momento que me marcou foi assistir aos Mutantes ao vivo num ensaio para um festival. Eles tocaram a música 'Mande Um Abraço Pra Velha', que é um samba e depois entrava quase que um Yes cantando. Era a Rita Lee, Arnaldo Baptista e o Liminha no baixo. O Sérgio Dias também. Era bem progressiva a música, fiquei encantado de vê-los ao vivo", contou Venturini.
Flávio Venturini também relembrou sua interação com os membros dos Mutantes durante seu tempo na banda O Terço, em 1974. "Quando entrei no Terço, interagi muito com os Mutantes, mas já sem a Rita", disse ele, destacando a influência duradoura que a banda teve em sua própria evolução musical.
A popularidade dos Mutantes
Túlio Mourão, tecladista que tocou com os Mutantes na década de 1970, comentou sua visão sobre o motivo pelo qual a banda é tão popular até hoje – inclusive entre os mais jovens.
"A única resposta que eu tenho é que o que eles encontram nele é a autenticidade genuína de um grupo que não estava apenas fazendo o que podia, mas sim fazendo o que sonhava. E a entrega é visceral, extremamente honesta. Estávamos sempre expandindo, sempre crescendo, explorando soluções técnicas. Acredito que isso foi feito com muita honestidade, sem economia de equipamentos, e se você considerar todas essas condições, é quase um milagre ter este disco maravilhoso, apesar das adversidades".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps