A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de dezembro de 2023
Os Beatles nunca foram uma banda de fazer enormes quantidades de shows em vários países e continentes. Ao longo de sua existência, isso significou que o grupo nunca veio ao Brasil, embora países também distantes da Europa tivessem sido contemplados com apresentações.
Beatles - Mais Novidades
Em entrevista de Paul a Pedro Bial, o jornalista questionou sobre isso para o Beatle. "Ainda na época dos Beatles, em 1960, vocês foram para países como Filipinas e Japão. A imprensa brasileira sempre tratou a possível vinda dos Beatles ao Brasil como algo que estava prestes a acontecer, mas nunca aconteceu. Você lembra de algum plano para vir ao Brasil?"
Em sua resposta, Paul explicou que nunca tiveram controle de suas próprias carreiras quando eram dos Beatles e por isso só faziam o que o empresário mandava. "Nosso agente na época dizia algo do tipo: ‘Vocês vão para o Japão’. E nós dizíamos: ‘Tudo bem, então vamos para o Japão. Então, se ele nunca mencionasse o Brasil, nós nunca iríamos. Mas hoje a escolha é minha. Eu posso ligar para meu produtor e falar que quero ir ao Brasil. Então, ele vai entrar em contato com produtores no Brasil e tornar isso possível", disse.
Por que os Beatles nunca vieram ao Brasil?
Os Beatles, considerados um dos maiores fenômenos da história da música, realizaram inúmeros shows ao redor do mundo durante a década de 1960. No entanto, a ausência de apresentações no Brasil tem gerado especulações sobre um suposto boicote relacionado ao regime militar vigente a partir de 1964.
Em um vídeo divulgado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan desmistifica a ideia de que o regime militar foi o principal impeditivo para a vinda dos Beatles ao Brasil. Segundo ele, a falta de promoters brasileiros interessados na banda e a complexidade logística da época foram fatores determinantes.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais", afirma Gilvan. Ele destaca que em 1963, quando os Beatles ainda não eram amplamente conhecidos no Brasil, o país estava ingressando no regime militar, mas isso não influenciou a decisão da banda de não se apresentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
A música sobre um cowboy que foi regravada por uma das maiores bandas de thrash metal
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles


