A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de dezembro de 2023
Os Beatles nunca foram uma banda de fazer enormes quantidades de shows em vários países e continentes. Ao longo de sua existência, isso significou que o grupo nunca veio ao Brasil, embora países também distantes da Europa tivessem sido contemplados com apresentações.
Beatles - Mais Novidades
Em entrevista de Paul a Pedro Bial, o jornalista questionou sobre isso para o Beatle. "Ainda na época dos Beatles, em 1960, vocês foram para países como Filipinas e Japão. A imprensa brasileira sempre tratou a possível vinda dos Beatles ao Brasil como algo que estava prestes a acontecer, mas nunca aconteceu. Você lembra de algum plano para vir ao Brasil?"
Em sua resposta, Paul explicou que nunca tiveram controle de suas próprias carreiras quando eram dos Beatles e por isso só faziam o que o empresário mandava. "Nosso agente na época dizia algo do tipo: ‘Vocês vão para o Japão’. E nós dizíamos: ‘Tudo bem, então vamos para o Japão. Então, se ele nunca mencionasse o Brasil, nós nunca iríamos. Mas hoje a escolha é minha. Eu posso ligar para meu produtor e falar que quero ir ao Brasil. Então, ele vai entrar em contato com produtores no Brasil e tornar isso possível", disse.
Por que os Beatles nunca vieram ao Brasil?
Os Beatles, considerados um dos maiores fenômenos da história da música, realizaram inúmeros shows ao redor do mundo durante a década de 1960. No entanto, a ausência de apresentações no Brasil tem gerado especulações sobre um suposto boicote relacionado ao regime militar vigente a partir de 1964.
Em um vídeo divulgado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan desmistifica a ideia de que o regime militar foi o principal impeditivo para a vinda dos Beatles ao Brasil. Segundo ele, a falta de promoters brasileiros interessados na banda e a complexidade logística da época foram fatores determinantes.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais", afirma Gilvan. Ele destaca que em 1963, quando os Beatles ainda não eram amplamente conhecidos no Brasil, o país estava ingressando no regime militar, mas isso não influenciou a decisão da banda de não se apresentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Os 5 melhores riffs de Tony Iommi no Black Sabbath, segundo Zakk Wylde
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Como Dave Mustaine se tornou o vocalista do Megadeth, segundo ele mesmo
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia



A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O clássico dos anos sessenta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles


