A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de dezembro de 2023
Os Beatles nunca foram uma banda de fazer enormes quantidades de shows em vários países e continentes. Ao longo de sua existência, isso significou que o grupo nunca veio ao Brasil, embora países também distantes da Europa tivessem sido contemplados com apresentações.
Beatles - Mais Novidades
Em entrevista de Paul a Pedro Bial, o jornalista questionou sobre isso para o Beatle. "Ainda na época dos Beatles, em 1960, vocês foram para países como Filipinas e Japão. A imprensa brasileira sempre tratou a possível vinda dos Beatles ao Brasil como algo que estava prestes a acontecer, mas nunca aconteceu. Você lembra de algum plano para vir ao Brasil?"
Em sua resposta, Paul explicou que nunca tiveram controle de suas próprias carreiras quando eram dos Beatles e por isso só faziam o que o empresário mandava. "Nosso agente na época dizia algo do tipo: ‘Vocês vão para o Japão’. E nós dizíamos: ‘Tudo bem, então vamos para o Japão. Então, se ele nunca mencionasse o Brasil, nós nunca iríamos. Mas hoje a escolha é minha. Eu posso ligar para meu produtor e falar que quero ir ao Brasil. Então, ele vai entrar em contato com produtores no Brasil e tornar isso possível", disse.
Por que os Beatles nunca vieram ao Brasil?
Os Beatles, considerados um dos maiores fenômenos da história da música, realizaram inúmeros shows ao redor do mundo durante a década de 1960. No entanto, a ausência de apresentações no Brasil tem gerado especulações sobre um suposto boicote relacionado ao regime militar vigente a partir de 1964.
Em um vídeo divulgado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan desmistifica a ideia de que o regime militar foi o principal impeditivo para a vinda dos Beatles ao Brasil. Segundo ele, a falta de promoters brasileiros interessados na banda e a complexidade logística da época foram fatores determinantes.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais", afirma Gilvan. Ele destaca que em 1963, quando os Beatles ainda não eram amplamente conhecidos no Brasil, o país estava ingressando no regime militar, mas isso não influenciou a decisão da banda de não se apresentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
Slayer e Dimmu Borgir juntos no Brasil? Site mexicano afirma que sim.
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
O solo super simples mas que George Harrison via como uma aula de guitarra
As 18 expressões e referências britânicas em hits dos Beatles que muita gente não entende
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"


