Alestorm: Abra uma garrafa de rum e aperte o play
Resenha - Back Through Time - Alestorm
Por Junior Frascá
Postado em 12 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E os piratas escoceses mais divertidos do metal estão de volta, com seu terceiro e melhor lançamento até o momento, que mantém intactas todas as suas características e acrescentando novos elementos, o que com certeza elevará o nome da banda para patamares ainda maiores.

Para quem não conhece o som do ALESTORM, a banda apresenta um power metal, com várias incursões em música folk e até alguns elementos de thrash metal, aliados à temática pirata, seguindo os passos dos mestres do finado Running Wild. Contudo, apesar da semelhança temática com a banda de Rock´n Rolf, o som do ALESTORM em pouco se parece com esta, vez que sua música é bem mais ousada e apresenta diversos outros elementos. Imagine uma mistura dos melhores elementos do próprio RUNNING WILD, com BLIND GUARDIAN e SKYCLAD, para se ter uma leve idéia do que é o som desse quarteto escocês.
E depois de lançarem dois álbuns muito legais, repletos de influência de música folk, um com mais influência de thrash metal ("Captain Morgan´s Revenge", de 2008) e outro mais voltado ao power metal ("Black Sails at Midnight", de 2009), a banda resolveu misturar tudo que já havia feito de melhor em sua música, aliados a novos elementos, e lançar este excelente "Back Through Time".
E o álbum já começa a mil por hora com a maravilhosa faixa de título, que conta até com "blast beats" no começo, e possui um refrão genial e muito marcante, daqueles que grudam na cabeça do ouvinte de imediato. Em seguida vem o primeiro single do trabalho, com a música "Shipwrecked", que possui riffs muito legais, além de um ótimo refrão. Esta última ainda possui um clipe muito tosco e divertido.
Além destas, merecem destaques ainda a rápida e pesada "Buckfast Powermash", com riffs que beiram ao trhrash metal, a divertidíssima "Rum", que lembra bastante Running Wild, e o brilhante cover para "Barrett’s Privateers" do Stan Rogers.
Também é notória a evolução dos músicos neste lançamento, em especial do vocalista Christopher Bowes, que cada vez apresenta maiores variações em sua música, deixando o estigma de ser mera cópia de Chris Boltendahl, do GRAVE DIGGER para se tornar um grande vocalista.
A capa, mais uma vez, é excelente, com o mascote da banda em uma viagem com seu navio pelo tempo. Merece destaque ainda a gravação do material, que permite que todos os instrumentos, dos mais variados tipos, sejam percebidos com perfeição, o que realça ainda mais toda a qualidade do ALESTORM.
O Alestorm, com esse lançamento, conseguiu a façanha de superar seus dois álbuns anteriores, e tem tudo para se tornar referência no estilo.
Portanto, meu amigo, junte uns amigos, encha sua caneca de cerveja, abra uma garrafa de rum, coloque este disco no aparelho de som, aperte o play e se prepare para muita diversão!
Back Through Time - Alestorm
(2011 – Napalm Records - Importado)
Formação:
Christopher Bowes – Vocal e Teclado
Daniel Evans - Guitarras
Gareth Murdock - Baixo
Peter Alcorn - Bateria
Track List:
1. Back Through Time
2. Shipwrecked
3. The Sunk’ n Norwegian
4. Midget Saw
5. Buckfast Powersmash
6. Scraping the Barrel
7. Rum
8. Swashbuckled
9. Rumpelkombo
10. Barrett’s Privateers (Stan Rogers Cover)
11. Death Throes of the Terrorsquid
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
O baterista que não tinha técnica alguma e é um dos favoritos do Regis Tadeu
Quem é o bebê da capa de Nevermind, do Nirvana?
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



