Alestorm: Abra uma garrafa de rum e aperte o play
Resenha - Back Through Time - Alestorm
Por Junior Frascá
Postado em 12 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E os piratas escoceses mais divertidos do metal estão de volta, com seu terceiro e melhor lançamento até o momento, que mantém intactas todas as suas características e acrescentando novos elementos, o que com certeza elevará o nome da banda para patamares ainda maiores.

Para quem não conhece o som do ALESTORM, a banda apresenta um power metal, com várias incursões em música folk e até alguns elementos de thrash metal, aliados à temática pirata, seguindo os passos dos mestres do finado Running Wild. Contudo, apesar da semelhança temática com a banda de Rock´n Rolf, o som do ALESTORM em pouco se parece com esta, vez que sua música é bem mais ousada e apresenta diversos outros elementos. Imagine uma mistura dos melhores elementos do próprio RUNNING WILD, com BLIND GUARDIAN e SKYCLAD, para se ter uma leve idéia do que é o som desse quarteto escocês.
E depois de lançarem dois álbuns muito legais, repletos de influência de música folk, um com mais influência de thrash metal ("Captain Morgan´s Revenge", de 2008) e outro mais voltado ao power metal ("Black Sails at Midnight", de 2009), a banda resolveu misturar tudo que já havia feito de melhor em sua música, aliados a novos elementos, e lançar este excelente "Back Through Time".
E o álbum já começa a mil por hora com a maravilhosa faixa de título, que conta até com "blast beats" no começo, e possui um refrão genial e muito marcante, daqueles que grudam na cabeça do ouvinte de imediato. Em seguida vem o primeiro single do trabalho, com a música "Shipwrecked", que possui riffs muito legais, além de um ótimo refrão. Esta última ainda possui um clipe muito tosco e divertido.
Além destas, merecem destaques ainda a rápida e pesada "Buckfast Powermash", com riffs que beiram ao trhrash metal, a divertidíssima "Rum", que lembra bastante Running Wild, e o brilhante cover para "Barrett’s Privateers" do Stan Rogers.
Também é notória a evolução dos músicos neste lançamento, em especial do vocalista Christopher Bowes, que cada vez apresenta maiores variações em sua música, deixando o estigma de ser mera cópia de Chris Boltendahl, do GRAVE DIGGER para se tornar um grande vocalista.
A capa, mais uma vez, é excelente, com o mascote da banda em uma viagem com seu navio pelo tempo. Merece destaque ainda a gravação do material, que permite que todos os instrumentos, dos mais variados tipos, sejam percebidos com perfeição, o que realça ainda mais toda a qualidade do ALESTORM.
O Alestorm, com esse lançamento, conseguiu a façanha de superar seus dois álbuns anteriores, e tem tudo para se tornar referência no estilo.
Portanto, meu amigo, junte uns amigos, encha sua caneca de cerveja, abra uma garrafa de rum, coloque este disco no aparelho de som, aperte o play e se prepare para muita diversão!
Back Through Time - Alestorm
(2011 – Napalm Records - Importado)
Formação:
Christopher Bowes – Vocal e Teclado
Daniel Evans - Guitarras
Gareth Murdock - Baixo
Peter Alcorn - Bateria
Track List:
1. Back Through Time
2. Shipwrecked
3. The Sunk’ n Norwegian
4. Midget Saw
5. Buckfast Powersmash
6. Scraping the Barrel
7. Rum
8. Swashbuckled
9. Rumpelkombo
10. Barrett’s Privateers (Stan Rogers Cover)
11. Death Throes of the Terrorsquid
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
O clássico dos Beatles em que John Lennon não conseguiu tocar guitarra como deveria
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Os dois álbuns que fizeram Pete Townshend repensar o que a música podia ser
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
Os 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
As ácidas críticas que Raul Seixas fazia aos roqueiros dos anos oitenta no Brasil

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



