Alestorm: Abra uma garrafa de rum e aperte o play
Resenha - Back Through Time - Alestorm
Por Junior Frascá
Postado em 12 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E os piratas escoceses mais divertidos do metal estão de volta, com seu terceiro e melhor lançamento até o momento, que mantém intactas todas as suas características e acrescentando novos elementos, o que com certeza elevará o nome da banda para patamares ainda maiores.

Para quem não conhece o som do ALESTORM, a banda apresenta um power metal, com várias incursões em música folk e até alguns elementos de thrash metal, aliados à temática pirata, seguindo os passos dos mestres do finado Running Wild. Contudo, apesar da semelhança temática com a banda de Rock´n Rolf, o som do ALESTORM em pouco se parece com esta, vez que sua música é bem mais ousada e apresenta diversos outros elementos. Imagine uma mistura dos melhores elementos do próprio RUNNING WILD, com BLIND GUARDIAN e SKYCLAD, para se ter uma leve idéia do que é o som desse quarteto escocês.
E depois de lançarem dois álbuns muito legais, repletos de influência de música folk, um com mais influência de thrash metal ("Captain Morgan´s Revenge", de 2008) e outro mais voltado ao power metal ("Black Sails at Midnight", de 2009), a banda resolveu misturar tudo que já havia feito de melhor em sua música, aliados a novos elementos, e lançar este excelente "Back Through Time".
E o álbum já começa a mil por hora com a maravilhosa faixa de título, que conta até com "blast beats" no começo, e possui um refrão genial e muito marcante, daqueles que grudam na cabeça do ouvinte de imediato. Em seguida vem o primeiro single do trabalho, com a música "Shipwrecked", que possui riffs muito legais, além de um ótimo refrão. Esta última ainda possui um clipe muito tosco e divertido.
Além destas, merecem destaques ainda a rápida e pesada "Buckfast Powermash", com riffs que beiram ao trhrash metal, a divertidíssima "Rum", que lembra bastante Running Wild, e o brilhante cover para "Barrett’s Privateers" do Stan Rogers.
Também é notória a evolução dos músicos neste lançamento, em especial do vocalista Christopher Bowes, que cada vez apresenta maiores variações em sua música, deixando o estigma de ser mera cópia de Chris Boltendahl, do GRAVE DIGGER para se tornar um grande vocalista.
A capa, mais uma vez, é excelente, com o mascote da banda em uma viagem com seu navio pelo tempo. Merece destaque ainda a gravação do material, que permite que todos os instrumentos, dos mais variados tipos, sejam percebidos com perfeição, o que realça ainda mais toda a qualidade do ALESTORM.
O Alestorm, com esse lançamento, conseguiu a façanha de superar seus dois álbuns anteriores, e tem tudo para se tornar referência no estilo.
Portanto, meu amigo, junte uns amigos, encha sua caneca de cerveja, abra uma garrafa de rum, coloque este disco no aparelho de som, aperte o play e se prepare para muita diversão!
Back Through Time - Alestorm
(2011 – Napalm Records - Importado)
Formação:
Christopher Bowes – Vocal e Teclado
Daniel Evans - Guitarras
Gareth Murdock - Baixo
Peter Alcorn - Bateria
Track List:
1. Back Through Time
2. Shipwrecked
3. The Sunk’ n Norwegian
4. Midget Saw
5. Buckfast Powersmash
6. Scraping the Barrel
7. Rum
8. Swashbuckled
9. Rumpelkombo
10. Barrett’s Privateers (Stan Rogers Cover)
11. Death Throes of the Terrorsquid
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha


Gloryhammer: show em São Paulo neste domingo, 16/11
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


