Vintersorg: Heavy Metal extremo, intenso e elegante

Resenha - Jordpuls - Vintersorg

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Mesmo que o capenga mercado fonográfico não gere mais gigantes como há algumas décadas – alguém se lembra qual foi a última grande banda? – é reconfortante saber que continuam a aparecer excelentes álbuns pela cena underground de todo o planeta. E, neste sentido, o Vintersorg vem cultivando um respeitável legado desde os idos 1994, e que mostra o quanto este sueco optou por não impor limites à sua proposta.

Megadeth: Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Black Metal: banda brasileira fez clipe mais bizarro do universo

Se a complexidade delirante de "Visions From The Spiral Generator" (02) e "Focusing Blur" (04) beirava a pretensão e não foi devidamente compreendida ou digerida por boa parte do público, Vintersorg proporcionou certa volta às origens Folk Black Metal com o bom "Solens Rötter em 2007. Foi um esforço considerável, mas é com "Jordpuls" (em português: ‘Pulso da Terra’) que a velha e tão apreciada fórmula aparece de maneira mais efetiva e com melhores resultados.

É claro que alguns traços do progressivo persistem, mas, em linhas gerais, as estruturas das novas composições estão mais descontraídas e apresentam maiores brechas para a apreciação das melodias, muitas delas totalmente influenciadas pela escola setentista. Isso, somado a uma produção menos floreada, faz com que tudo remeta diretamente àqueles que são considerados por muitos como seus melhores trabalhos – "Till Fjälls" (98), "Ödemarkens Son" (99) e "Cosmic Genesis" (00).

Como vocalista, Vintersorg é reconhecido como um dos melhores do gênero e continua a impressionar, tanto pelo equilíbrio como o controle entre as linhas ríspidas e limpas, além dos refrões emocionantes, características exploradas com tanto bom gosto em "Klippor Och Skär", por exemplo. Ainda que tudo esteja combinado e funcione a contento, "Mörk Nebulosa", "Stjärndyrkan" e "Palissader" são tão grudentas que se sobressaem em meio ao repertório. E já deu para sacar que tudo é cantado em sueco, certo?

Depois de uma fase onde muito se experimentou, é ótimo voltar a admirar a envolvente musicalidade oferecida por "Jordpuls"... E, considerando que toda a discografia do Vintersorg foi lançada no Brasil – cortesia da Somber Music e Hellion Records – é de se supor que este sétimo álbum também seja disponibilizado por aqui. Os fãs do Heavy Metal extremo, intenso e elegante certamente serão gratos!

Contato: www.myspace.com/vintersorganic

Formação:
Vintersorg - voz, guitarra, violão, baixo, teclados, Hammond, bateria programada e efeitos
Mattias Marklund - guitarra

Vintersorg – Jordpuls
(2011 / Napalm Records – importado)

01. Världsalltets Fanfar
02. Klippor Och Skär
03. Till Dånet Av Forsar Och Fall
04. Mörk Nebulosa
05. Stjärndyrkan
06. Skogen Sover
07. Vindögat
08. Palissader
09. Eld Och Lågor


Outras resenhas de Jordpuls - Vintersorg

Vintersorg: Um dos melhores momentos de sua discografia

Vintersorg: Cheio de honestidade, respeito e dignidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Geologia: Os 5 lugares mais Metal do planetaGeologia
Os 5 lugares mais "Metal" do planeta


Megadeth: Perguntas e respostas e curiosidades diversasMegadeth
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Black Metal: banda brasileira fez clipe mais bizarro do universoBlack Metal
Banda brasileira fez clipe mais bizarro do universo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin