Hurtsmile: Vocal do Extreme em projeto um pouco inusitado
Resenha - Hurtsmile - Hurtsmile
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 12 de março de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O HURTSMILE é a mais nova banda do vocalista do EXTREME, Gary Cherone (aquele do VAN HALEN também). Após a turnê de promoção de "Saudades do Rock", Nuno, guitarrista do EXTREME, se envolveu com a carreira de Rihanna (isso mesmo!), dando o tempo que Gary precisava para finalizar o auto intitulado álbum do HURTSMILE, lançado em 2011. Vale ressaltar que tal estreia dividirá opiniões pela sonoridade apresentada, mas acabará por nobilitar a carreira de Gary Cherone, cuja performance é muito boa.

A banda nada mais é do que uma razoável tentativa de Gary se manter na ativa, reunindo-se com integrantes de grande proximidade com o vocalista, a começar pelo seu irmão Mark nas guitarras. Em verdade, algumas faixas são muito boas, mas nada muito ordenado. No entanto, quem disse que se deve algo assim em se tratando de rock? Provando isso, o disco abre com a descompromissada "Just War Theory", que apresenta um riff cativante, um bom trabalho de baixo e vocais bem à vontade, mostrando a forma orgânica como trabalha o HURTSMILE.
"Love Thy Neighbor" traz um andamento lento e funkeado, com refrão apoiado nos backings, sendo uma boa canção, mas normalzinha. "Kaffur (Infidel)" segue no mesmo estilo, mas com guitarras mais virtuosas como se fosse uma jam session e um refrão com backings soando misteriosos.
"Stillborn" é mais arrastada, moderna e fica de maneira até preguiçosa entre o SEBASTIAN BACH de "Angel Down" e o RAGE AGAINST THE MACHINE. "Tolerance Song" é outra faixa excêntrica, indefinível entre o nu-metal, um post-grunge e até meio hard rock. "Set Me Free", por sua vez, acaba sendo uma tentativa bem sucedida do que as duas faixas anteriormente citadas tentam, apenas por se manter mais fiel ao rock. A acústica "Painter Paint" mostra que o disco não tem uma intenção definida, apenas a de abordar o que os músicos acham interessante, sem manter uma linha mestra. Igualmente como as modernas, "Jesus Would Meet Me" é uma acústica que funciona melhor, mais propositada e trabalhada que a antecessora.
"Slave" mantém o bom trabalho de baixo, alguns efeitos nas vozes e consegue contrapor modernidade, a sutileza do andamento lento e bonito e ainda algumas orquestrações, sendo a faixa que, em minha opinião, aproveita melhor o estilo diferente que o HURTSMILE tentou construir. "Beyond The Garden / Kicking Against The Goads" é outra lenta que acrescenta de novidade apenas algumas instrumentações mais experimentais, enquanto que a seguinte, "Just War Reprise", é a versão reggae da música introdutória, mostrando a falta de escrúpulos desse trabalho. "The Murder Of Daniel Faulkner (4699)" é outra acústica melhor que as anteriores por ser mais reflexiva, até mesmo pelo tema sobre o qual versa. Aliás, as letras são outra constante positiva do álbum, não cabendo aqui detalhar a história por trás de cada faixa.
Nem tão recomendado aos fãs de EXTREME, mas a quem gosta dos vocais de Gary Cherone ou até dos improvisos de Nuno, cuja influência é notável... há ainda quem diga que há toques de LED ZEPPELIN, ALICE IN CHAINS e VAN HALEN nesse trabalho. Certeza mesmo é de que se trata de um disco para os hard rockers mais abertos a novas sonoridades. Após a audição desse "Hurtsmile", descobri que não estou nesse grupo, nem tanto pela falta de consistência, mas pelos estilos incompatíveis envolvidos nessa mescla. Resta-me, portanto, aguardar se o projeto terá continuação e se tomará um direcionamento mais específico.
Integrantes:
Gary Cherone – vocais
Mark Cherone – guitarras
Joe Pessia – baixo
Dana Spellman – bateria
Faixas:
01 – Just War Theory
02 – Stillborn
03 – Love Thy Neighbor
04 – Kaffur (Infidel)
05 – Painter Paint
06 – Tolerance Song
07 – Set Me Free
08 – Jesus Would You Meet Me
09 – Slave
10 – Beyond The Garden / Kicking Against The Goads
11 – Just War Reprise
12 – The Murder Of Daniel Faulkner (4699)
Gravadora: Frontiers
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Diva Satanica fala sobre ódio online: "São sempre as mesmas pessoas"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"
Como o Guns N' Roses torrou 50 milhões de reais gravando o clipe mais caro da história
A banda de rock dos anos 1980 que vendeu 4700 ingressos em SP e só 219 no RJ


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



