4th Frontier: Rock com Metal Melódico e música Pop
Resenha - A Quarta Fronteira - 4th Frontier
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 10 de março de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há dúvidas de que diversas tendências dentro do rock já se encontram saturadas. O metal melódico viu o seu ápice e encontrou a sua queda. Do mesmo modo, a galinha de ovos de ouro de nomes como EVANESCENCE chegou ao seu fim. Entretanto, ainda existem bandas que conseguem aproveitar o que muitas outras exploraram à exaustão. Os mineiros da 4TH FRONTIER chegam ao seu primeiro disco unindo o rock com um quê de metal melódico e música pop. A sonoridade dos caras mostra bons momentos em "A Quarta Fronteira".

Com mais de quatro anos de estrada, a 4TH FRONTIER consolidou o seu primeiro álbum, intitulado "A Quarta Fronteira", que chegou recentemente às lojas. A banda, que investe em uma sonoridade verdadeiramente rock n’ roll, mas com um contorno forte da música pop (e consequentemente um apelo mais comercial), deve enfrentar certa resistência por parte do público. Não porque a banda não mostre qualidade técnica no seu registro. De certo modo, a ausência mais determinante na obra do quarteto é o impacto das suas músicas. A maioria das composições é rasteira, por mais que Mila Amorim (vocal), Daniel Christian (guitarra), Eder Monteiro (baixo) e Fabio Lebran (bateria) se esforcem para proporcionar uma boa impressão. Por mais que queiram andar pela mesma estrada que bandas como EVANESCENCE e PARAMORE construíram no passado, o caminho do 4TH FRONTIER deverá ser um pouco mais longo.
No entanto, certas características de "A Quarta Fronteira" chamam a atenção de imediato. A primeira delas (e mais evidente) é o uso do português como idioma. O grupo, que possui o mesmo repertório em inglês que será lançado em breve, mostra uma nítida preocupação em se diferenciar das suas duas maiores referências, sobretudo no mercado brasileiro. Por outro lado, acredito que a insistência em aproveitar as referências do pop/rock prejudicou a qualidade final do disco. A música de abertura, "Algemas", possui melodias que a aproximam dessa tendência, mas não consegue se sobressair, como muitas outras faixas do disco. No entanto, "Insanidade", com guitarras mais usadas pelo heavy metal, dá uma interessante roupagem pesada à proposta do quarteto mineiro.
A cadenciada "Em Busca do Amor" mostra muito bem que as referências do pop/rock funcionam a partir do momento em que a 4TH FRONTIER investe em intensidade emotiva. Do lado oposto, "A Quarta Fronteira" e "Fim da Estação" até possuem execuções impecáveis, mas estão distantes dos principais destaques do álbum. O disco, que iniciou com faixas interessantíssimas, perde um pouco do pique na sua continuidade. Na sequência, "Visão Digital" e "Veloz" novamente caem no senso comum do gênero mais íntimo ao pop/rock, sobretudo pela ausência do que a banda mostra com uma competência acima da média – o peso do heavy metal. Por mais que Mila Amorim possua uma voz incrível, "Destino" é outra faixa que deve passar em branco.
Do mesmo modo, não há como apontar "Mentiras" como um provável destaque de "A Quarta Fronteira". Em compensação, a intensidade e as características do metal retornam muito bem em "Fantasmas", que comprova de uma vez por todas que Mila Amorim é uma das cantoras mais competentes do underground brasileiro. O trabalho do 4TH FRONTIER se recupera na reta final do disco e a introdução com um quê de FOO FIGHTERS inicia uma das faixas mais bacanas do repertório. "Domínio" varia momentos mais cadenciados com outros mais intensos, com direito a muitos riffs metálicos e pesados. Por fim, "Novo Começo" é uma bonita balada construída a partir de violões, mas suspeito que a fórmula não proporcione um resultado de impacto.
No encerramento dessa resenha, quero deixar claro que as críticas a "A Quarta Fronteira", sobretudo sobre a falta de impacto das composições, só foram feitas porque a banda mostrou muita qualidade técnica. O debut da 4TH FRONTIER mostra uma banda muito competente e cuidadosa, o que proporcionou um excelente registro em estúdio. O quarteto mineiro certamente possui um futuro brilhante, mas acho que para se destacar aos demais nomes do gênero eles precisam elaborar com maior precisão as suas composições. De repente, o primeiro passo para isso seria investir em músicas mais longas e detalhadas. Embora isso se mostre necessário, a 4TH FRONTIER é uma interessantíssima indicação caso você queira conhecer uma banda nova (e de qualidade).
Site: www.4thfrontier.com.br
Track-list:
01. Algemas
02. Insanidade
03. Em Busca do Amor
04. A Quarta Fronteira
05. Fim da Estação
06. Visão Digital
07. Veloz
08. Destino
09. Mentiras
10. Fantasmas
11. Domínio
12. Novo Começo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A opinião de Prika Amaral (Nervosa) sobre o jornalista Regis Tadeu
A música do Kiss escrita por Gene Simmons que Paul Stanley não gosta
Lobão faz ranking com seus cinco guitarristas favoritos de todos os tempos

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



