Firewind: Não chega a comprometer, mas poderia ser melhor
Resenha - Days of Defiance - Firewind
Por Ricardo Seelig
Postado em 04 de março de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sexto álbum do Firewind, "Days of Defiance", lançado em outubro de 2010, é o primeiro disco do grupo grego após o anúncio da entrada de seu guitarrista, o virtuoso Gus G., na banda de Ozzy Osbourne, substituindo Zakk Wylde. Ou seja, os olhos e ouvidos do mundo estão sobre "Days of Defiance", e o resultado é apenas mediano.
Firewind - Mais Novidades
"The Ark of Lies" abre os trabalhos reciclando ideias já exploradas com um brilhantismo muito maior pelo próprio Firewind. "World On Fire" tem um ótimo riff e é uma boa composição, recolocando o álbum nos trilhos. O mesmo vale para "Chariot", com um andamento de baixo e bateria que é puro Iron Maiden. Aliás, o estilo de Gus G., sempre baseando as canções em riffs, dá uma bem-vinda característica hard rock ao CD.
"Embrace the Sun" é outra que soa apenas mediana, ressuscitando, por exemplo, conceitos explorados à exaustão por grupos de power metal da segunda metade dos anos 1990. O mesmo vale para "Heading for the Dawn", que deve cair no gosto dos fãs, mas parece saída dos primeiros trabalhos do Hammerfall.
A balada "Broken" surpreende e é uma das melhores faixas, alternando com maestria momentos mais calmos com trechos mais agressivos. "Cold as Ice" puxa as influências hard da banda para o primeiro plano e é, provavelmente, a melhor do álbum, com o grupo soando coeso e com todas as peças nos lugares certos. O mesmo ocorre com "Kill in the Name of Love", onde o destaque é o vocalista Apollo Papathanasio, em sua melhor performance em todo o disco.
A instrumental "SKG" revela uma faceta interessante do Firewind e é um destaque inequívoco de "Days of Defiance", com solos muito bons de Gus G. e do tecladista Bob Katsionis. "Losing Faith", a faixa mais pesada do disco, também garante momentos de alegria aos metalheads.
O que incomoda em "Days of Defiance" é que ele é um álbum bastante inferior tanto a "Scream" (a estreia de Gus com Ozzy) quanto a "Return to Zero" (o debut de Apollo no Spiritual Beggars). O Firewind é uma boa banda, não há dúvida disso, e faz um tipo de som que cai facilmente no gosto de qualquer pessoa que curte heavy metal, mas, indiscutivelmente, o sinal amarelo acende - forte e reluzente - quando o seu próprio disco é nitidamente inferior aos álbuns das bandas paralelas de seus integrantes.
Não chega a comprometer, mas que poderia ser melhor, poderia.
Faixas:
1 The Ark of Lies
2 World on Fire
3 Chariot
4 Embrace the Sun
5 The Departure
6 Heading for the Dawn
7 Broken
8 Cold as Ice
9 Kill in the Name of Love
10 SKG
11 Losing Faith
12 The Yearning
13 When All Is Said and Done
Outras resenhas de Days of Defiance - Firewind
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
O que aconteceu no túmulo de Ozzy Osbourne que levou Kelly a uma prática milenar
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A banda de rock que multiplicou cachê por 20 após viralizar
A história por trás do nome AC/DC segundo Dave Evans, primeiro vocalista da banda
Ritchie Blackmore: quais são os seus cinco guitarristas preferidos?
A resposta de Humberto Gessinger após Frejat questionar muitas formações dos Engenheiros



Firewind anuncia novo álbum de estúdio, "Gods, Myths & Titans"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



