Após deixar o Metalium, vocalista Henning Basse retorna ao Firewind
Por João Renato Alves
Postado em 21 de novembro de 2025
O guitarrista Gus G confirmou uma nova mudança de vocalista no Firewind. O vocalista alemão Henning Basse reassume o microfone principal, que já havia sido seu entre 2015 e 2020 – além de uma breve aparição em 2007 como substituto temporário para uma turnê.
Firewind - Mais Novidades
O frontman teve sua saída do Metalium anunciada recentemente. Ele fez parte de todas as atividades do grupo até o momento. As audições para cantores estão ocorrendo. Mais detalhes no link abaixo.
Disse Gus em mensagem online: "Muita coisa aconteceu. Parece que foi um ano tranquilo para o Firewind, mas nada disso. Foi um ano cheio de acontecimentos e estamos nos preparando para muita coisa em 2026. Amanhã vamos divulgar um grande comunicado à imprensa... Mas a grande notícia que queremos compartilhar primeiro é que Herbie está fora da banda. Não sei se será uma surpresa para alguns de vocês. Mas para quem nos acompanha, talvez não seja uma surpresa tão grande, porque já tivemos vocalistas entrando e saindo, como sabem."
A seguir, instrumentista grego explicou o motivo da troca. "Queremos desejar tudo de bom para Herbie Langhans pelo tempo que passou na banda e pela música que fizemos juntos. Ele estava muito ocupado com o Avantasia e nós tínhamos agendas lotadas, sempre entravam em conflito e tivemos que tomar decisões. É um cara ótimo. Um cantor incrível. Contribuiu muito para a banda, mas o show tem que continuar. E temos muitos planos para o próximo ano. Temos alguns festivais muito bons agendados. Estamos trabalhando em um novo álbum. Estamos planejando mais turnês para 2026 e 2027 e, ao mesmo tempo, queremos anunciar o novo vocalista."
Em relação à volta de Basse, Gus declarou: "Se vocês são novos por aqui, podemos contar algumas coisas sobre o Henning. Ele começou na banda há muito tempo, em 2007. Participou da turnê mundial do 'Allegiance'. Depois, se juntou à banda definitivamente em 2015. Gravamos um álbum juntos chamado 'Immortals', que é um dos melhores álbuns de nossa carreira. Fizemos várias turnês e, em 2020, seguimos caminhos diferentes por motivos diversos, mas mantivemos a amizade. Pensamos que este era o momento perfeito para ligar para o Henning, ver o que ele estava fazendo e se estaria interessado em trabalhar conosco novamente. Felizmente, ele topou."
O frontman também deixou um recado. "Estou de volta e muito feliz com isso. Temos uma ótima química na banda. Nos conhecemos há muito tempo e estou muito contente. Além de todas as turnês, sou coach vocal e cantor de estúdio. Faço isso para viver, mas não tenho planos de fazer outro projeto com banda ao vivo porque esta é a prioridade e quero fazer isso enquanto pudermos... É a melhor coisa que me aconteceu, independentemente do que tenha se passado. Todos os anos ruins ficaram para trás, agora está muito melhor. Então, sim, este é o futuro."
O álbum mais recente do Firewind, "Stand United", saiu em 2024. O trabalho chegou ao Top 50 nas paradas da Alemanha e Suécia. A formação atual da banda ainda conta com o baixista Petros Christodoulidis e o baterista Johan Nunez.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater

Metalium anuncia saída do vocalista Henning Basse e abre audições para substituto
Loudwire: Gus G. toca seus riffs preferidos (vídeo)
A música de Ozzy que Gus G considera uma das melhores da história do Heavy Metal


