Melechesh: certo burburinho na cena Black Metal mundial
Resenha - Epigenesis - Melechesh
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de novembro de 2010
Hoje em dia, existem duas vertentes no Black Metal. De um lado, as bandas adeptas de um som mais raiz, e como já foi citado aqui, o saldo tem sido bem positivo por este lado; do outro lado, bandas que ousam ir além, que buscam fazer trabalhos inovadores, alguns dignos de nota, e outros, nem tanto assim.

Vindos de Jerusalém, em Israel, embora nenhum membro da banda seja de fato daquele país, e agora radicados na Holanda, devido a perseguições da polícia, já que usam temas que deixam o povo de lá de cabelos em pé e faz rabinos engasgarem em seus sermões, por fazerem referências a culturas cujos povos escravizaram o povo hebreu na antigüidade (egípcios, sumérios e babilônicos), o quarteto MELECHESH, cujo nome significa ‘Rei do Fogo’, pela junção das palavras de origens aramaica e hebráica Melech (‘Rei’) e Esh (‘Fogo’), e cuja pronuncia mais comum é ‘Melekesh’, já tem causado um certo burburinho na cena Black Metal mundial, justamente por ter uma musicalidade inovadora, usando elementos folk daquela região em sua música brutal e bem trabalhada, o que lhes rendeu bastante reconhecimento, ao ponto de serem contratados pela Nuclear Blast Records, e desta fusão, nasceu ‘The Epigenesis’, cujo nome é usada para designar ‘a idéia filosófica/teológica/esotérica de que, desde que a mente é dada ao ser humano, é este impulso criativo original, a epigênese, que é a causa de todo o nosso desenvolvimento’.
A arte é muito bem feita, planejada em cada mínimo detalhe, de alta qualidade como é de costume das produções da NBR, e quando o CD começa a rolar, tem-se uma surpresa: a produção sonora, feita em Istambul, na Turquia, deixou o MELECHESH mais seco, agressivo, e os toques regionais ainda estão lá, embora em menor profusão que antes. A música da banda está mais metalizada e intensa, lembrando um pouco o que o ABSU americano já fez em alguns CDs (e por uma estranha coincidência do destino, Sir Proscriptor já fez parte da banda por algum tempo e tocou, inclusive, nos álbuns ‘Djinn’ e ‘Sphynx’, além do EP ‘The Ziggurat Scrolls’). Pode ser que alguns fãs reclamem um pouco a princípio, mas garanto que a essência da banda não foi maculada.
Há músicas cadenciadas e bem climáticas como ‘Ghouls of Niniveh’, que abre o CD, ‘The Magickan and the Drones’, com ótimos toques árabes; ‘Sacred Geometry’, onde a variação entre candência, com peso e harmonia absurdos, e velocidade no escopo da banda, com guitarras faiscantes e o vocal declama as letras de forma esplêndida; e a belíssima ‘The Magickan And The Drones’, outra onde as variações de andamento são de saltar os olhos, e que bela dupla de guitarras essa!
Mas temos outras músicas mais velozes e furiosas, mas igualmente soberbas, como a excelente ‘Grand Gathas of Baal Sin’, ‘Defeating the Giants’, que é bem brutal, apesar dos arranjos de guitarra árabe no início, e onde a cozinha rítmica mostra um nível que deixaria muita banda conhecida com inveja; e a ótima e esporrenta e hiper variada ‘Illumination: The Face Of Sham’, em que os andamentos variam bastante. E uma linda instrumental extremamente árabe, ‘A Greater Chain Of Being’, introduz a faixa mais maravilhosa do CD, uma verdadeira obra-prima: a épica ‘The Epigenesis’, com mais de 12 minutos de muita cadência, peso absurdo e trampo inquestionável, brutalidade e riffs matadores. Se a banda precisasse se apresentar com uma faixa, seria essa, e ponto final.
Este CD é daqueles que merecem muita atenção, pois garanto que o investimento é válido, acima de qualquer dúvida, e Melechesh Ashmedi (vocais, guitarras, baixo, teclados e percursão), Moloch (guitarras e bouzouki, um instrumento regional grego), Rahm (baixo), e Xul (bateria e percussão) estão de parabéns, pois com ‘The Epigenessis’, a banda deu, com plena certeza, mais um passo para ser reconhecida com um dos grandes titãs do Black Metal com influências de folk music regional, seja lá de que país ou continente for.
Tracklist:
01. Ghouls Of Nineveh
02. Grand Gathas of Baal Sin
03. Sacred Geometry
04. The Magickan and the Drones
05. Mystics of the Pillar
06. When Halos of Candles Collide
07. Defeating the Giants
08. Illumination - The Face of Shamash
09. Negative Theology
10. The Greater Chain of Being (instrumental)
11. The Epigenesis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
A canção do Engenheiros do Hawaii que só foi pra frente por causa da Legião Urbana
Bruce Dickinson diz que Iron Maiden rejeitou "Tears Of The Dragon"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



