Fresh Meat: honrando com méritos o mestre do Death
Resenha - Still I Breath - Fresh Meat
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de novembro de 2010
Desde que foi lançado em 1987, ‘Scream Bloody Gore’, lendário CD de estréia do não menos lendário DEATH, instalou as bases do que hoje conhecemos musicalmente por Death Metal, tanto musical quanto visual e liricamente falando, pois vez por outra, as referências surgem aos montes em bandas de lá para cá. A presença de Chuck, 9 anos após sua trágica morte, é sensível a todos, muitas vezes gerando pupilos que copiam deslavadamente o que foi feito por eles em cada um de seus discos, ou outros que entendem a lição e a aplicam muito bem, honrando com méritos o mestre.

E os cariocas do FREASH MEAT estão neste segundo grupo.
A banda, composta neste EP por Bruno Ferreira (vocal), Felipe "Mancha" Nascimento (guitarra), Djavan Fernandes (guitarra / vocal, que deixou já deixou a banda), Paulo Octavio (baixo) e Mauro "Morg" Duarte (bateria, ex-UNEARTHLY, que também já deixou a banda) não tenta ser muito inovador, investindo na fórmula mais tradicional, da mesma forma que outros conhecidos do DECAPITATED, CANNIBAL CORPSE, MORBID ANGEL e DYING FETUS, mas a não se engane: o FRESH MEAT não é um clone, pois existe personalidade no som deles, bastando atenção para percebê-la.
Uma intro bem macabra que nos trás à mente o clima das obras de John Carpenter e Clive Barker, de franquias como Sexta-Feira 13 e Halloween, ‘Thormoskopianz’, abre o EP, para então entrar ‘Carbonized Still I Breath’, uma música em que há alternância entre momentos velozes e outros mais up-tempo, mas extremamente brutal e apresentando boa técnica. Bons solos, bases peso-pesadas, vocais vomitados no melhor estilo. Os mesmos elementos se fazem presentes em ‘An Invitation to the Bloodfest’, a segunda faixa, que põem a casa abaixo, onde os berros de Bruno e as conduções de Mauro dão um toque especial à música.
Espero ouvir mais coisas da banda em breve, pois seu trabalho tende a evoluir muito, já que fica claro no EP que a banda vai render mais e mais.
Em tempo: após as saídas de Djavan e Mauro, eles ficaram reduzidos a um quarteto, e nas baquetas, agora está Vitor Arante (ex-HATEFULMURDER, que gravou com eles o Demo CD ‘When the Slaughter Begins’).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Whitesnake anuncia relançamentos em vinil dos seus álbuns mais bem-sucedidos
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
Ouça "Run", nova música solo da vocalista Floor Jansen (Nightwish)
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O apelido maldoso que Humberto Gessinger ganhou por ser loiro de cabelos grandes
As regras do Black Metal
Guns N' Roses: a famosa trilogia de clipes do grupo


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



