Armored Saint: versátil e mais leve que o de costume
Resenha - La Raza - Armored Saint
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 13 de outubro de 2010
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que não gostei quando o ANTHRAX anunciou suas voltas com Belladonna (isso sem mencionar o Dan Nelson), que parece ir bem à frente da banda agora. Sempre torci pela permanência de John Bush, ótimo vocalista. Apesar disso, em seu lugar também não voltaria após toda a polêmica que circunda a banda nos últimos anos. Fora do ANTHRAX, John Bush retoma o excelente ARMORED SAINT, sua banda desde 82 , e, em 2010, lança o sexto álbum de estúdio do grupo, sob a alcunha de "La Raza".

Com ótimos antecessores, como "Raising Fear" e "Symbol of Salvation", a expectativa sobre "La Raza" era grande. Apesar disso, a banda parece ter optado por mostrar toda sua versatilidade, o que impossibilita um julgamento à luz do tradicional estilo da banda. Em seu recente lançamento, o grupo parece ter abandonado o seu heavy metal tradicional para apostar em canções simplesmente rock. Obviamente, algumas faixas são muito boas, mas se perdeu aquela peculiaridade do ARMORED SAINT, que passou a ser uma banda de rock convencional com ótimos instrumentistas e vocalista.
Entretanto, algumas inovações positivas são as orquestrações introduzidas no início de certas músicas, como na boa "Loose Cannon" e na melhor faixa do álbum, "Head On". A faixa título, "La Raza", explora bem o lado melódico, com bela performance de John Bush e pequenas experimentações que incluem passagens com percussão e uma guitarra frenética. "Blues" é outra faixa em que o vocalista se destaca, conduzindo com propriedade o andamento mais suave.
Já "Left Hook From Right Field", mesmo mantendo o nível das aberturas, tem um instrumental menos trabalhado que já começa a substituir o metal pelo rock, até se atingir o ápice em "Chilled", uma das faixas mais leves da banda, soando bem comercial e radiofônica, assim como "Black Feet". Não que sejam faixas ruins, mas não combinam com o que a banda faz de melhor. "Little Monkey" imprime velocidade, mas flerta mais com o punk ao invés de retornar ao thrash tão cativante na voz de John. O lado mais funky, que permeia várias faixas, aparece na bem mesclada "Bandit Country", que parece reunir as várias influências presentes neste "La Raza".
Ao fim da audição, conclui-se que o grupo está em boa forma, mas tem-se a ilusão de ter-se ouvido outra banda. Fazendo-se uma analogia, pode-se considerar o "La Raza" o que o "Risk" foi para o MEGADETH. Não são álbuns ruins tecnicamente, mas foram ou serão bombardeados pela crítica por se desviarem do esperado e do clássico dessas bandas. Como fã do antigo ARMORED SAINT, torço para que o grupo tenha o mesmo destino do MEGADETH, ou seja, que volte a fazer seu som característico nos próximos álbuns, mesmo tendo apreciado o novo som da banda – apesar da nota baixa, que considera também a expectativa que se tinha acerca desse trabalho.
Integrantes:
John Bush - Vocal
Jeff Duncan - Guitarra
Phil Sandoval - Guitarra
Joey Vera - Baixo
Gonzo Sandoval - Bateria
Faixas:
1. Loose Cannon
2. Head On
3. Left Hook From Right Field
4. Get Off The Fence
5. Chilled
6. La Raza
7. Black Feet
8. Little Monkey
9. Blues
10. Bandit Country
Gravadora: Metal Blade Records
Site oficial: armoredsaint.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Slayer: a macabra e insana história por trás da música "213"
Guitarra: o riff mais popular de todos os tempos (vídeo)
Bruce Dickinson teve em "Number Of The Beast" o mesmo problema de Dio em "Heaven And Hell"

Armored Saint anuncia novo álbum, "Emotion Factory Reset"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



