Armored Saint: versátil e mais leve que o de costume
Resenha - La Raza - Armored Saint
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 13 de outubro de 2010
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que não gostei quando o ANTHRAX anunciou suas voltas com Belladonna (isso sem mencionar o Dan Nelson), que parece ir bem à frente da banda agora. Sempre torci pela permanência de John Bush, ótimo vocalista. Apesar disso, em seu lugar também não voltaria após toda a polêmica que circunda a banda nos últimos anos. Fora do ANTHRAX, John Bush retoma o excelente ARMORED SAINT, sua banda desde 82 , e, em 2010, lança o sexto álbum de estúdio do grupo, sob a alcunha de "La Raza".

Com ótimos antecessores, como "Raising Fear" e "Symbol of Salvation", a expectativa sobre "La Raza" era grande. Apesar disso, a banda parece ter optado por mostrar toda sua versatilidade, o que impossibilita um julgamento à luz do tradicional estilo da banda. Em seu recente lançamento, o grupo parece ter abandonado o seu heavy metal tradicional para apostar em canções simplesmente rock. Obviamente, algumas faixas são muito boas, mas se perdeu aquela peculiaridade do ARMORED SAINT, que passou a ser uma banda de rock convencional com ótimos instrumentistas e vocalista.
Entretanto, algumas inovações positivas são as orquestrações introduzidas no início de certas músicas, como na boa "Loose Cannon" e na melhor faixa do álbum, "Head On". A faixa título, "La Raza", explora bem o lado melódico, com bela performance de John Bush e pequenas experimentações que incluem passagens com percussão e uma guitarra frenética. "Blues" é outra faixa em que o vocalista se destaca, conduzindo com propriedade o andamento mais suave.
Já "Left Hook From Right Field", mesmo mantendo o nível das aberturas, tem um instrumental menos trabalhado que já começa a substituir o metal pelo rock, até se atingir o ápice em "Chilled", uma das faixas mais leves da banda, soando bem comercial e radiofônica, assim como "Black Feet". Não que sejam faixas ruins, mas não combinam com o que a banda faz de melhor. "Little Monkey" imprime velocidade, mas flerta mais com o punk ao invés de retornar ao thrash tão cativante na voz de John. O lado mais funky, que permeia várias faixas, aparece na bem mesclada "Bandit Country", que parece reunir as várias influências presentes neste "La Raza".
Ao fim da audição, conclui-se que o grupo está em boa forma, mas tem-se a ilusão de ter-se ouvido outra banda. Fazendo-se uma analogia, pode-se considerar o "La Raza" o que o "Risk" foi para o MEGADETH. Não são álbuns ruins tecnicamente, mas foram ou serão bombardeados pela crítica por se desviarem do esperado e do clássico dessas bandas. Como fã do antigo ARMORED SAINT, torço para que o grupo tenha o mesmo destino do MEGADETH, ou seja, que volte a fazer seu som característico nos próximos álbuns, mesmo tendo apreciado o novo som da banda – apesar da nota baixa, que considera também a expectativa que se tinha acerca desse trabalho.
Integrantes:
John Bush - Vocal
Jeff Duncan - Guitarra
Phil Sandoval - Guitarra
Joey Vera - Baixo
Gonzo Sandoval - Bateria
Faixas:
1. Loose Cannon
2. Head On
3. Left Hook From Right Field
4. Get Off The Fence
5. Chilled
6. La Raza
7. Black Feet
8. Little Monkey
9. Blues
10. Bandit Country
Gravadora: Metal Blade Records
Site oficial: armoredsaint.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Erik, do Watain, sobre o metal atual: "Não me sinto parte dessa cena"
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
O dia em que Cronos, do Venom, ganhou um beijo de Kate Bush
Kirk Hammett toma capote enquanto Metallica toca "Seek & Destroy"
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O hit do Van Halen que Sammy Hagar se recusava a cantar quando entrou na banda
O guitarrista que recusou tocar em um dos grandes álbuns do rock Brasil dos anos 80
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar


As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
John Bush sobre criar música: "Você imita, você rouba. Todo mundo faz um pouco"
O disco mais importante do Armored Saint, segundo o baixista Joey Vera
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



