Matérias Mais Lidas

Rock in Rio: há 30 anos, Axl Rose exigia VJ desconhecida da MTV para entrevistá-loRock in Rio
Há 30 anos, Axl Rose exigia VJ desconhecida da MTV para entrevistá-lo

Iced Earth: Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de voltaIced Earth
Fãs que apoiaram vaquinha de Schaffer querem dinheiro de volta

Iced Earth: Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao CapitólioIced Earth
Jon Schaffer se entrega e é preso por estar em invasão ao Capitólio

Iced Earth: fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no CapitólioIced Earth
Fotos mostram Jon Schaffer segurando spray de urso no Capitólio

Iced Earth: veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir CapitólioIced Earth
Veja as seis acusações que Jon Schaffer enfrenta por invadir Capitólio

AC/DC: eles tentavam cooptar fãs antes de viciarem em Pink Floyd na faculdadeAC/DC
Eles tentavam cooptar fãs antes de viciarem em Pink Floyd na faculdade

Paul Stanley: não consegue cantar Kiss e se arrisca no R&B? Saiba a resposta delePaul Stanley
Não consegue cantar Kiss e se arrisca no R&B? Saiba a resposta dele

Phil Spector: Brilhante produtor, péssimo marido, diz ex-esposa Ronnie SpectorPhil Spector
"Brilhante produtor, péssimo marido", diz ex-esposa Ronnie Spector

Inesquecíveis: 50 grandes sucessos do rock e do metal que nunca saem de modaInesquecíveis
50 grandes sucessos do rock e do metal que nunca saem de moda

Robert Fripp: novo cover de Billy Idol, agora com esposa vestida de cheerleaderRobert Fripp
Novo cover de Billy Idol, agora com esposa vestida de cheerleader

Van Halen: Michael Anthony diz que Eddie era uma pessoa muito humildeVan Halen
Michael Anthony diz que Eddie era uma pessoa muito humilde

Épicas: 10 músicas com mais de 10 minutos de duração (e nenhuma é do Dream Theater)Épicas
10 músicas com mais de 10 minutos de duração (e nenhuma é do Dream Theater)

Iron Maiden: debilitado, Paul Di'Anno depende de vaquinha virtual para fazer cirurgiaIron Maiden
Debilitado, Paul Di'Anno depende de vaquinha virtual para fazer cirurgia

Phil Spector: Produtor, que estava preso por assassinato, morre de COVID-19Phil Spector
Produtor, que estava preso por assassinato, morre de COVID-19

In Flames: Peter Iwers diz que não se arrepende de ter saído da bandaIn Flames
Peter Iwers diz que não se arrepende de ter saído da banda


Matérias Recomendadas

Elvis Presley: De que ele morreu?Elvis Presley
De que ele morreu?

Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron MaidenFotos de Infância
Bruce Dickinson, do Iron Maiden

Drogas: As melhores músicas sobre o temaDrogas
As melhores músicas sobre o tema

Black Sabbath: O acidente que tirou as pontas dos dedos de IommiBlack Sabbath
O acidente que tirou as pontas dos dedos de Iommi

Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Tunecore

Smiths: um dos grandes representantes da década de 80?

Resenha - Queen Is Dead - Smiths

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Elias Rodigues Emidio.
Enviar Correções  


Os anos 60 foram indubitavelmente dominados pelos Beatles. Nos anos 70 Pink Floyd e Led Zeppelin disputavam as primeiras posições nas paradas de sucesso. É inquestionável a importância destas décadas para o Rock e até hoje elas se mostraram os períodos mais frutíferos em termos de qualidade musical. Mas e a década de 80? Quem poderia ser considerada o grande representante deste importante período histórico?

Para muitas pessoas a década de 80 representou um período de pastiche para o Rock, no qual novas bandas surgidas apenas se contentavam em reciclar a sonoridade musical das duas décadas anteriores. Entretanto, as pessoas que afirmam isto provavelmente se esquecem de que neste período surgiram artistas de muito sucesso que realmente reciclavam o Rock das décadas passadas, mas mantinham um estilo único, de modo que o Rock da década de 80 possui um conjunto de características particulares intrínsecas àquele período. Nessa década tivemos muitas figuras ilustres no cenário do Rock como: The Police, The Specials, New Order, Joy Division, Sonic Youth, U2 (na época sem todo esse messianismo de hoje em dia e com inspiração de sobra), o descomunal Echo & The Bunnymen, entre vários outros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O objeto desta resenha é o disco que muitos consideram como sendo o melhor trabalho do grupo que é considerado o maior representante do Rock oitentista. "The Queen Is Dead" é o terceiro álbum da inglesa The Smiths lançado no ano de 1986.

"The Queen Is Dead" marca um amadurecimento musical dos Smiths em relação aos álbuns anteriores os não menos clássicos "The Smiths" de 1984 e "Meat Is Murder" de 1985. O vocalista Morrissey estava em uma fase muito inspirada como compositor e compôs letras maravilhosas (vale muito a pena dar uma conferida nas letras deste disco). Além disso, o guitarrista Johnny Mars deu uma grande elevada na sonoridade do grupo ao realizar um trabalho mais elaborado nas guitarras, abandonando definitivamente os arranjos mais simples dos primeiros discos da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não devemos também desmerecer a cozinha do The Smiths, a saber, o baixista Andrew Rourk e o baterista Mike Joyce, que realizaram um trabalho magnífico que embora apareça bem pouco durante a audição do disco formam a cama perfeita para as incríveis atuações de Morrissey e Mars.

O disco abre magistralmente com a faixa homônima que dá titulo ao álbum "The Queen Is Dead" de longe uma das grandes composições do disco como que um aviso ao ouvinte, "A rainha está morta" uma clara referência à decadência social da aristocracia britânica. A canção faz ferrenhas criticas a sociedade inglesa de seu período e possui uma introdução fantástica com um clima bem festivo que se torna mais sombrio à medida que os instrumentos e os vocais vão sendo "acrescentados" à canção. Em resumo: Um dos maiores clássicos do grupo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sequência uma canção que mostra um lado mais desconhecido dos Smiths "Frankly Mr. Shankly" tem uma letra bem humorada e ao que parece autobiográfica, com criticas aos donos de gravadoras que faziam forte pressão sobre a banda pelo fato de Morrissey não gostar da produção de videoclipes musicais para a então recente emissora MTV. Uma canção que merece ser ouvida, apesar de não ser tão famosa quanto outras músicas do disco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"I Knows It’s Over" possui uma melodia extremamente simples, o que dá maior ênfase a uma incrível interpretação de Morrissey. A canção ainda tem uma letra belíssima (na realidade uma de pedida de alguém para sua mãe) capaz de comover qualquer bom apreciador de boa música. Sem dúvidas, uma das maiores canções do disco.

"Never Had No One Ever" possui uma melodia mais lenta em relação a faixa anterior com um excelente trabalho nas guitarras e uma letra bem interessante nos contando a história de uma personagem que sofre com a questão da timidez, mais uma canção de cunho intimista escrita por Morrissey.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Cemetry Gates" narra a história de amigos que para se divertir reúnem-se em cemitérios para discutir literatura, escrever poemas e ler livros. A letra da canção tem ainda fortes referências às acusações feitas por algumas pessoas de que Morrissey copiaria certos trechos das letras de suas músicas de outros artistas em mais uma composição bem humorada acompanhada por uma batida pop irresistível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui temos que dar uma pequena pausa pois na sequência do disco temos uma sucessão de clássicos eternizados pela banda que entra em qualquer coletânea dos anos 80 que se preze.

"Bigmouth Strikes Again" é na minha humilde opinião a melhor canção feita pelos Smiths. Com um trabalho primoroso da cozinha dos Smiths e um excepcional dueto de guitarras protagonizado por Mars e pelo músico de estúdio Craig Gannon. Além de uma das melhores composições de Morrissey que faz interessantes referências a histórica figura de Joana D’Arc e possui um sentido dúbio que dá vazão a várias interpretações (há dúvidas se o desbocado do qual a música se trata é o próprio Morrisey ou a então primeira ministra inglesa Margaret Thatcher) .

"The Boy With The Thorn In His Side" é outra composição inspiradíssima de Morrissey com um lirismo impressionante que nos convida a cantar a respeito da descrença das pessoas em relação aos sentimentos uma das outras. Com uma forte batida pop bem cara anos 80 é, sem duvidas, uma das melhores canções já feitas na história do Rock.

"Vicar In A Tutu" faz uma forte crítica à igreja ao descrever a hilária figura do padre que se veste com saiotes de bailarinas. É outra composição bem humorada de Morrissey com melodia igualmente descontraída e menos famosa que outras canções do disco, mas nem por isso menos essencial.

Dando sequência ao disco aquela que em minha humilde opinião é a segunda melhor canção já feita pelos Smiths. "There’s A Light Who Never Goes Out" tem uma letra magnífica escrita por Morrissey digna de gênio com um lirismo cativante e uma melodia igualmente emocionante tamanha a excelência alcançada pelos demais membros da banda.

Para fechar com chave de ouro "Some Girls Are Bigger Than Others" que possui a letra mais simples do disco, dando origem as mais diversas interpretações pessoais, e tem uma melodia incrivelmente pop, contrastando com a melancolia absoluta exalada pela canção anterior.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Queen Is Dead" é uma marco na história do Rock e influenciou praticamente tudo o que surgiu depois dele.

Morrissey estava em seu ápice como compositor e criou canções únicas que transmitem aos ouvintes as mais diversas sensações possíveis: seja a agonia profunda em canções como "There’s A Light Who Never Goes Out" e "I Knows It’s Over", ou a fina ironia de composições como "Cemetry Gates" e "Vicar In A Tutu".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A sonoridade deste disco é também um marco na história do Rock, pois em uma época em que o rock se encaminhava por caminhos eletrônicos, o quarteto inglês inovou ao pautar toda a sua sonoridade apenas no incomparável talento de seus integrantes.

Este álbum marcou o ápice da carreira do The Smiths e alçou a banda definitivamente ao olimpo do Rock.

Entretanto com a crescente fama do grupo cresceu também as disputas dos super egos de Morrissey e Mars o que culminaria com o lamentável fim do grupo no ano de 1987.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Disco essencial em uma coleção de Rock, de audição obrigatória para quem se diz fã de Rock & Roll.


Outras resenhas de Queen Is Dead - Smiths

The Smiths: anatomia de obra-prima relançada em edição tripla


Stamp
Receba novidades de Rock e Heavy Metal por Whats App
Anunciar no Whiplash.Net


Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Watchmojo: as 10 músicas mais difíceis de se tocar na guitarraWatchmojo
As 10 músicas mais difíceis de se tocar na guitarra

Q Magazine: os melhores dos anos 80Q Magazine
Os melhores dos anos 80


Em vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americanoEm vídeo
Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano

Separados no nascimento: Alice Cooper e GretchenSeparados no nascimento
Alice Cooper e Gretchen


Sobre Elias Rodigues Emidio.

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.