White Wizzard: repetição descarada do heavy tradicional
Resenha - Over The Top - White Wizzard
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 12 de agosto de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O WHITE WIZZARD é uma banda que estreia em 2010 com "Over The Top" e conta com o baixista e guitarrista Jon Leon como principal compositor. Talvez por isso, um dos atrativos da banda seja a grande presença do baixo nas bases das músicas. Além disso, tocam o heavy metal mais tradicional dos anos 80, com grande influência do IRON MAIDEN.

Até mesmo a produção do CD, que por sinal é boa, soa ligeiramente crua, numa busca clara em revisitar o passado. No entanto, as semelhanças com os períodos áureos de certas bandas tradicionais param por aí e o WHITE WIZZARD parece mais retomar a atualidade não muito inspirada de algumas delas. A sonoridade permanece exatamente congelada, com riffs esquecíveis, que não imprimem sua própria personalidade, com músicas sendo meros clichês. Vide o "six-six-six" de "Strike of a Viper" e o "o-ooh" em "Live Free or Die" e "40 Deuces".
Bons momentos são as boas passagens de baixo e o grande vocal de Wyatt Anderson, que mesmo não muito original, parece preparado para composições mais potentes. Vale ressaltar a performance de Wyatt em "Out of Control". Os solos de guitarra também são coerentes, sólidos e dosam bem técnica e feeling, como na faixa título, uma das melhores do álbum. Em "Death Race" e "White Wizzard", os norte-americanos fogem um pouco do lugar comum, mostrando onde devem investir, com harmônicos nas guitarras, instrumental com alguns efeitos e andamentos mais diferentes.
Um bom disco – e só isso – principalmente em se tratando de uma estreia. No entanto, para uma banda que está começando, é "chover no molhado". Com a entrada de Michael Gremio, do CELLADOR, nos vocais, mesmo com a saída de Anderson, e a entrada de Lewis Stephens nas guitarras, talvez o grupo tome mais cara de banda e descentralize de seu baixista as composições. Com mais cabeças pensando e mais criatividade, nos próximos álbuns o WHITE WIZZARD pode definir melhor o que busca e imprimir seu próprio estilo dentro sem se desvincular de suas origens. Em suma, uma banda para se ficar de olho e recomendada para quem gosta do bom e velho heavy tradicional..
Integrantes:
Wyatt Anderson – Vocais
Jon Leon – Baixo, guitarra
Erik Kluiber – Guitarra
Jesse Appelhans – Bateria, percussão
Faixas:
1. Over The Top
2. 40 Deuces
3. High Roller
4. Live Free Or Die
5. Iron Goddess Of Vengeance
6. Out Of Control
7. Strike Of The Viper
8. Death Race
9. White Wizzard
Gravadora: Earache Records
Site oficial: whitewizzard.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings
Para não humilhar o Metallica, Axl e equipe do Guns N' Roses tomaram decisão inesperada
O primeiro hit do rock nacional com palavrão no refrão que surpreendeu João Gordo

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



