Kalmah: saindo dos rígidos padrões do Melodic Death
Resenha - 12 Gauge - Kalmah
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 09 de agosto de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O KALMAH é um grupo finlandês de death metal melódico, sendo uma das grandes bandas ao lado de CHILDREN OF BODOM e NORTHER, por exemplo. Em 2010, lançam seu sexto álbum em praticamente uma década de história – sem contar a época sob o nome de ANCESTOR. E mais do que lançar muitos discos, os nórdicos o fazem com muita qualidade.

Mais uma vez, o KALMAH investe em faixas tipicamente pesadas e rápidas, por vezes com alguma influência do thrash metal, além do vocal potente e gutural que marca o estilo. O lado mais thrasher já é mostrado na abertura, "Rust Never Sleeps". A banda parece também muito à vontade com suas composições, mantendo-se equilibrada e sem se concentrar apenas em dado instrumento. Um dos grandes diferenciais do grupo é a boa dosagem dos teclados em suas músicas, como mostrado na épica "Better Not To Tell", com um instrumental mais melódico e cadenciado e com o título da faixa sussurrado potente e lentamente, e na bela e sofrida "Sacramentum".
"Swampwar" é outra que merece destaque, sendo uma das melhores faixas, incluindo vários elementos da música do KALMAH, como ótimos solos, backing vocals e um vocal mais contido e profundo. Em "Hook The Monster", tudo está perfeitamente encaixado, com cada integrante dando seu melhor, dos harmônicos das guitarras ao refrão de vozes muito bem trabalhadas. A agressividade permanece em "Bullet Are Blind" e em "Godeye", que é a aquela que melhor funde o lado épico com o caos raivoso do grupo. A faixa título, por sua vez, traz ótimo vocal, mas perto das demais acaba sendo relativamente convencional, mesmo com o início meio folk. Ainda tem-se, na versão japonesa, a ótima e engraçada "Cold Sweat", cover de THIN LIZZY – como de costume dos finlandeses, que já lançaram também "Skin O’ My Teeth", do MEGADETH.
Nesse disco, o KALMAH consegue dar brilho a suas músicas, tornando-as envolventes e memoráveis, sem perder o peso. Além disso, são trazidos traços de outros estilos, enriquecendo ainda mais seu som e levando o death metal melódico a outro patamar. Apesar da evolução natural, tem-se um único e grande ponto negativo: a curta duração do disco, que deixa aquela vontade de "quero mais". Grande álbum!
Integrantes:
Pekka Kokko – Vocais, guitarra
Antti Kokko – Guitarra
Marco Sneck – Teclados
Timo Lehtinen – Baixo
Janne Kusmin – Bateria
Faixas:
1. Rust Never Sleeps
2. One Of Fail
3. Bullets Are Blind
4. Swampwar
5. Better Not To Tell
6. Hook The Monster
7. Godeye
8. 12 Gauge
9. Sacramentum
Bônus:
10. Cold Sweat
Gravadora: Spinefarm Records
Site oficial: kalmah.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Ihsahn afirma que foi contra todas as probabilidades que o black metal virou carreira
Baixista do Napalm Death afirma que Rush é uma de suas bandas preferidas
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
A música que o The Who abandonou nos shows porque não conseguia parar de rir na hora de tocar
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
A banda de rock nacional dos anos 1980 que queda do Muro de Berlim fez cantor decidir sair
O icônico solo de David Gilmour que foi feito "de primeira, sem repetir"
A resposta de Mick Jagger sobre rockstars "patéticos" que cantam na velhice



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



