Y&T: com astral de 1980 mas longe de soarem datados
Resenha - Facemelter - Y&T
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de julho de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Y&T... Com certeza uma das mais injustiçadas bandas de Hard Rock dos Estados Unidos! Na ativa desde meados da década de 1970, a banda liberou álbuns muito bons que atingiram a respeitável marca de quatro milhões de cópias vendidas, mas, ainda assim, encontraram consideráveis dificuldades para alcançar as grandes massas. Mas isso nunca foi um motivo real para que seus fundadores, Dave Meniketti (voz e guitarra) e Phil Kennemore (baixo), desistissem de sua música.
Ainda que o ritmo de seus lançamentos tenha caído consideravelmente, aí está seu novo álbum de estúdio. Demorou meros 13 anos, mas "Facemelter" mostra como o Y&T está soando neste novo milênio. Não mudaram quase nada... Continuam com aquele astral da década de 1980, mas, paradoxalmente, estão longe de soarem datados, pois houve certa preocupação em manter o áudio devida e equilibradamente atualizado.
E isso significa que o Y&T não corrompeu seu estilo. Longe disso! Lá estão aqueles saudáveis arranjos crus que primam pela versatilidade, guitarras esbanjando melodias e solos inspirados, tantas vezes adentrando em território bluesy, além dos sempre tão importantes refrões pulsando forte. Muitas destas características estão perfeitamente encaixadas em "On With The Show", "I'm Coming Home", "Shine On", "Hot Shot" e "Blind Patriot", as grandes responsáveis por manter a energia em ebulição.
Mas, ainda que o repertório não possua somente brilhos, com "How Long" ou "Wild Child" se mostrando maçantes e quebrando o encanto que a audição poderia realmente vir a ter, é inegável que o Y&T ainda tenha muito a dizer, seja a nível musical ou emocional. São veteranos! Como curiosidade final, vale citar que, para dar ainda mais ênfase a seu retorno, o grupo contratou ninguém menos do que John Taylor Dismukes – o mesmo artista responsável pelas capas dos nostálgicos "Black Tiger" (82), "Mean Streak" (83) e "In Rock We Trust" (84) – para criar a escamosa arte de "Facemelter". E como o estilo deste ilustrador avançou com o passar das décadas!
Contato:
http://www.meniketti.com
http://www.myspace.com/yandtrocks
Formação:
Dave Meniketti - voz e guitarra
John Nymann - guitarra
Phil Kennemore - baixo
Mike Vanderhule - bateria
Y&T - Facemelter
(2010 / Frontiers Records - importado)
01. Prelude, On With the Show
02. On With The Show
03. How Long
04. Shine On
05. I Want Your Money
06. Wild Child
07. I'm Coming Home
08. If You Want Me
09. Hot Shot
10. Blind Patriot
11. Don't Bring Me Down
12. Gonna Go Blind
13. One Life
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Blackie Lawless puxa a orelha de Gene Simmons por comentário desnecessário sobre Ace Frehley
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A versão de Digão para as conturbadas saídas de Fred e Canisso do Raimundos
João Gordo questiona Yves: "Como você aguentou trocar Viper pelo pop do Capital Inicial?"
A música que gerou desentendimento entre membros dos Titãs, mas se tornou um grande hit


Os 6 melhores vocalistas de metal farofa que a Loudwire considera injustamente subestimados
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



