Slayer: em forma como nunca, fazendo o inferno como sempre
Resenha - World Painted Blood - Slayer
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 01 de julho de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se a discografia do Slayer fosse colocada em um daqueles gráficos que o mundinho corporativo tanto adora, seria possível ver bem nítidos dois picos e um vale. O primeiro pico, é claro, seria o período entre a década de 80 e o comecinho da década de 90, com discos clássicos como "Show no Mercy", "Hell Awaits" e o mais do que histórico "Reign in Blood". Até 1998, no entanto, seria possível ver uma queda considerável na produção – que, em 2001, voltaria a formar um outro pico a partir de "God Hates Us All". Quando a formação clássica se reuniu novamente em "Christ Illusion" (2006), então, o nível de qualidade cresceu ainda mais, para o bem dos ouvidos de quem gosta de um thrash metal com as mesmas doses de fogo e fúria de outrora. "World Painted Blood" chega justamente para manter o padrão lá em cima. O quarteto californiano continua em forma como nunca, fazendo o inferno como sempre.

Parte da imprensa musical apressou-se em dizer que "World Painted Blood" é o mais melódico dentre os recentes lançamentos do Slayer. A afirmação faz sentido – mas não pode ser interpretada fora de contexto. Quando se fala em melodia, é bom que se trace um paralelo direto, talvez, com "Seasons in the Abyss". Sim, é possível entender claramente o que Tom Araya canta, como dá para perceber logo pela faixa-título que abre "World Painted Blood" ou mesmo na estilosa e cadenciada "Beauty Through Order". Mas que isso não signifique que a banda abriu algum tipo de concessão e ficou, digamos, mais leve. Bem longe disso. Dá para perceber mais nitidamente a interpretação de Araya? Dá. Mas o cara continua vociferando como um animal. Ainda bem.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
O que vemos em "World Painted Blood" é sim um Slayer que, mesmo depois de décadas, ainda está pisando no acelerador e sem qualquer pretensão de recorrer aos freios. No álbum, existe espaço para o clima sombrio que uma "Playing with Dolls" permite criar, refletindo a esperança de um futuro apocalíptico e cheio de gritos de horror para nossas crianças (nada mais Slayer, vamos ser sinceros). Mas basta escutar a trinca "Snuff", "Public Display Of Dismemberment" e "Psychopathy Red" para perceber que temos aqui uma banda a 250 km/h, com King e Hanneman destruindo as cordas de suas guitarras e Lombardo comprovando que ainda é um dos mais exímios e talentosos bateristas do planeta.
A respeito dos temas abordados nas letras, por sinal, o Slayer continua sem afinar. "Americon", um dos pontos mais altos de "World Painted Blood", é uma porrada no queixo, de estadunidense para estadunidense, sobre uma nação infectada pela ganância e que mergulha os fracos em um banho de sangue – porque, afinal "it's all about the mother fucking oil", como bem sabe a BP. E ao final, eis que surge "Not Of This God", a mais do que aguardada patada do quarteto a respeito de seu assunto predileto: religião. Deixemos aqui a letra da canção falar por si mesma: "Holy water empty threat, the holy cross has no effect / I piss on any object of virtue, crucifix and rosaries / A world of insecurities, keep waiting for your soul to be rescued / You'll see no bright tomorrow, a promise of more sorrow / You call him the messiah, I see a reckless fashion based on metal slavery". Sem meias-palavras.
É bem sintomático perceber que: 1) o Slayer não pára de colocar no mercado discos de extrema categoria (ou seria de "categoria extrema"?); 2) o Metallica parece ter encontrado o caminho para a redenção com "Death Magnetic" – que, se não é perfeito, pelo menos é uma melhora considerável; e 3) o Megadeth lançou o fenomenal "Endgame", sua melhor bolacha em uma década. Só falta agora o Anthrax desencantar e se resolver logo com seus novos/velhos vocalistas para enfim lançar um disco novo e provar que, por mais que os críticos de plantão detonem, os big four continuam firmes e fortes comandando o heavy metal dos EUA. E que a molecada corra atrás do prejuízo.
Line-Up:
Tom Araya – Vocal/Baixo
Kerry King – Guitarra
Jeff Hanneman – Guitarra
Dave Lombardo – Bateria
Tracklist
01. World Painted Blood
02. Unit 731
03. Snuff
04. Beauty Through Order
05. Hate Worldwide
06. Public Display Of Dismemberment
07. Human Strain
08. Americon
09. Psychopathy Red
10. Playing With Dolls
11. Not Of This God
Outras resenhas de World Painted Blood - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Slayer: peso e qualidade num dos melhores discos do ano
Tom Araya solta a voz durante prova da Nascar: "Pilotos, liguem seus motores!"
Paul Bostaph não tentou imitar Dave Lombardo ao entrar no Slayer
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
Slayer anuncia mais um show em comemoração aos 40 anos de "Reign in Blood"
"Prince é meu herói", disse guitarrista do Exodus e Slayer
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível
