Slayer: peso e qualidade num dos melhores discos do ano
Resenha - World Painted Blood - Slayer
Por Fernão Silveira
Postado em 06 de dezembro de 2009
Não que o SLAYER precise provar alguma coisa para alguém, mas os caras acertaram a mão (de novo!). Em "World Painted Blood", recém-lançado trabalho do seminal quarteto thrasher da Bay Area, encontramos um dos melhores discos de 2009. Conciso (11 músicas e menos de 40 minutos), moderno e brutal, trata-se de um trabalho facilmente comparável – em termos de qualidade, e não em tentativa de cópia de um passado de glórias, diga-se de passagem – a obras-primas como "Reign in Blood" (1986) ou "Seasons in the Abyss" (1990).
Seria injusto classificar "Diabolus in Musica" (1998) e "God Hates Us All" (2001) como álbuns ruins, embora eles estejam alguns degraus abaixo de "Christ Illusion" (2006), que marcou a volta de Dave Lombardo aos tambores do SLAYER. Mas é evidente que "World Painted Blood" recoloca Tom Araya (baixo e vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Lombardo no nível de excelência que eles merecem. Eis um thrash metal como manda a cartilha que eles, METALLICA, MEGADETH, ANTHRAX e outros bastiões ajudaram e escrever na Califórnia dos anos 80.
"World Painted Blood", a música, abre o disco de forma magistral. Não é exagero dizer que esta é uma das melhores compostas pelo SLAYER em anos. De cara, ao ouvir as guitarras de King e Hanneman em duelo infernal, já se pode perceber que os trabalhos no estúdio e a produção executiva do onipresente Rick Rubin fizeram muito bem à banda. "Unit 731", que vem na sequência, mata a saudade de fãs afeitos à pegada grindcore de "Undisputed Attitude" (1996). E "Snuff" nos ajuda a recordar o quanto Lombardo é bom atrás do set de bateria.
"Beauty Through Order", com sua coloração altamente doom, é uma das melhores do CD, além de mostrar o quanto a banda se sente confortável em passear pelas mais diversas vertentes do metal. "Hate Worldwide", "Public Display of Dismemberment" e "Psychopathy Red" mostram que não é preciso mais do que três minutos de pauleira para encaixar uma letra profunda, solos alucinados, bateria em altíssima rotação e um vocal que parece socar o seu estômago – receita básica do melhor thrash metal.
O desfile de excelência prossegue em "Human Strain", "Americon" e "Not of this God" (outra digna de lugar em qualquer "Best Of"). E uma boa surpresa fica por conta de "Playing with Dolls", sombria e inquietante, que dá nome ao curta-metragem de animação produzido por Mark Brooks – filme inspirado e baseado nas músicas do disco, encartado como DVD bônus da versão especial americana. Show de bola!
Para seguir o caráter conciso e econômico de "World Painted Blood", vale a pena fechar este review com uma descrição sucinta: ótimo.
"World Painted Blood" – SLAYER
World Painted Blood
Unit 731
Snuff
Beauty Through Order
Hate Worldwide
Public Display of Dismemberment
Human Strain
Americon
Psychopathy Red
Playing With Dolls
Not of this God
Gravadora: American Recordings (importado)
Outras resenhas de World Painted Blood - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
Lars Ulrich achou que o Metallica poderia acabar no início dos anos 2000
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Biquíni aos 40 (41): entre reinvenção e estrada, a banda mantém relevância no rock nacional
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia


Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
A capa de disco do Slayer que "grita metal", segundo o guitarrista Kerry King
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Tom Araya acha que as pessoas interpretaram mal "Angel of Death", clássico do Slayer
A história da icônica capa de "Reign in Blood", do Slayer
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


