Rise To Fall: intensidade e elegância difícil de ignorar
Resenha - Restore The Balance - Rise To Fall
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de junho de 2010
É... Certamente o batalhador selo iltaliano Coroner Records se especializou no segmento moderno do Heavy Metal, tal o grande número de bandas de seu cast que investem nesta linha. E assim é "Restore The Balance", o debut do Rise To Fall, banda espanhola que está batalhando por seu espaço desde 2006. Mas, na realidade, esta é uma segunda versão – com nova capa e arranjos enturbinados por ninguém menos do que Ettore Rigotti (Disarmonia Mundi) – do mesmo disco, lançado originalmente em 2008.

Ainda que o conjunto afirme que esteja aberto a diferentes estilos, o que predomina por aqui é o Death Metal Melódico tipicamente sueco. Ok, a fórmula é manjada e deu origem a uma infinidade de grupelhos pentelhos, tão semelhantes entre si e tantas vezes sem a menor noção do que estão fazendo... Mas este não é o caso do Rise To Fall. Os caras podem não inovar em absolutamente nada, mas tem como diferencial uma intensidade e elegância que se torna difícil de ignorar.
Como citado, todos os elementos do Gothemburg Sound são facilmente reconhecíveis. Há groove, riffs envenenados, refrões grudentos e muitos teclados bem encaixados, além das excelentes vocalizações de Dalay Tarda (adivinhem qual sua maior influência?) chamarem muito a atenção... E, verdade seja dita, o repertório é por demais linear e certamente deveria haver mais diversidade entre algumas canções, mas, ainda assim, "Restore The Balance" consegue se sustentar, tendo em "Rise From Drama" e "... Kills The Reason" os momentos de maior impacto.
Bom, não seria errôneo afirmar que, com "Restore The Balance", os espanhóis prestam um verdadeiro tributo a bandas como o Soilwork e afins... Mas este é apenas o primeiro álbum, que pode ser o prenúncio que venha a estimular o Rise To Fall a buscar por particularidades que culminem em sua própria identidade. Enquanto isso não acontece, vamos curtindo o debut, que será bastante apreciado pelos fãs do estilo.
Contato: www.myspace.com/risetofallmetal
Formação:
Dalay Tarda - voz
Hugo Markaida - guitarra
Javier Martin - guitarra
Iñigo Lopez - baixo
Xabier Del Val ‘Txamo’ - bateria
Rise To Fall - Restore The Balance
(2010 / Coroner Records - importado)
01. Redrum
02. Unknown Presence
03. Inner Scream
04. Rise From Drama
05. Prophet Of Doom
06. Infected Wounds
07. Forbidden Lullaby
08. When The Instinct...
09. ...Kills The Reason
10. My Sombre Prospect
11. Chasing Infinity
Nota: 07
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Phil Collins ficou surpreso com o sucesso de sua carreira solo
Levou anos, mas Hendrix sacou qual era a do Pink Floyd e ensinou como ouvi-la
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
Brian Johnson: "Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vida"

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



