Guilt Machine: Arjen Lucassen encontrou a banda certa
Resenha - On This Perfect Day - Guilt Machine
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 18 de abril de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que eu comecei a acompanhar a carreira de Arjen Lucassen, o guitarrista holandês sempre foi a mente criativa do ousado projeto AYERON. Depois de quase uma década experimentando novas fórmulas e novos projetos, Lucassen, definitivamente encontrou a banda certa para investir, com maior empenho, a sua criatividade. O grupo, intitulado GUILT MACHINE, lançou o seu disco de estreia, "On This Perfect Day", entre o final de 2009 e o início de 2010.

Da mesma forma que os projetos anteriores assinados por Arjen Lucassen, o GUILT MACHINE mantém uma pretensão progressiva. Se o guitarrista nunca abandonou o conceito musical do seu trabalho por esse caminho, seja no AYERON ou no STAR ONE, na sua nova banda são introduzidas influências diferenciadas. "On This Perfect Day" conta com composições mais longas – mais ou menos com dez minutos de duração – e características sonoras mais obscuras, atmosféricas e melancólicas.
Além de Arjen Lucassen (guitarra, baixo e teclado), o GUILT MACHINE conta com Jasper Steverlinck (vocal, da banda de rock alternativo ARID), Lori Linstruth (guitarra, ex-STREAM OF PASSION e empresária de Arjen) e Chris Maitland (bateria, ex-PORCUPINE TREE). "On This Perfect Day", registro da união do quarteto, não parece ser o primeiro álbum do grupo. O disco, tão pouco, soa como a obra de uma banda novata. Ao invés disso, as músicas longas e os arranjos complexos parecem muito mais o resultado de um conjunto experiente – e não de um projeto com o futuro ainda incerto (não há nenhuma garantia que haverá um segundo disco).
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Com cerca de uma hora de duração, o álbum de estreia do GUILT MACHINE conta com apenas seis faixas. Na sua essência, todas as composições contêm uma estrutura similar: a abertura, com uma sonoridade futurista; o andamento, mais lento e atmosférico com variações para momentos verdadeiramente pesados. "Twisted Coil", música que abre o disco, chega a se aproximar da música pop na sua parte cadenciada, mas quando abre caminho para guitarras mais intensas, acompanhadas por teclados, lembra por demais o trabalho mais atual do DREAM THEATER.
Embora "Leland Street" não chegue a empolgar, "Green and Cream", por outro lado, possui variações mais complexas e interessantes. É aqui que estão, em evidência, longas passagens instrumentais – bem trabalhadas, diga-se de passagem –, momentos de maior intensidade emocional e um instrumental realmente pesado. O GUILT MACHINE não quebra nenhuma barreira musical na sua estreia e, mesmo investindo muito pouco em originalidade, faz um trabalho muito competente. Os músicos estão bem entrosados, presenteando os fãs com interessantes variações entre o clima pesado e o clima mais obscuro, como em "Season of Denial", candidata a melhor do CD. O lado mais melancólico e arrastado do GUILT MACHINE funciona igualmente bem, nas duas últimas músicas, "Over" e "Perfection?".
"On This Perfect Day" é um álbum elaborado por Arjen Lucassen para ser digerido aos poucos – para que os fãs possam aproveitar a riqueza das melodias e das variações de andamento. O disco, mesmo sem trazer nada de novo para o metal progressivo, marca mais um momento criativo e digno de Lucassen. De curioso, somente as dezenove mensagens gravadas por fãs, escolhidas pelo guitarrista, que estão presentes em todas as composições do CD. Do chinês ao francês, destaque para a passagem "nada é mais triste que a morte da ilusão", gravada por um brasileiro (suponho), no início de "Perfection?".
Track-list:
1. Twisted Coil
2. Leland Street
3. Green and Cream
4. Season of Denial
5. Over
6. Perfection?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Os cinco discos de Rock que são fundamentais para Nando Reis
A banda que tentou escrever a música mais estúpida e acabou criando hit dos anos 2000
Bandas que (quase) todo fã de rock e metal gosta - Parte 1
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
