RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Como acidente ajudou Megadeth a definir seu som: "Conseguia ver o osso do meu dedo"

Zak Starkey se manifesta sobre demissão do The Who

Mike Portnoy afirma que ter deixado o Dream Theater em 2010 foi uma decisão egoísta

Vocalista do Opeth conta como foi tocar um violão de Kurt Cobain que dizem ser assombrado

Green Day troca letra em apoio à Palestina e cantor do Disturbed pró-Israel rebate

O inusitado motivo que levou Nando Reis a querer pintar o cabelo de preto na infância

Lemmy Kilmister sentia orgulho por Motörhead nunca ter se tornado "uma banda nostálgica"

A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal

A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"

"Esta é a banda dele"; Keith Richards revela quem era o verdadeiro líder dos Rolling Stones

Rob Halford garante que Judas Priest está em paz com K.K. Downing

A limitação técnica da época que quase arruinou "Bohemian Rhapsody", do Queen

O riff de guitarra que revolucionou o heavy metal, segundo Kirk Hammett

Scorpions: a cidade do Brasil que Klaus Meine define como "muito hard'n'heavy"

A forte canção de Raul Seixas que confronta dor, fracasso e esperança de seguir em frente


Stamp

Guilt Machine: Arjen Lucassen encontrou a banda certa

Resenha - On This Perfect Day - Guilt Machine

Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 18 de abril de 2010

Nota: 8 starstarstarstarstarstarstarstar

Desde que eu comecei a acompanhar a carreira de Arjen Lucassen, o guitarrista holandês sempre foi a mente criativa do ousado projeto AYERON. Depois de quase uma década experimentando novas fórmulas e novos projetos, Lucassen, definitivamente encontrou a banda certa para investir, com maior empenho, a sua criatividade. O grupo, intitulado GUILT MACHINE, lançou o seu disco de estreia, "On This Perfect Day", entre o final de 2009 e o início de 2010.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Da mesma forma que os projetos anteriores assinados por Arjen Lucassen, o GUILT MACHINE mantém uma pretensão progressiva. Se o guitarrista nunca abandonou o conceito musical do seu trabalho por esse caminho, seja no AYERON ou no STAR ONE, na sua nova banda são introduzidas influências diferenciadas. "On This Perfect Day" conta com composições mais longas – mais ou menos com dez minutos de duração – e características sonoras mais obscuras, atmosféricas e melancólicas.

Além de Arjen Lucassen (guitarra, baixo e teclado), o GUILT MACHINE conta com Jasper Steverlinck (vocal, da banda de rock alternativo ARID), Lori Linstruth (guitarra, ex-STREAM OF PASSION e empresária de Arjen) e Chris Maitland (bateria, ex-PORCUPINE TREE). "On This Perfect Day", registro da união do quarteto, não parece ser o primeiro álbum do grupo. O disco, tão pouco, soa como a obra de uma banda novata. Ao invés disso, as músicas longas e os arranjos complexos parecem muito mais o resultado de um conjunto experiente – e não de um projeto com o futuro ainda incerto (não há nenhuma garantia que haverá um segundo disco).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Com cerca de uma hora de duração, o álbum de estreia do GUILT MACHINE conta com apenas seis faixas. Na sua essência, todas as composições contêm uma estrutura similar: a abertura, com uma sonoridade futurista; o andamento, mais lento e atmosférico com variações para momentos verdadeiramente pesados. "Twisted Coil", música que abre o disco, chega a se aproximar da música pop na sua parte cadenciada, mas quando abre caminho para guitarras mais intensas, acompanhadas por teclados, lembra por demais o trabalho mais atual do DREAM THEATER.

Embora "Leland Street" não chegue a empolgar, "Green and Cream", por outro lado, possui variações mais complexas e interessantes. É aqui que estão, em evidência, longas passagens instrumentais – bem trabalhadas, diga-se de passagem –, momentos de maior intensidade emocional e um instrumental realmente pesado. O GUILT MACHINE não quebra nenhuma barreira musical na sua estreia e, mesmo investindo muito pouco em originalidade, faz um trabalho muito competente. Os músicos estão bem entrosados, presenteando os fãs com interessantes variações entre o clima pesado e o clima mais obscuro, como em "Season of Denial", candidata a melhor do CD. O lado mais melancólico e arrastado do GUILT MACHINE funciona igualmente bem, nas duas últimas músicas, "Over" e "Perfection?".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"On This Perfect Day" é um álbum elaborado por Arjen Lucassen para ser digerido aos poucos – para que os fãs possam aproveitar a riqueza das melodias e das variações de andamento. O disco, mesmo sem trazer nada de novo para o metal progressivo, marca mais um momento criativo e digno de Lucassen. De curioso, somente as dezenove mensagens gravadas por fãs, escolhidas pelo guitarrista, que estão presentes em todas as composições do CD. Do chinês ao francês, destaque para a passagem "nada é mais triste que a morte da ilusão", gravada por um brasileiro (suponho), no início de "Perfection?".

Track-list:
1. Twisted Coil
2. Leland Street
3. Green and Cream
4. Season of Denial
5. Over
6. Perfection?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.
Mais matérias de Paulo Finatto Jr..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS