Lord Mantis: Heavy Metal com opressão que beira o Black
Resenha - Spawning The Nephilim - Lord Mantis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de fevereiro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Convenhamos, não tem coisa melhor do que você esbarrar em algum novo conjunto que, inesperadamente, faz uma música tão anticomercial e realmente interessante! O Lord Mantis começou suas atividades em 2008, sendo um projeto formado por músicos de várias outras bandas de Chicago (EUA) e que rapidamente liberou seu debut "Spawning The Nephilim" no ano seguinte. E que estréia!

Este pessoal talvez até esteja em vias de criar algo único, pois é bastante distinto em meio ao que tantos outros grupos estão oferecendo por aí. É um Heavy Metal que certamente possui uma opressão que beira ao Black Metal, mas é composto pela fusão de tantos estilos, feito de tal forma que impede uma real definição – inclusive incrustam algumas melodias (!?!) subjacentes típicas do Rock´n´Roll propriamente dito em várias ocasiões.
Bom, o resultado é uma massa primitiva, suja, meio diabólica e com gritos e uivos que parecem ter saído dos quintos dos infernos. Para aumentar o caos, a produção fez com que "Spawning The Nephilim" resultasse em uma sonoridade tão viscosa que muitas vezes fica difícil distinguir os instrumentos em meio a tanta distorção. Isso até gera uma sensação de repetição, mas, ainda assim, a coisa toda possui tal coerência e sensibilidade que sobrepuja com folgas essa percepção.
O único ponto que realmente deixa a desejar é o fato de o disco possuir apenas sete canções espalhadas em míseros 34 minutos. Mas o repertório cativa pelo mau-humor exalado, tendo em "Lord Mantis", "Spawning The Nephilim" e a mais experimental "Abducted By Aliens" três canções que mostram as manhas que estes norte-americanos possuem em injetar substância naquilo que os ouvidos mais sensíveis simplesmente chamariam de ‘ruído’.
Tudo em "Spawning The Nephilim" é conduzido de forma tão extrema – o peso, a gritaria e até a ilustração de gosto duvidoso – que faz com que essa mistura profana provoque algum tipo de dependência ou lobotomia no ouvinte. Este é um trabalho de respeito, e os amantes do Doom, Black, Death, Hardcore e outras amenidades grotescas praticamente têm por obrigação conferir esta obra!
Contato: www.myspace.com/lordmantis
Contato:
Chaz - voz e baixo
Deuce - guitarra
Drew - guitarra
Bill Bumgardner - bateria
Lord Mantis - Spawning The Nephilim
(2009 / Seventh Rule Recordings – importado)
01. Push Tug Wipe
02. Unnatural Dwarfism
03. Lord Mantis
04. Spawning The Nephilim
05. Abducted By Aliens
06. Hit By A Bus
07. Zealot
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O álbum mais autêntico do Aerosmith, segundo o produtor Jack Douglas
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Power Metal: os dez álbuns essenciais do gênero

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



