Shift: nü-metal que vale a pena ser conhecido
Resenha - Creating a Monster - Shift
Por Fernão Silveira
Postado em 19 de janeiro de 2010
Embora a simples menção ao termo nü-metal (ou new metal, se você preferir) cause arrepios em muitos headbangers, é preciso reconhecer que o gênero tem, sim, produtos interessantes. Un nome que vale a pena ser conhecido é o SHIFT, banda ascendente de Baltimore (EUA) que demonstra muito profissionalismo e qualidade em seu álbum de estréia, "Creating a Monster". Afinal, não basta distorcer a guitarra no último, arranjar um vocalista que berre desesperadamente e colocar uns arranjos eletrônicos no meio das músicas para produzir um nü-metal decente.

Talvez o segredo da solidez no trabalho do SHIFT venha do currículo de seus integrantes principais. Rich Davis (guitarra) e Chris Lembach (bateria) são parceiros de longa data e tocaram juntos no MYSTIC-FORCE, banda de progressivo/power metal – gêneros que exigem muita técnica e criatividade, necessariamente. Para dar início ao SHIFT, eles recrutaram o vocalista Jeff Caudle (ex-CYPHER). As vagas restantes foram fechadas pouco mais tarde, com as chegadas de Doug Guthrie (guitarra) e Steve Shaffer (baixo) ao time.
Como um autêntico seguidor do gênero, o SHIFT não esconde as influências de DISTURBED - David Draiman deve ser o guru máximo dessa moçada -, com algumas pitadas de bandas como KORN e DEFTONES. Rich Davis é mesmo um guitarrista de mão cheia, com bons solos espalhados ao longo de todo o álbum. Caudle e Lembach (o grande compositor e arranjador do grupo) também mandam bem em seus postos, enquanto Guthrie e Shaffer não fazem feio.
Faixas como "Devil Beside" e "Blood" remetem o ouvinte mais atento diretamente à trilha sonora do filme "Rainha dos Condenados (Queen of the Damned)" – um disco pesado e sombrio, considerado ponto alto do nü-metal por reunir nomes como David Draiman (DISTURBED), Jonathan Davis (KORN), Chester Bennington (LINKIN PARK) e Wayne Static (STATIC-X), juntamente com outras bandas de peso no cenário (MARILYN MANSON, DEFTONES, PAPA ROACH, EARSHOT...).
Para os fãs de DISTURBED, músicas como "Escape the Machine" e "To Have You" (com uma introdução das mais espertas) certamente vão soar bem aos ouvidos. Mas o SHIFT também impressiona ao mostrar outras boas influências, como na thrasher "Rise Up" e em "Without a Soul", cujo instrumental intrincado até nos faz lembrar de DREAM THEATER.
Logo após lançarem "Creating a Monster" de forma independente, os caras conseguiram fechar um contrato de distribuição com a Nightmare Records. E agora eles anunciam estar trabalhando num segundo disco, o qual prometem que será mais pesado (Parêntesis: por que bandas de nü-metal sempre prometem que o próximo trabalho será mais pesado que o anterior?). Vale esperar.
"Creating a Monster" – SHIFT
1 – Welcome Change
2 – Escape the Machine
3 – Devil Beside
4 – Sins
5 – Blood
6 – Gone Wrong
7 – To Have You
8 – Taking Lives
9 – Choir of the Damned
10 – Rise Up
11 – Without a Soul
Selo: Nightmare Records (importado)
SHIFT na Internet: http://www.shiftallaccess.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Exodus divulga "3111", faixa de seu próximo disco de estúdio
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os 4 fatores determinantes que levaram Renato Russo a dependência química
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



