Andeavor: ainda soando parecidos com heróis do Progressivo
Resenha - Darkest Tear - Andeavor
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de novembro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com certeza liberar álbuns não parece ser uma prioridade para esta banda norte-americana da Pensilvânia. Formada em 1993, o Andeavor somente estreou com "Once Upon A Time" em 1999, que foi bastante comparado aos trabalhos iniciais do Dream Theater e, em menor grau, ao Fates Warning. O fato é que, depois disso, o conjunto simplesmente sumiu do mapa, tendo alguns de seus músicos posteriormente montado o Mythologic.

E passaram-se 10 anos... Somente agora o Andeavor está retornando, e com a formação quase intacta. Doug Peck (voz e baixo), Steve Matusik (guitarra) e Steven Starvaggi (bateria) – só faltou o tecladista Chris Rodler, que agora cuida da gravadora PMM – estão aproveitando o lançamento de seu novo álbum, "The Darkest Tear", para novamente colocar no mercado seu primeiro trabalho, agora todo remixado.
Mas e quanto à "The Darkest Tear"? A realidade é que estas canções começaram a ser compostas entre 2000 e 2001, mas nunca tiveram a chance de ser decentemente finalizadas. Até agora. O álbum está cheio de melodias complexas e mudanças rítmicas, ou seja, as coisas continuam progressivas. Mas considerando a situação toda, é justo afirmar que as novas composições procuram um caminho diferente do que foi apresentado no passado.
A grande melhoria por aqui está nas linhas vocais de Peck, que apresentam mais gritos e fluem tranquilamente dos tons mais baixos aos mais altos, esbanjando sentimentos com frequencia. Várias canções também apresentam uma aura mais obscura e, entre arranjos suaves e introspectivos ou realmente metálicos, percebe-se certa tentativa em evitar futuras comparações com o Dream Theater. E quase conseguem seu intento.
No contexto global, tudo é bem executado, e faixas como "Far Behind" e, principalmente, "Insomnia", apresentam um trabalho de guitarras muito marcante. Mas, como já bem observaram por aí, o Andeavour ainda soa parecido com os heróis do Progressivo que todos conhecem. E isso pode ser bom ou ruim. Só depende do seu ponto de vista.
Contato: www.myspace.com/andeavor
Formação:
Doug Peck - voz e baixo
Steve Matusik - guitarra
Steven Starvaggi - bateria
Andeavor - The Darkest Tear
(2009 / Progressive Music Management - importado)
01. Under My Breath
02. Far Behind
03. Curse This Storm
04. Chasing The Sun
05. Vague
06. Insomnia
07. Tomorrow
08. Not Alone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Murderdolls anuncia retomada de atividades após quase uma década
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



