Kappa Crucis: estreia que supre com folgas as expectativas
Resenha - Jewel Box - Kappa Crucis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de novembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Caramba... Uma estréia que realmente demorou, mas que supre com folgas as expectativas! Natural de Apiaí, O Kappa Crucis iniciou suas atividades lá pela década de 1990 e, entre alguns ajustes em sua formação, liberou duas demos fortemente calcadas no Heavy Rock setentista, com tanta maturidade, que foram bastante elogiadas pela mídia especializada. E agora, enfim, a banda se sente pronta para seu primeiro álbum completo.

O pessoal tomou muitos cuidados para que o debut resultasse em uma obra realmente equilibrada, onde 2008 foi todo preenchido com a gravação e mixagem no Ger Som Estúdio, em Itapeva (SP); e o primeiro semestre deste ano com a masterização no estúdio Novalis, Flórida (EUA). E o nome do disco não poderia ser mais digno para batizar a ocasião: "Jewel Box".
Com conhecimento de causa, o Kappa Crucis mergulha de peito aberto nas ricas ondas sonoras dos primórdios do gênero. E, quando algo é feito com emoção, a naturalidade é facilmente perceptível. Apesar de o repertório cumprir seus objetivos, dá para citar as pesadas "Back To The Water" e "Parallel Lines" (mas que teclados bacanas!), ou ainda com a banda encontrando sua paz na inspirada balada "Son Of The Moonlight".
Também, como não poderia deixar de ser, as referências são freqüentes. E algumas aparecem com tanta força que podem ser consideradas como verdadeiras homenagens aos monstros que contribuíram para que o Rock Pesado seja o que é hoje, em especial na velha conhecida "Faces" ou "Judgement", que remetem indiscutivelmente aos velhos tempos do Uriah Heep.
Um trabalho que merece uma cuidadosa audição pelos que curtem relembrar a glória musical que foi o Heavy Rock em seu estado bruto, tão bem representado por Uriah Heep, Deep Purple, Jethro Tull, Lynyrd Skynyrd e tantos outros. E encerro estas linhas com algumas palavras escritas pelo próprio Kappa Crucis a respeito de sua Caixa de Jóias: "... Feito com o coração Rock´n´Roll, esperamos que assim também seja recebido por vocês...".
Contato:
http://www.kappacrucisband.com
http://www.myspace.com/kappacrucis
Formação:
G. Fischer - voz e guitarra
R. Tramontin - baixo
A. Stefanovitch - teclados
F. Dória - bateria
Kappa Cruccis - Jewel Box
(2009 - Kappa Crucis / Atomic Cellar - nacional)
01. Back To The Water
02. Merchant Of Illusions
03. Parallel Lines
04. Faces
05. Son Of The Moonlight
06. Handcuffs
07. Judgement
08. Beyond The Envy Torch
09. Loadstar
10. A New Seed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
A curiosa resposta do Led Zeppelin após proposta para tocar no Rock in Rio
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
A atitude do sindico de Renato Russo que o fez perder o controle

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



