Kappa Crucis: estreia que supre com folgas as expectativas
Resenha - Jewel Box - Kappa Crucis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de novembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Caramba... Uma estréia que realmente demorou, mas que supre com folgas as expectativas! Natural de Apiaí, O Kappa Crucis iniciou suas atividades lá pela década de 1990 e, entre alguns ajustes em sua formação, liberou duas demos fortemente calcadas no Heavy Rock setentista, com tanta maturidade, que foram bastante elogiadas pela mídia especializada. E agora, enfim, a banda se sente pronta para seu primeiro álbum completo.

O pessoal tomou muitos cuidados para que o debut resultasse em uma obra realmente equilibrada, onde 2008 foi todo preenchido com a gravação e mixagem no Ger Som Estúdio, em Itapeva (SP); e o primeiro semestre deste ano com a masterização no estúdio Novalis, Flórida (EUA). E o nome do disco não poderia ser mais digno para batizar a ocasião: "Jewel Box".
Com conhecimento de causa, o Kappa Crucis mergulha de peito aberto nas ricas ondas sonoras dos primórdios do gênero. E, quando algo é feito com emoção, a naturalidade é facilmente perceptível. Apesar de o repertório cumprir seus objetivos, dá para citar as pesadas "Back To The Water" e "Parallel Lines" (mas que teclados bacanas!), ou ainda com a banda encontrando sua paz na inspirada balada "Son Of The Moonlight".
Também, como não poderia deixar de ser, as referências são freqüentes. E algumas aparecem com tanta força que podem ser consideradas como verdadeiras homenagens aos monstros que contribuíram para que o Rock Pesado seja o que é hoje, em especial na velha conhecida "Faces" ou "Judgement", que remetem indiscutivelmente aos velhos tempos do Uriah Heep.
Um trabalho que merece uma cuidadosa audição pelos que curtem relembrar a glória musical que foi o Heavy Rock em seu estado bruto, tão bem representado por Uriah Heep, Deep Purple, Jethro Tull, Lynyrd Skynyrd e tantos outros. E encerro estas linhas com algumas palavras escritas pelo próprio Kappa Crucis a respeito de sua Caixa de Jóias: "... Feito com o coração Rock´n´Roll, esperamos que assim também seja recebido por vocês...".
Contato:
http://www.kappacrucisband.com
http://www.myspace.com/kappacrucis
Formação:
G. Fischer - voz e guitarra
R. Tramontin - baixo
A. Stefanovitch - teclados
F. Dória - bateria
Kappa Cruccis - Jewel Box
(2009 - Kappa Crucis / Atomic Cellar - nacional)
01. Back To The Water
02. Merchant Of Illusions
03. Parallel Lines
04. Faces
05. Son Of The Moonlight
06. Handcuffs
07. Judgement
08. Beyond The Envy Torch
09. Loadstar
10. A New Seed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



