Girlschool: álbum entre os melhores de sua longa carreira
Resenha - Legacy - Girlschool
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 02 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com mais de trinta anos de carreira, as meninas do Girlschool transbordam energia em "Legacy", primeiro disco de inéditas do grupo desde "Believe", de 2004. Afiadíssimo, o quarteto formado por Kim McAuliffe (vocal e guitarra), Jackie Chambers (guitarra), Enid Williams (baixo) e Denise Dufort (bateria) gravou um álbum que inscreve-se, sem maiores esforços, entre os melhores de sua longa carreira.
Formada em Londres em 1975 por McAuliffe e Williams, a banda inicialmente chamava-se Painted Lady, adotando a alcunha Girlschool apenas em 1978. Associadas erroneamente a New Wave of British Heavy Metal, as garotas sempre primaram por executar um hard rock simples e repleto de energia, que, nos momentos mais pesados, aproxima-se do heavy metal.
"Legacy" traz doze faixas e, na edição brasileira lançada pela Hellion Records, mais três bonus tracks. Como tempero adicional, o play conta com diversas participações especiais, e elas não são para qualquer um: marcam presença no álbum Tony Iommi e Ronnie James Dio do Heaven and Hell, e os brothers do Motorhead Lemmy Kilmister e Phil Campbell, além de "Fast" Eddie Clarke, guitarrista original do Motorhead e líder do Fastway. Completando o time de convidados estão a dupla das seis cordas do Twisted Sister, Eddie Ojeda e J.J. French, e o baixista Neil Murray, que tocou com gigantes como Black Sabbath, Whitesnake e um sem número de grupos.
Mas, ainda que, evidentemente, essas participações chamem atenção para o álbum e acrescentem personalidades distintas e variadas às faixas onde estão presentes, o principal atrativo de "Legacy" está em Kim, Jackie, Enid e Denise. Inspiradas, as garotas compuseram uma coleção de canções que vai do hard alto astral de "Spend Spend Spend" e "Legend" às maciças doses de peso de "Zeitgeist", passando pelo rock simples, quase punk, de faixas como "Everything´s the Same" e "Other Side".
É claro que as participações de Lemmy e da dupla Dio e Iommi fazem com que as faixas onde marcam presença - "Don´t Talk to Me" e "I Spy" - sejam destaque, ao lado da versão para "Metropolis", do próprio Motorhead - com solo de "Fast" Eddie -, e as já citadas "Other Side", "Spend Spend Spend", "Legend" e "Zeitgeist".
A soma de todos esses fatores faz de "Legacy" um disco pra lá de convincente, agradável de se ouvir e, como já falei anteriormente, um dos melhores registros de toda a discografia do Girlschool.
Fechando, vale dizer que "Legacy" é dedicado a Kelly Johnson, ex-guitarrista da banda que faleceu em 2007 devido a um câncer na espinha - Kelly inclusive participa do álbum, tocando percussão na faixa de abertura, "Everything´s the Same".
Hard rock sem enrolação, direto ao ponto e repleto de inspiração: essa frase define esse ótimo disco do Girlschool.
Faixas:
1. Everything's the Same
2. Other Side
3. I Spy (Girlschool Mix)
4. Spend Spend Spend
5. Whole New World
6. Just Another Day
7. Legend
8. Still Waters
9. Metropolis
10. Don't Mess Around
11. Zeitgeist
12. Don't Talk to Me (ft. Lemmy)
13. I Spy (Dio-Iommi Mix) (ft. Dio)
14. Emergency
15. London
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Quadrilhas enviam mulheres disfarçadas de fãs para furtar celulares em grandes festivais
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A banda de rock clássica que era briguenta e marrenta demais, segundo Regis Tadeu
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada
O clássico da Legião que Renato disse ser "primeira com sensibilidade mais gay"



A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



