Tren Loco: prato cheio do mais belo e tradicional Heavy
Resenha - Venas de Acero - Tren Loco
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de maio de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos um veterano que está na ativa desde 1990! O argentino Tren Loco é oriundo de Buenos Aires e já teve a oportunidade de tocar ao lado de nomes como Saxon, Skid Row, Paul Dianno e Judas Priest. Agora, sob a tutela da Icarus Music, o conjunto está liberando seu sétimo álbum de estúdio, o nada menos que espetacular "Venas de Acero" e, ok, ok... É impossível não mencionar a semelhança da ilustração de sua capa com a de "Orgasmatron", clássico liberado pelo Motorhead em 1986. Mas e daí?

Ainda que o Heavy Metal Tradicional seja passível das mais variadas influências, este registro é interpretado com tanta elegância e honestidade que consegue passar por cima (ou atropelar mesmo!) de qualquer identidade musical. A pujança de seus integrantes é grande, e geralmente tudo gira ao redor das guitarras, devidamente apoiadas por uma seção rítmica pra lá de atuante e um vocalista consciente de seu potencial, que dá seu sangue enquanto canta e berra as letras tipicamente em castelhano.
O repertório recebeu tal tratamento que acabou se tornando memorável, e seria uma injustiça citar alguma canção como real destaque. Mas vale mencionar que até mesmo o nosso Andre Matos (Angra, Shaman) colocou sua voz na faixa-título; além de o Tren Loco fazer uma bela versão do clássico "Preguntitas Sobre Dios", do artista Atahualpa Yupanqui. Ainda há dois bônus bem curiosos como a divertida "Pan Y Vino" e "Al Río Conlara", esta última uma delicada e brega concessão acústica, mas cuja inclusão valeu a pena.
O disco também apresenta uma faixa multimídia com fotos, vídeos, trechos de suas excursões pela América Latina, e, entre outros mimos, até mesmo as características técnicas do Alcorozado Belgrano, navio argentino afundado pelos ingleses no ano de 1982 em uma zona que não era de combate, durante a Guerra das Malvinas, e que o Tren Loco rende sua homenagem na composição que leva o mesmo nome da embarcação.
"Venas de Acero" é um prato cheio do mais belo e tradicional Heavy Metal, que comprova definitivamente uma qualidade e talento que o Tren Loco parece esbanjar a ponto de não dever absolutamente nada aos nomes consagrados do gênero. Indispensável ao headbanger que curte bandas oriundas da América Latina e sério candidato a um dos melhores álbuns do ano em seu estilo!
Formação:
Carlos Cabral - voz
Cristian ‘Zombie’ Gauna - guitarra
Facundo Coral - guitarra
Gustavo Zavala - baixo
Dany Walter – bateria
Tren Loco – Venas de Acero
(2008 / Icarus Music – importado)
01. Venas De Acero
02. Al Compás De La Mentira
03. Acorazado Blegrano
04. Pueblo Motoquero
05. A Ultranza
06. Puertas De La Oscuridad
07. Bar El Ginebrazón
08. Preguntitas Sobre Dios
09. Guerra Gaucha
10. Pan Y Vino (bônus)
11. Al Río Conlara (bônus)
Homepage: www.trenloco.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Anneke diz que o The Gathering não tem planos para novas músicas
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
O guitarrista dos anos 60 que para Ritchie Blackmore estava "20 anos à frente de seu tempo"
A canção que Raul Seixas gravou "por brincadeira", mas que seria cancelada hoje em dia
A música de John Lennon que até as crianças cantam junto, mas era louca demais para Prince


O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



