Tren Loco: prato cheio do mais belo e tradicional Heavy
Resenha - Venas de Acero - Tren Loco
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de maio de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos um veterano que está na ativa desde 1990! O argentino Tren Loco é oriundo de Buenos Aires e já teve a oportunidade de tocar ao lado de nomes como Saxon, Skid Row, Paul Dianno e Judas Priest. Agora, sob a tutela da Icarus Music, o conjunto está liberando seu sétimo álbum de estúdio, o nada menos que espetacular "Venas de Acero" e, ok, ok... É impossível não mencionar a semelhança da ilustração de sua capa com a de "Orgasmatron", clássico liberado pelo Motorhead em 1986. Mas e daí?

Ainda que o Heavy Metal Tradicional seja passível das mais variadas influências, este registro é interpretado com tanta elegância e honestidade que consegue passar por cima (ou atropelar mesmo!) de qualquer identidade musical. A pujança de seus integrantes é grande, e geralmente tudo gira ao redor das guitarras, devidamente apoiadas por uma seção rítmica pra lá de atuante e um vocalista consciente de seu potencial, que dá seu sangue enquanto canta e berra as letras tipicamente em castelhano.
O repertório recebeu tal tratamento que acabou se tornando memorável, e seria uma injustiça citar alguma canção como real destaque. Mas vale mencionar que até mesmo o nosso Andre Matos (Angra, Shaman) colocou sua voz na faixa-título; além de o Tren Loco fazer uma bela versão do clássico "Preguntitas Sobre Dios", do artista Atahualpa Yupanqui. Ainda há dois bônus bem curiosos como a divertida "Pan Y Vino" e "Al Río Conlara", esta última uma delicada e brega concessão acústica, mas cuja inclusão valeu a pena.
O disco também apresenta uma faixa multimídia com fotos, vídeos, trechos de suas excursões pela América Latina, e, entre outros mimos, até mesmo as características técnicas do Alcorozado Belgrano, navio argentino afundado pelos ingleses no ano de 1982 em uma zona que não era de combate, durante a Guerra das Malvinas, e que o Tren Loco rende sua homenagem na composição que leva o mesmo nome da embarcação.
"Venas de Acero" é um prato cheio do mais belo e tradicional Heavy Metal, que comprova definitivamente uma qualidade e talento que o Tren Loco parece esbanjar a ponto de não dever absolutamente nada aos nomes consagrados do gênero. Indispensável ao headbanger que curte bandas oriundas da América Latina e sério candidato a um dos melhores álbuns do ano em seu estilo!
Formação:
Carlos Cabral - voz
Cristian ‘Zombie’ Gauna - guitarra
Facundo Coral - guitarra
Gustavo Zavala - baixo
Dany Walter – bateria
Tren Loco – Venas de Acero
(2008 / Icarus Music – importado)
01. Venas De Acero
02. Al Compás De La Mentira
03. Acorazado Blegrano
04. Pueblo Motoquero
05. A Ultranza
06. Puertas De La Oscuridad
07. Bar El Ginebrazón
08. Preguntitas Sobre Dios
09. Guerra Gaucha
10. Pan Y Vino (bônus)
11. Al Río Conlara (bônus)
Homepage: www.trenloco.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
O hit dos Beatles que produtor odiou: "Lennon, o que você espera que eu faça com isso?"
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



