Der Wahnsinn: Metal High Tech eficaz, insano, sem frescuras
Resenha - Industrielle Revolution - Der Wahnsinn
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de abril de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos um EP um tanto quanto interessante... Aos que desconhecem a banda, o Der Wahnsinn (em português: 'A Insanidade') poderá ser confundido com alguma banda alemã, mas o pessoal na realidade é da capital paulista, onde passou três anos executando covers do (agora sim!) alemão Rammstein. Foi lá pelos meados de 2006 que resolveram compor músicas de sua autoria, e no final do ano seguinte liberaram este "Industrielle Revolution", que possibilitou ao Der Wahnsinn ser eleito 'A Melhor Banda de Som Próprio de 2008’ pelo prêmio Morcego de Ouro, organizado pelo site Gothznews.

É claro que, em termos globais, não dá para deixar de traçar um paralelo entre Der Wahnsinn com o Rammstein... Mas em "Industrielle Revolution" também se procurou seguir um rumo próprio ao reduzir consideravelmente os tantos experimentos eletrônicos que o grupo alemão sempre encarou e, melhor, os paulistanos sabiamente acrescentaram uma grossa camada de distorção, tanto que em algumas ocasiões o peso chega a impressionar mesmo, como na ótima faixa-título e "Neuen Anfang".
Assim sendo, o Der Wahnsinn consegue cativar o ouvinte com a densidade de seus riffs, idéias sóbrias e convincentes para os efeitos industriais e, um ponto um tanto quanto não usual em termos de bandas brasileiras, é que se optou por cantar em alemão (é mole?). Além da excelente pronúncia, Christian Hoffmann possui um timbre bem agradável e preocupação com a diversidade vocal ao contestar a situação da atual sociedade contemporânea.
Pena que o tempo de execução é curto... Meros 24 minutos que passam muito rápido! E, sem reinventar absolutamente nada, apenas elaborando um Metal High Tech eficaz, insano e sem frescuras desnecessárias, a estrela do Der Wahnsinn continua a brilhar forte, pois foi um dos nomes selecionados na concorrida seletiva de São Paulo para o Metal Battle Brasil 2009. Nada mal!
Formação:
Christian Hoffmann - voz
Eloi Aldrovandi - guitarra e sintetizadores
Fernando Mazzaro - guitarra
Leandro Mazzaro - baixo
Denis Roosevelt - bateria
Contato:
http://www.Der-Wahnsinn.com
http://www.myspace.com/DerWahnsinn
Der Wahnsinn - Industrielle Revolution
(2007 / independente – nacional)
01. Industrielle Revolution
02. Neuen Anfang
03. Frankenstein
04. Der Wahnsinn
05. Feueraugen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Cinco ótimos discos que não estão no Spotify e você precisa ouvir


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



