Communic: se afastando mais da sonoridade do Nevermore
Resenha - Payment Of Existence - Communic
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de fevereiro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que frequentes as comparações com o Nevermore, é inegável que o Communic ganhou muitos pontos em 2006 ao liberar seu segundo álbum, "Waves Of Visual Decay". Agora chegou a vez do sucessor "Payment Of Existence", onde os noruegueses conseguem se afastar ainda mais da sonoridade da banda norte-americana, ainda que mantenha seu estilo bastante intrincado de fazer Heavy Metal.

De qualquer forma, considerando a grande capacidade técnica de Oddleif Stensland (voz e guitarra), Erik Mortensen (baixo) e Tor Atle Andersen (bateria), as novas canções não conseguem apresentar alguma inovação ou a real expansão sonora que muitos poderiam estar esperando. Sua conhecida e moderníssima mescla distorcida meio (ou muito?) progressiva, seções de melodias limpas estranhamente melancólicas e vocalizações emocionais veem novamente repletas de detalhes, e em muitas ocasiões ainda mais pesadas. Mas é só.
A variação dos arranjos ao longo de cada canção é uma constante, mas não há grande variação entre as mesmas, o que permite algumas similaridades pelo repertório que incomodam, principalmente se for levado em conta as músicas possuírem uma média de oito minutos. E, falando em similaridades, até mesmo a criatividade do grupo se mostra meio nebulosa em várias ocasiões – vide, por exemplo, a abertura "On Ancient Ground", cujos riffs possuem aquele jeitão de algo já feito por um dos mais magnéticos ícones do Thrash Metal norte americano. É uma boa canção, mas... E provavelmente serão percebidas outras peculiaridades deste tipo ao longo dos 60 minutos de audição.
Então, em termos de composições, este novo álbum deixa a desejar? Não. E a envolvente "Unpredictables Of Life" é uma faixa que prova isso. É fato que os padrões deste disco sejam altos, mas, como muitos de seus elementos podem ser facilmente encontrados em seus trabalhos anteriores, então "Payment Of Existence" se saiu apenas um bom registro. E, em se tratando de um hercúleo Communic que tem tanto a oferecer, um bom álbum parecerá bem pouco aos olhos de parte do público.
Em suma, "Payment Of Existence" geralmente é bem construído, mas possui uma intensidade que oscila. Ok, talvez a evolução apresentada entre "Conspiracy In Mind" (05) e o já citado "Waves Of Visual Decay" tenha feito com que as expectativas por parte deste escriba ficassem por demais altas... De qualquer forma, confira e tire suas conclusões.
Communic - Payment Of Existence
(2008 - Nuclear Blast Records / Paranoid Records - nacional)
01. On Ancient Ground
02. The Abandoned One
03. Becoming Of Man
04. Payment Of Existence
05. Through The Labyrinth Of Years
06. Raven's Cry
07. Unpredictables Of Life
08. Stone Carved Eyes
Homepage: www.communic.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
Dani Filth nega ter cometido erros com ex-membros do Cradle of Filth
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Americano cria versão em inglês de "Faroeste Caboclo" chamada "Country Bumpkin"
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
O dia que John Lennon confidenciou segredo a Pelé no intervalo de sua aula de japonês
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



