Communic: se afastando mais da sonoridade do Nevermore
Resenha - Payment Of Existence - Communic
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de fevereiro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que frequentes as comparações com o Nevermore, é inegável que o Communic ganhou muitos pontos em 2006 ao liberar seu segundo álbum, "Waves Of Visual Decay". Agora chegou a vez do sucessor "Payment Of Existence", onde os noruegueses conseguem se afastar ainda mais da sonoridade da banda norte-americana, ainda que mantenha seu estilo bastante intrincado de fazer Heavy Metal.

De qualquer forma, considerando a grande capacidade técnica de Oddleif Stensland (voz e guitarra), Erik Mortensen (baixo) e Tor Atle Andersen (bateria), as novas canções não conseguem apresentar alguma inovação ou a real expansão sonora que muitos poderiam estar esperando. Sua conhecida e moderníssima mescla distorcida meio (ou muito?) progressiva, seções de melodias limpas estranhamente melancólicas e vocalizações emocionais veem novamente repletas de detalhes, e em muitas ocasiões ainda mais pesadas. Mas é só.
A variação dos arranjos ao longo de cada canção é uma constante, mas não há grande variação entre as mesmas, o que permite algumas similaridades pelo repertório que incomodam, principalmente se for levado em conta as músicas possuírem uma média de oito minutos. E, falando em similaridades, até mesmo a criatividade do grupo se mostra meio nebulosa em várias ocasiões – vide, por exemplo, a abertura "On Ancient Ground", cujos riffs possuem aquele jeitão de algo já feito por um dos mais magnéticos ícones do Thrash Metal norte americano. É uma boa canção, mas... E provavelmente serão percebidas outras peculiaridades deste tipo ao longo dos 60 minutos de audição.
Então, em termos de composições, este novo álbum deixa a desejar? Não. E a envolvente "Unpredictables Of Life" é uma faixa que prova isso. É fato que os padrões deste disco sejam altos, mas, como muitos de seus elementos podem ser facilmente encontrados em seus trabalhos anteriores, então "Payment Of Existence" se saiu apenas um bom registro. E, em se tratando de um hercúleo Communic que tem tanto a oferecer, um bom álbum parecerá bem pouco aos olhos de parte do público.
Em suma, "Payment Of Existence" geralmente é bem construído, mas possui uma intensidade que oscila. Ok, talvez a evolução apresentada entre "Conspiracy In Mind" (05) e o já citado "Waves Of Visual Decay" tenha feito com que as expectativas por parte deste escriba ficassem por demais altas... De qualquer forma, confira e tire suas conclusões.
Communic - Payment Of Existence
(2008 - Nuclear Blast Records / Paranoid Records - nacional)
01. On Ancient Ground
02. The Abandoned One
03. Becoming Of Man
04. Payment Of Existence
05. Through The Labyrinth Of Years
06. Raven's Cry
07. Unpredictables Of Life
08. Stone Carved Eyes
Homepage: www.communic.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O clássico do Oasis que Noel Gallagher escreveu após sair de boate de strip-tease
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
NetFlix: 25 filmes sobre rock disponíveis para você assistir
Baterista que ficou em 2º no teste para Angra revela detalhe que fez banda escolher Aquiles
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria

Erik Mortensen, baixista do Communic, falece aos 59 anos
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



