Poisonblack: honrando com folgas o termo "heavy"
Resenha - A Dead Heavy Day - Poisonblack
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de janeiro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que estreou em disco no ano de 2003, o Poisonblack vem rachando as opiniões da crítica especializada. Não importa, pois seu terceiro álbum, "A Dead Heavy Day", independente do possível ceticismo acerca do trabalho, tem muitos elementos para novamente cair no agrado dos velhos fãs e, melhor, possivelmente atrair novos interessados pelo grupo ao redor do globo.

Com "A Dead Heavy Day" o conjunto se afasta um pouco dos limites do Gothic Metal e outra vez segue investindo em estruturas mais pesadas, com maior ênfase nas guitarras. E, mesmo sendo do conhecimento de todos que a proposta de Ville Laihiala sempre foi elaborar algo distinto do saudoso Sentenced, inegavelmente há várias características aqui, que, conscientemente ou não, continuam resgatando algo da atmosfera de sua ex-banda.
Laihiala continua explorando sua voz de forma angustiada ao lado de ocasiões mais introspectivas, e com certeza é o ponto-chave na sonoridade do Poisonblack – mas é claro que isso não exime a força dos riffs constantemente bem trabalhados, uma seção rítmica muito atuante e refrões tão atraentes. Os teclados? Estão lá, mas geralmente em segundo plano e dando apenas uma tônica mais melancólica às composições.
E a sinergia destes fatores comprova que os finlandeses estão funcionando como uma banda perfeitamente lubrificada, tanto que o repertório se sustenta completamente. Além da grudenta "Bear The Cross" (ô refrãozinho!) que foi o merecido primeiro single, há vários outros destaques, tendo nas saturadas "Diane" e "Me Myself And I" as óbvias faixas pesadas e, principalmente, a emocional "Only You Can Tear Me Apart", que começa lenta e vai crescendo gradualmente, se revelando uma boa síntese da proposta do CD.
Mas, estranha observação: por mais incongruente que possa parecer, as canções são previsíveis, mas ainda assim não comprometem os pouco mais de 56 minutos de audição, que se tornam realmente gratificantes para quem admira a carreira de Laihiala. "A Dead Heavy Day" é o mais forte álbum do Poisonblack e honra com folgas o termo ‘heavy’ de seu título. Esta versão é importada e com um preço bem salgado, mas merece uma conferida!
Formação:
Ville Laihiala - voz e guitarra
Janne Markus - guitarra
Marco Sneck - teclados
Antti Remes - baixo
Tarmo Kanerva - bateria
Poisonblack - A Dead Heavy Day
(2008 / Century Media Records – importado)
01. Introuder
02. Diane
03. Left Behind
04. Bear The Cross
05. A Dead Heavy Day
06. Me Myself And I
07. X
08. Human-Compost
09. The Days Between
10. Hatelove
11. Low Life
12. Only You Can Tear Me Apart
Homepage: www.poisonblackbrasil.tk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Dez clássicos que são faixas de álbuns terríveis, em lista da Metal Hammer
O dia que Renato Russo e famosos decidiram estudar sobre Nietzsche e deu tudo errado
Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



