Metal Jam: Prog metal de qualidade com tempero caseiro
Resenha - Frailty - Metal Jam
Por Fernão Silveira
Postado em 01 de novembro de 2008
Quem disse que uma produção musical caseira não pode ter qualidade? Para quem ainda duvida que é possível colocar em prática um trabalho altamente profissional com recursos bastante limitados, ainda mais num disco de prog metal, recomendo a audição atenta de "Frailty", mais recente trabalho da banda santista METAL JAM.

"Frailty", EP que sucede "The Prayer" (disco de estréia do quinteto, de 2004) e serve de aperitivo para um álbum vindouro, foi produzido inteiramente pela banda, num esquema bastante caseiro – apenas a masterização ocorreu em estúdio profissional. O tecladista Adolfo Mendonça explica como foi: "Fomos a um local com bateria e plugamos os microfones, captando a execução do Fernando [Marques, baterista]. Depois, gravamos os instrumentos em casa mesmo, utilizando o software Sony Vegas. Apesar de demorado, foi fácil e tivemos total liberdade para a produção do trabalho."
A banda afirma que esse método de gravação se deve à estratégia "custo zero", na qual se encaixa também a forma de distribuição do trabalho: uma revista com o EP "Frailty" no formato SMD (Semi Metalic Disc, que mescla o material de um CD tradicional com partes em acrílico) encartado, ao custo de R$6,00. Para mais informações sobre como adquirir o seu exemplar, acesse este endereço.
"Frailty" traz um trabalho maduro e bem produzido pela METAL JAM. Os pouco mais de 12 minutos do EP, distribuídos em quatro faixas, passam rápido e deixam a vontade de ouvir mais desta banda, que já dividiu o palco com nomes como ANGRA, ANDRÉ MATTOS, MINDFLOW e outros players de peso do metal nacional.
A faixa-título do EP, que é precedida pela breve instrumental "Just a Dream", mostra de cara que Miguel de Laet (vocal), Luiz Oliveira (guitarra e violão), Igor França (baixo e fretless), Adolfo e Fernando sabem com o que estão mexendo. Fãs assumidos e convictos de DREAM THEATER, eles colocam em prática um prog metal interessante, na dose certa entre o peso e a melodia, entre a técnica e a garra.
"Make Your Choices" segue uma linha mais agressiva, com destaque ao trabalho de guitarra de Luiz Oliveira e às variações vocais de Miguel de Laet. Para fechar o EP, a METAL JAM apresenta "Avenca", dotada de um lirismo que se contrapõe ao peso das faixas anteriores. É importante dizer que esta música derradeira comprova o talento musical do quinteto: o casamento de violão, guitarra, sintetizadores e cozinha demonstra que a banda, além de muita disposição, tem instrumentistas de mão cheia.
METAL JAM e "Frailty" só reforçam uma máxima que faz todo o sentido, especialmente quando falamos de música: não basta ter todos os recursos à mão se você não dispõe de talento e garra para realizar o seu trabalho. Este EP pode servir de inspiração para aqueles que possuem uma banda, mas ainda esperam as "oportunidades ideais" para concretizar um trampo de qualidade. Se você duvida que é possível, ouça "Frailty" e pense melhor...
Frailty - METAL JAM
1 – Just a Dream
2 – Frailty
3 – Make Your Choices
4 – Avenca
Produção independente
Site da banda: http://www.metaljam.net/
METAL JAM no MySpace: http://www.myspace.com/metaljam
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
"Não tema a morte"; a música sombria que alçou uma banda ao topo da carreira
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer
"Você não pode colocar eu e Robert Plant na mesma categoria", afirma Dee Snider
A banda que o jovem Chester do Linkin Park era fã e foi um integrante em sonho


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



