Shaman: identidade original com idéia do renascimento
Resenha - Immortal - Shaman
Por Rodrigo Simas
Fonte: Shamman Immortal
Postado em 26 de outubro de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história quase todo mundo já sabe: os integrantes do Shaaman se separaram e o único remanescente, o baterista Ricardo Confessori, resolveu manter o nome vivo, voltando a se chamar Shaman (com apenas um A) e retornando ao "estilo" criado inicialmente em "Ritual" (2002), o alardeado Mystic Metal, que musicalmente não traz absolutamente nada de novo (e cai inegavelmente no heavy metal clássico/melódico praticado por diversas outras bandas) se restringindo apenas a uma temática diferenciada.
Para isso recrutou um time de renomados músicos e novos talentos dentro do metal nacional e formou um time forte o suficiente para honrar o prestígio que a banda conseguiu ganhar em tão pouco tempo de carreira. O resultado da empreitada é "Immortal", que traz todas as características apresentadas no já citado "Ritual", soando um pouco mais progressivo.
Thiago Bianchi (vocal), Leo Mancini (guitarra) e Fernando Quesada (baixo) cumprem bem seus papéis, com destaque para o vocalista, que salvo alguns exageros, se impõe e mostra um lado agressivo ainda inédito, assumindo bem o lugar deixado por André Matos. Leo (ex-Tempest) aposta em solos rápidos, sem muita melodia, mas compensa com riffs complexos e pesados, enquanto Fernando segura a cozinha com um endiabrado Confessori, que parece ainda mais seguro e determinado.
Os pontos altos são as rápidas "Strenght", "Freedom" e "Never Yeld!", a pesada "Trial By Blood", que remete aos tempos do controverso "Reason", de 2005, e a inesperada "The Yellow Brick Road", que fecha o CD apontando para novos caminhos.
Totalmente gravado e produzido no Brasil, "Immortal" mostra de forma definitiva que os esforços não foram em vão. Sem abandonar os pequenos flertes com ritmos latinos, que ainda aparecem tímidos, a banda priorizou manter sua identidade original e reforçar a idéia do renascimento, em uma fase de transição que deve ganhar muito mais personalidade nos próximos lançamentos.
Outras resenhas de Immortal - Shaman
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


