Rhapsody: registro ao-vivo indicado para fãs
Resenha - Live In Canada 2005; The Dark Secret - Rhapsody of Fire
Por Rodrigo Simas
Fonte: Rhapsody - Site Oficial
Postado em 18 de junho de 2008
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado em 2006, Live In Canada 2005 - The Dark Secret, é o primeiro registro ao vivo do Rhapsody Of Fire, que no início da carreira tomou a polêmica decisão de não fazer shows (depois voltando atrás, com passagem inclusive pelo Brasil), principalmente pela dificuldade em reproduzir todos os arranjos pomposos e passagens orquestrais registradas em estúdio.
E é exatamente isso que salta aos olhos: tudo parece muito bem feito e, na medida do possível, os milhares de samplers e bases pré-gravadas funcionam de maneira bastante satisfatória, fazendo a alegria dos defensores do banda e conseguindo reproduzir com eficiência toda a carga sonora que antes só era possível com overdubs, orquestras e corais.
Além disso, Fabio Lione mostra porque é considerado um dos melhores vocalistas do estilo. Convincente, sua interpretação dá o tom épico que as composições de Luca Turilli e Alex Staropoli criaram e necessitam, mesmo com alguns exageros (que passam desapercebidos dentro de todos os outros exageros da massa sonora do Rhapsody of Fire).
Para os detratores, há espaço para as críticas, já que as músicas são tão rápidas e tudo é tão grandioso que acaba soando parecido demais. Os solos são na velocidade da luz e acabam perdendo em melodia, Lione parece ter que cantar tudo em tons altíssimos e perde em versatilidade, a bateria tem pouquíssima variação e os riffs não mostram criatividade. Para o ouvinte casual, depois da terceira ou quarta faixa, tudo parece uma repetição do que já foi feito.
E edição especial vem com um DVD bônus com cenas promovendo o primeiro lançamento desse formato do grupo, mas a qualidade é baixa e não acrescenta muito no pacote. A arte gráfica é razoável, mas poderia ter sido bem mais trabalhada, principalmente com fotos melhores, que parecem amadoras.
É indicado apenas para os fãs, já que dificilmente alguém que não gosta da banda vai passar a gostar ouvindo este "Live In Canada 2005 - The Dark Secret". Se por um lado o Rhapsody of Fire mostra que consegue fazer ao vivo o que cria em estúdio, tarefa dificílima, por outro mostra que tantos exageros e uma grandiloqüência quase excêntrica acabam por limitar sua música de forma negativa, se prendendo a um formato e uma pompa que eles mesmos criaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal


Fabio Lione detona Joey DeMaio: "Fui constrangido a assinar o contrato no Rhapsody"
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



