Aborted: algo de podre em "Slaughter and Apparatus"
Resenha - Slaughter and Apparatus: A Methodical Overture - Aborted
Por Clóvis Eduardo
Postado em 20 de maio de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar do direcionamento musical do Aborted se afastado um pouco da trepidação fétida do Grind Core, o grupo permanece com letras estranhas e podres, parte instrumental repugnante de tão suja e blast beats quase maçantes de tão repetitivos.

Não é de agora que a banda vinda da Bélgica está mais voltada para o Death Metal voraz, insano, compondo riffs pesados e rápidos, solos brilhantes e com uma miscelânea de vocais grunhidos por Sven de Caluwe. O trabalho anterior, "The Archaich Abattor" (2005) também já tinha se tornado um pouco mais acessível do que os primeiros discos, lá no final dos anos 90. Mas desta vez, "Slaughter and Apparatus" (2007) – colocado aos brasileiros recentemente através da Free Mind Records – acrescenta mais um viés na carreira do grupo, comemorando o sexto álbum da carreira.
O disco começa com uma pequena introdução para iniciar "The Chonden Enigma", uma das melhores. Carregada de urros, riffs truncados e rápidos e uma seqüência de blast beats e bumbos executados por Dan Wilding, a música já começa a dar trabalho para o pescoço. Nela, letras repulsivas, sangue e um instrumental de primeira mostram o quanto a banda melhorou em questões como qualidade de som e execução.
O grande diferencial deste disco é o acréscimo de solos mais limpos do que de costume, até mesmo para uma banda de Death Metal. Talvez o motivo disso reside na competência da dupla, Sebastian Luve e Peter Goemare nas seis cordas, por colocar melodias diferenciadas, como acontece na terceira faixa, "Avenios", cheia de fraseados.
"And Carnage Basked In Its Ebullience" tem direção quase thrash, se não fosse a participação da cozinha de Dan e do baixista Peter Goemaere, ao esbanjar velocidade no melhor estilo de grupos como o Bloodbath. As músicas são predominantemente curtas e diretas, o que torna "Slaughter and Apparatus" um disco equilibrado, sem chance de tédio para o ouvinte. É quase como um curso intensivo de Death Metal, em apenas 45 minutos!
Na análise do vocal, fica uma dúvida se foi acertada a decisão de mesclar a parte gutural com versos mais rasgados, com uma alternância absurda, como na sétima música "Archetype", ou na oitava, "Ingenuity In Genocide". A técnica é diferente e pode ser mais bem adaptada, mas não deixa dúvidas que o instrumental poderoso e ríspido consegue dificultar o ouvinte a prestar atenção no vocal.
O disco tem ainda faixa multimídia especial, onde constam o vídeo de "The Chondrin Enigma", o making-off deste clip, além de uma pequena amostragem de estúdio de como foram as gravações do álbum. O encarte é em um papel especial, e com uma arte gráfica bem feita, ressaltando um diferencial entre outros grupos de Death Metal da atualidade. Mas o que menos importa neste momento, é material. A mixagem ficou praticamente perfeita para as exigências dos fãs do gênero, o que já é um caminho muito bem andado para quando uma banda realiza excelentes composições, assim como fez o Aborted neste disco. E fiquem espertos: "Strychnine.213", vem aí, com previsão de lançamento ainda em 2008.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
O dia que Eddie Van Halen chorou em encontro com Billie Joe Armstrong, do Green Day
A canção do Led Zeppelin que é "uma piada" mas ensina os jovens a gostar de Rock
Osama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?
A música violenta do Faith No More que ganhou versão brutal death metal



